Lago na Horta das Rãs


Recommended Posts

Tenho uma propriedade em Cristelo (Caminha) e penso dedicá-la a um projecto turístico (Alojamento Local).

É constituída por duas partes, uma com possibilidade de construção com 1.000 m2 (vai ter duas habitações T2) e a outra agrícola com 3.000 m2 destinada a pequena floresta e pomar.

Chamei à propriedade, A HORTA DAS RÃS visto andarem por lá (por vezes) algumas rãs!!!

Ora, sendo a Horta das Rãs, havia necessidade de construir um habitat adequado...

Nasceu daí a ideia do lago, mais ou menos a meio da horta.

Tem 12 m x 11m x 1,2 m (na parte mais funda).

Depois das máquinas abrirem "o buraco" (por esquecimento não há fotos) começou a montagem...

Os operários? Eu e minha mulher...

Bom, também por lá andou o eng. Lucarelli...

 

Início da montagem e desenho. Já com alguma água para esticar a tela

gallery_50576_2553_21597.jpg

 

A tela ficou um bocado enrugada...

Nesta altura... apareceu por lá uma râ pequenina a olhar para nós como que a pedir licença para ficar...

No dia seguinte ... tinha desaparecido, para grande tristeza nossa!!!

Colocação de pedras no canto onde ficará a alimentação de água de compensação

gallery_50576_2553_238447.jpg

 

A água virá, preferencialmente, da chuva. No entanto, está prevista alimentação de compensação no verão por causa da evaporação.

Esta alimentação é feita a partir de um furo existente na propriedade.

 

gallery_50576_2553_307712.jpg

 

 

Num dos cantos, foi construído um "dreno" para o excesso da água de chuva.

 

gallery_50576_2553_46307.jpg

 

 

O eng. Lucarelli (Luca para os amigos) supervisiona os trabalhos e trabalhadores

 

gallery_50576_2553_227742.jpg

 

 

Começa a ganhar forma!

Gravilha, que depois levará godo por cima, para tapar a tela

 

gallery_50576_2553_95203.jpg

 

O Luca controla a qualidade e sabor da água (nesta fase apenas alimentada a partir do furo)

gallery_50576_2553_138984.jpg

 

Outra vista

 

gallery_50576_2553_237739.jpg

 

Já tem algumas plantas e começa a ser um lago decorativo...

gallery_50576_2553_178303.jpg

 

Falta ainda fazer os arranjos circundantes do lago, basicamente com plantas para diminuir a presença de mosquitos (alfazemas, alecrins, verbenas, lantanas, etc.)

 

É minha ideia que o lago seria para rãs! Amigos meus dizem-me para pôr peixes, também.

A ideia que eu tenho é de que os peixes comem os girinos e acabam com as rãs!!!

Será verdade?

Uma ajudinha vinha mesmo a calhar...

Outro problema com que me deparo é o seguinte: que plantas pôr no lago e como as pôr...

 

São benvindas sugestões dos "experts" :discuss_gathering:

Editado por armcunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. grande projecto. existe espaço suficiente para um cardume de peixes bem grandinho..

 

bem os peixes até podem comer alguns girinos mas num lago desse tamanho escapam sempre muitos. se não colocares peixes vais te pragas de insectos tal como melgas e coisas assim. mesmo que queiras subir a população das rans ,elas sao muito territoriais(os machos) e correm umas com as outras e acabam por só ficar algumas.

 

sem duvida que deveras por peixes ai. coloridos para serem vistos..

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. grande projecto. existe espaço suficiente para um cardume de peixes bem grandinho..

 

bem os peixes até podem comer alguns girinos mas num lago desse tamanho escapam sempre muitos. se não colocares peixes vais te pragas de insectos tal como melgas e coisas assim. mesmo que queiras subir a população das rans ,elas sao muito territoriais(os machos) e correm umas com as outras e acabam por só ficar algumas.

 

sem duvida que deveras por peixes ai. coloridos para serem vistos..

 

Viva

Sim, é grandito mas diferente dos lagos de jardim que por aqui se vêm!

Que peixes e plantas?

abrs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;)

 

grande projecto. muito bonito.

 

ha varias especies de peixes bem bonitos que podes adicionar ao lago. visita outros topicos aqui em lagos e peixes de agua fria, encontras de certeza.

se tiver um molhos de plantas espalhados , há sempre girinos que ficam protegidos ate serem rãs.

 

uns menufares ai no meio iam ficar um espanto.

 

cumps.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

sem duvidas ..... isso precisa de uns nenufares... bastantes ate ;)

 

mais plantas.... sim tambem...

 

quanto a por ou nao peixes.... bem o que eu dava para ter um lago desse tamanho para poder meter umas koi's bonitinhas. ;)

 

sinceramente acho que um lago desses so para ras é um desperdicio ;)

 

é como o tmaster disse... os girinos ... bem alguns sao comidos outros vao vingar.... certamente tambem nao queres ai centenas de ras.... penso eu

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

mais plantas.... sim tambem...

 

quanto a por ou nao peixes.... bem o que eu dava para ter um lago desse tamanho para poder meter umas koi's bonitinhas. :)

 

Nenúfares, já me disseram ser melhor esperar pela primavera...

Koi's ? Bom, está visto que tenho de ir a uma loja informar-me sobre peixes...

E, acima de tudo, sobre os que aguentam bem um inverno frio... sim, que cá por cima faz mesmo frio!!!

 

abrs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nenúfares, já me disseram ser melhor esperar pela primavera...

Koi's ? Bom, está visto que tenho de ir a uma loja informar-me sobre peixes...

E, acima de tudo, sobre os que aguentam bem um inverno frio... sim, que cá por cima faz mesmo frio!!!

 

abrs

 

sim nenufares podes esperar ate porque agora nao se mostram muito... tipo se tiveres algum ''bidao'' grande e o puderes meter sei la numa garagem ou assim, podes sempre comprar agora os nenufares e coloca-los em vaso e tal e como vao estar mais protegidos do tempo ja vao começar a lançar raizes e tal... assim na primavera verao vais ter nenufares mais bonitos.

 

mas nao é por ai.....

 

peixes para aguentar o inverno... koi's claro esta e ha mais....

 

tipo as koi's e restantes peixes de agua fria dizem que tem de ter pelo menos 1m no lago para ficarem la parados o tempo todo. ora bem o meu deve ter na zona mais funda uns 70/80 cm ... e tive koi's e peixes vermelhos la o ano passado e nao perdi nenhum... e a agua a superficie chegou a congelar... acabei por perder todos no final do verao.... penso que talvez tenha sido a virose das carpas, porque introduzi carpas novas e alguma devia vir infectada... :)

 

tens 1.20m de profundidade nao deves ter problemas.

gallery_26293_1342_184.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nenúfares, já me disseram ser melhor esperar pela primavera...

Koi's ? Bom, está visto que tenho de ir a uma loja informar-me sobre peixes...

E, acima de tudo, sobre os que aguentam bem um inverno frio... sim, que cá por cima faz mesmo frio!!!

 

abrs

 

 

Atendendo à natureza do projecto eu optaria por algo radicalmente diferente... em vez de recorrer às Kois, eu tentaria colocar nesse lago alguma fauna nacional endémica. Mas se se for para o exotismo, então porque não encher esse lago com alguns peixes originários da Argentina e Uruguai?! As dimensões, inclusive, permitem a colcação de uma Crenicichlas de maior porte, alguns Australoherus, Gymnogeophagus e peixes gato da zona... é uma sugestão já que eu, pessoalmente, acho as kois manifestamente enfadonhas!

 

Cumps

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tipo se tiveres algum ''bidao'' grande e o puderes meter sei la numa garagem ou assim, podes sempre comprar agora os nenufares e coloca-los em vaso e tal e como vao estar mais protegidos do tempo ja vao começar a lançar raizes e tal... assim na primavera verao vais ter nenufares mais bonitos.

 

Boa sugestão! Obgdo

 

abrs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... alguma fauna nacional endémica.

.... Crenicichlas de maior porte, alguns Australoherus, Gymnogeophagus e peixes gato da zona... é uma sugestão já que eu, pessoalmente, acho as kois manifestamente enfadonhas!

 

Eu agradeço a sugestão, mas ... pura e simplesmente não percebo nada disto e esses nomes todos fazem-me rir da minha ignorancia!!!

Cá para cima, Viana a Caminha, onde se podem encontrar essas especies?

 

abrs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu agradeço a sugestão, mas ... pura e simplesmente não percebo nada disto e esses nomes todos fazem-me rir da minha ignorancia!!!

Cá para cima, Viana a Caminha, onde se podem encontrar essas especies?

 

abrs

 

Existem alguns importadores nacionais que poderão aceder a essas espécies originárias do Uruguai e Argentina e fazê-las chegar a Caminha. Aconselho que contacte a Fixexotic que, designadamente, tem produção própria de algumas delas e outras poderá conseguir importar. As espécies endémicas podem ser capturadas nos nossos rios desde que respeitada a legislação da pesca e, eventualmente, de protecção da natureza.

 

Com ambas as soluções, a nacional e a uruguaia/argentina (ou até com mistura de ambas) poderá criar um ambiente aquático mais estimulante e interessante, na minha opinão.

 

Cumps.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

bonito ! peixes "vermelhos" de água fria e algumas Kois,e basta !!!

tenho é curiosidade sobre a tela e o tamanho ? peça única,espessura e se puder ser o preço e local onde possa arranjar ?

sorte com esse esquema...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

bonito ! peixes "vermelhos" de água fria e algumas Kois,e basta !!!

tenho é curiosidade sobre a tela e o tamanho ? peça única,espessura e se puder ser o preço e local onde possa arranjar ?

sorte com esse esquema...

 

Viva

A tela tem 14 x12. Foram vulcanizados diversos panos de 2,5 m de largo.

Tentei conseguir uma que se vende no MaxMat mas não havia cola para ligar os panos.

Por causa da vulcanização, acabou por ficar bastante cara: 700 €. Pelo que li depois da a mandar fazer, acho que a conseguia mais barata.

Vamos là a ver como se comporta...

abrs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Vindo directamente da China, o Lago da Horta das Râs foi invadido por um pato...

Com ele, e com a mesma origem, vieram também alguns nenúfares...

 

gallery_50576_2553_102558.jpg

 

Aparte esta brincadeira, já chegaram ao lago 6 peixes vermelhos e 2 carpas.... Ninguém dá por eles!!!!

abrs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol. já vi esses patos a venda... as carpas são muito esquivas ao inicio..já os peixes vermelhos costumam ser mais sociaveis... isto num lago medio onde lhes damos comida.. agora num desse tamanho se tiverem alguma comida vem menos comer a mao...

 

com o tempo eles aparecem mais

Vivendo e aprendendo

 

 

 

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

grande projecto ... eu quando falei em menufares estava a referir-me a uns verdadeiros e nao uns directamente da china , hahahahahahahaha.

 

continua com o bom trabalho.

 

cumps.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

O pato é o máximo!

Ainda vou acabar por lhe por um motor e helice, um leme e um radio comando... Já vi um assim num dos lagos do parque da cidade do Porto e é o máximo....

O pior é se vem algum "patudo" e mo leva do lago... lol lol

Os nenúfares, como estamos em Outubro e não em Março, vieram de uma loja da amizade... para alegrar o lago ehehhehehe

abrs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

O pato é o máximo!

Ainda vou acabar por lhe por um motor e helice, um leme e um radio comando... Já vi um assim num dos lagos do parque da cidade do Porto e é o máximo....

O pior é se vem algum "patudo" e mo leva do lago... lol lol

Os nenúfares, como estamos em Outubro e não em Março, vieram de uma loja da amizade... para alegrar o lago ehehhehehe

abrs

 

bom trabalho amigo esta lindo mesmo

JORGE REBELO

TELF:918666517

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Nã se preocupe com a segurança dos girinos porque a maior parte das rãs abandona o lago principal para a postura e desovam em poças temporarias, longe dos predadores. ;)

Parabens pelo lago, quem me dera poder ter um desses :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns esta mesmo muito porreiro:)

Lagos não são a minha praia, não tenho conhecimentos suficientes para dar opiniões válidas.

Ia te sugerir nenúfares mas já te foram sugeridos por isso limito me a sonhar com ter um assim um dia:)

Pode ser que ainda va visitar caminha um dia destes e passe por ai para ver isso.

Grande abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabe bem ouvir palavras boas...

Vai ser difícil as rãs irem fazer a postura noutro sítio! Não há poças na zona...

Aliás uma das coisas que já me dá prazer é ver os pássaros e as rolas irem beber e tomar banho no lago!

Espero que as garças e gaivotas não o descubram senão ... vai ser um verdadeiro mercado abastecedor de peixes! lol lol lol

Se vier por cá... basta um mail a combinar a hora...

abrs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

na primavera tenta meter jacintos de agua, alface de agua e para a parte submersa mete elodeas

na primavera as loja de animais custumam se encher de novas plantas

 

esse lago esta mesmo fixe

que inveja que tenho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Vindo directamente da China, o Lago da Horta das Râs foi invadido por um pato...

Com ele, e com a mesma origem, vieram também alguns nenúfares...

 

gallery_50576_2553_102558.jpg

 

Aparte esta brincadeira, já chegaram ao lago 6 peixes vermelhos e 2 carpas.... Ninguém dá por eles!!!!

abrs

 

 

Boas ond posso arranjar um pato desses? :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais