prazainquatel puro e discus


oeN

Recommended Posts

Ontem à noite usei prazinquantel puro para desparasitar os meus discus, e aconteceram dois problemas. O primeiro problema e como eu não tenho uma balança de precisão pesei +-1 grama de prazinquantel e dividi em 4 para ter 250mg para 100l, dissolvi tudo em agua e coloquei dentro do aquário, com bomba de ar ligada. Esta manhã quando acordei fui ao aquário e qual não é o meu espanto quando vejo os discus escuros, e pior tentei dar um pouco de artémia e nenhum comeu. Reparei outra coisa que foi olhos baços, escuros, e abriam pouco as guelras. Reparei ainda que andavam colados ao fundo. Com medo que fosse problemas de falta de ar, e dificuldades em respirar troquei já esta manha 40% da agua e ao longo do dia penso em ir trocando mais água a não ser que digam para não o fazer. Outra coisa que reparei foi alguns discus a libertar os parasitas já mortos pelo rabiosque. Agora as pergunta. Coloquei prazinquantel a mais para 100l? Qual a razão dos discus terem ficado assim desta forma após 12h da aplicação do prazinquantel? e por último afinal quantas horas devo ter o prazinquantel no aquário antes de proceder a uma troca de àgua e possivelmente colocar carvão?

 

Agora o segundo problema esta manhã e vindo do nada tive uma explosão de lombrigas no aquário. Neste aquário nunca tinha visto uma única lombriga e da noite para o dia boom dezenas delas. Imediatamente coloquei um guppy no aquario para fazer a festa e não demorou 1m até as começar a comer. Qual a razão destas lombrigas? estão relacionadas com o prazinquantel puro que coloquei?

 

Outra coisa que vos posso dizer é que já tinha feito desparasitação aqui à uns tempos com droncit e não tive estes problemas que estou a ter agora, existe alguma razão para eu estar a ter estes problemas?

 

 

Outra coisa que queria perguntar tem haver com um medicamento da SERA que tem prazinquantel e eles dizem ao fim de 6h para trocar 80% da agua. Será que com o prazinquantel puro devia ter feito o mesmo?

 

obg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, não sou nenhum expert, acho que devias fazer já uma TPA e utilizares o carvão activo e subires 1 pouco a temperatura para 32º, e mais uns guppies afinal 1 não consegue comer essas lombrigas todas.

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, não sou nenhum expert, acho que devias fazer já uma TPA e utilizares o carvão activo e subires 1 pouco a temperatura para 32º, e mais uns guppies afinal 1 não consegue comer essas lombrigas todas.

 

Só up update hoje já mudei 55l dos 100l do aquario. Logo vou colocar o carvão e uv. À hora do almoço mudei mais 15l totalizando os 55l reparei que já quase todos tinham recuperado mas 1 inspira um problema maior que é ter um dos optaculos fechado. Ora um pensava que uma das soluções para os problemas do optaculo fechado era usar prazinquantel mas foi o próprio prazinquatel que originou o optaculo fechado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem à noite usei prazinquantel puro para desparasitar os meus discus, e aconteceram dois problemas. O primeiro problema e como eu não tenho uma balança de precisão pesei +-1 grama de prazinquantel e dividi em 4 para ter 250mg para 100l, dissolvi tudo em agua e coloquei dentro do aquário, com bomba de ar ligada. Esta manhã quando acordei fui ao aquário e qual não é o meu espanto quando vejo os discus escuros, e pior tentei dar um pouco de artémia e nenhum comeu. Reparei outra coisa que foi olhos baços, escuros, e abriam pouco as guelras. Reparei ainda que andavam colados ao fundo. Com medo que fosse problemas de falta de ar, e dificuldades em respirar troquei já esta manha 40% da agua e ao longo do dia penso em ir trocando mais água a não ser que digam para não o fazer. Outra coisa que reparei foi alguns discus a libertar os parasitas já mortos pelo rabiosque. Agora as pergunta. Coloquei prazinquantel a mais para 100l? Qual a razão dos discus terem ficado assim desta forma após 12h da aplicação do prazinquantel? e por último afinal quantas horas devo ter o prazinquantel no aquário antes de proceder a uma troca de àgua e possivelmente colocar carvão?

 

Agora o segundo problema esta manhã e vindo do nada tive uma explosão de lombrigas no aquário. Neste aquário nunca tinha visto uma única lombriga e da noite para o dia boom dezenas delas. Imediatamente coloquei um guppy no aquario para fazer a festa e não demorou 1m até as começar a comer. Qual a razão destas lombrigas? estão relacionadas com o prazinquantel puro que coloquei?

 

Outra coisa que vos posso dizer é que já tinha feito desparasitação aqui à uns tempos com droncit e não tive estes problemas que estou a ter agora, existe alguma razão para eu estar a ter estes problemas?

 

 

Outra coisa que queria perguntar tem haver com um medicamento da SERA que tem prazinquantel e eles dizem ao fim de 6h para trocar 80% da agua. Será que com o prazinquantel puro devia ter feito o mesmo?

 

obg

 

 

mais informação

 

1. Parâmetros físico-químicos actuais da água:

- PH - 7

- GH

- KH -

- amónia / nitrito / nitrato - 0,1 amónia sem nitratos e nitritos

- temperatura actual e média - 29, média 28

- aparência visual da água - - transparente sem odor

- houve variação desses parâmetros nas últimas semanas - sim acima dos 0.1 de amónia

 

2. Dimensões do aquário: - 1,0 x 0,30 x 0,40 e - 4 meses

 

3. População do aquário:

- Discus 8 jovens entre os 5 e os 7

 

4. Tipo de substrato usado, descrevendo:

- areia silica

 

5. Se houver plantas naturais:

- não sei o nome das plantas

 

6. Filtragem:

- sunsun 1400l/h com uv

manutenção: trocas de 10% diária com sifonagem do fundo e limpeza dos materiais regularmente

 

7. Rotina de trocas de água:

- sifonamento dos resíduos, e reposição com àgua tratada com seachem prime e descansada alguns dias

- 10 % diário

 

8. Objectos de decoração usados:

- tronco

 

9.Descrição das últimas semanas do aquário:

- houve introdução de peixes ou plantas novos ? - Nenhuma

- Houve manutenção periódica ? - Sim

- Há outro aquário na casa, com problemas semelhantes ? - há outro aquario sem problemas

- Adição de algum produto à água ? - vitaminas e seachem discus trace

- Notou alguma alteração de parâmetro físico-químico da água nos últimos dias ? - Nenhuma

- Comente qualquer outra coisa realizada ou percebida nos últimos dias. - adicionei sal, passadas 24h tratamento com flagyl 3 dias. Passadas 24h sal, passadas 24h (ontem) praziquantel puro

 

10.Alimentação fornecida aos peixes:

- tipo - granulado de várias marcas, artémia (ocean nutricio) e comida discus congelada (ocean nutricion)

- marca/s - sera, jbl, hikari

- quantidade fornecida aos peixes (e quantas vezes ao dia/semana) - 4x dia (7:30h, 14h, 22h, 3h)

- data de validade- 2011

- há quanto tempo foi aberta (embalagem da ração).- foram abertas algumas em julho e outras em setembro

 

11. Faz uso de:

- resinas - Nenhuma

- condicionadores de água - Sim

- fertilizantes líquidos / sólidos - Nenhuma

- outros produtos químicos - Nenhuma

Descreva, para os ítens acima: marcas; como, quantidade e quando são usados ?

 

 

12.Descrição minuciosa dos peixes afectados:

- quais peixes estão afectados pelo problema - Discus

- quando começou (há quanto tempo surgiram os primeiros sinais de problema / anormalidade)

quais os sinais: - quinta

a) externos: guelra fechada, pontos brancos num discu, escurecimento

b) sinais comportamentais: escondidos

c) sinais fisiológicos: respiração lenta

 

(*): IMPORTANTE -- descreva os sinais externos com precisão, mencionando:

a) onde exactamente ocorre no peixe (em que parte/s do peixe) guelra, pele

b) tamanho / extensão (em milímetros ou comparativamente -- p. ex,

c) aspecto (p.ex., aveludado, rugoso, como algodão, purulento etc);

d) cor; escurecida

e) formato (ponto/s, mancha/s, ferida/s; se é profundo ou saltado etc). 2 pintas brancas com menos de 1mm e guelra fechada, e corpo escuro e com falta de apetite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pequeno update os discus todos já comem e estão a expelir os restos de coco branco provavelmente resultante do uso do praziquantel. agora vamos ver se deixam de ficar escuros. O que tinha guelra fechada e 2 pintas brancas, já tem a guelra aberta, e as pintas desapareceram. Ainda está um pouco escuro mas já comem que nem um alarve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais