Office Nano Wannabe


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Depois de ter estado os últimos 15 dias do ano de férias, as coisas descambaram um bocadinho.

Muitas algas nos vidros, algumas mortes dos mais adultos mas os nascimentos continuam a ocorrer a bom ritmo. Entre adultos e juvenis terei perto de 40 reds. Brevemente terei de pensar no que lhes fazer...

Durante estas férias foi giro ver alguma malta do escritório a 'competir pelo direito' a alimentar ou a mudar água! Tudo malta muito madura, muito adulta, pois claro! LOL

Tive ainda de cortar muito musgo que já estava enorme e cheio de algas. Cada vez estou mais convencido que a lâmpada é a causadora disto :(

 

Aqui ficam algumas imagens (com uma pontinha de orgulho pelo vermelho intenso que as fêmeas apresentam!)

IMG_4220.jpg

IMG_4204.jpg

IMG_4218.jpg

IMG_4217.jpg

IMG_4216.jpg

IMG_4215.jpg

IMG_4209.jpg

IMG_4208.jpg

IMG_4206.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse é um projecto muito parecido com o que tenho na minha mesa do computador mas em casa, por acaso é caso a pensar em colocar um aqui no trabalho eheheh.

 

no que toca ao candeeiro tens uns na aki com lampadas pll de 11w com 6400k, podes ver o meu na minha assinatura. o custo é de 7,50 euros e o que tens que fazer é colocar papel de aluminio ou a fita de alumínio para fazer de reflector.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Bem, esses Reds estão brutais, bem vermelhinhos :D Gosto bastante. E é bom saber que se reproduzem bem, os meus só agora decidiram arrancar com isso.lol.

 

Quanto às algas... Não sei se será somente da luz. Poderás experimentar introduzir uma planta de crescimento rápido para consumir alguma coisa que esteja em excesso. Por exemplo uma Limnophila, que dizes? É apenas uma sugestão.

 

Abraço e toca a tratar desse menino ;)

Editado por h_saldanha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@RACCAR: Isto nem projecto é! LOL

Foi mesmo só para mostrar a alguns 'mamiferos' aqui do trabalho o quanto isto pode ser giro.

Começaram por gozar, que iam buscar cervejas, que os iam grelhar, etc, etc. Agora passam por cá regularmente para ver como param as modas e se há mais crias ehehehheh.

Quanto ao candeeiro, vou tentar ir lá hoje! Só não percebi bem a parte de meter alumínio. Tens link para esse candeeiro no site do AKI? Só para perceber melhor o que procurar...

 

@h_saldanha: Não stresses com os teus. Isto dos Reds são os coelhos da água! É sempre a bombar! Só tens de dar-lhes tempo e manter as coisas em condições razoáveis.

Quanto a meter plantas aqui... no can do... isto porque só meti areão suficiente para cobrir o vidro de fundo. É mesmo muito pouco eheheheh. E o aqua é muito baixinho!

Vamos ver se muda com a compra do outro candeeiro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lemna minor, é melhor :P

Não se nota, muito...

E absorve os nutrientes em excesso com uma eficiência brutal, para além de que cresce muito...

Se estiver a mais, é só passar com o camaroeiro na superfície e deitar ao lixo.

Tenho aqui disso ás paletes :D

Abraço,

 

Edit: Li o que escreveste agora. Melhor ainda! A lemna é uma planta flutuante! :P

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

passei agora pelo site do aki e não vem lá o dito.

 

A importância do papel de alumínio é fazer de reflector para não se perder tanta luminosidade.

 

Ou seja atrás da lâmpada forras o candeeiro por dentro com papel de alumínio.

 

Assim que chegue a casa tento colocar fotos de como fiz, mas se pesquisares por aqui no forum em calhas vez montes desta aplicação com melhores fotos que as minhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes com isso. Acho que já sei a que te referes. é forrar o plástico que está por cima da lâmpada, certo?

Fiz algo assim no aquário que tinha com reds em casa (podes ver na minha assinatura com o nome Nano Reds, acho eu...)

 

Fiquei com uma ideia do aspecto dele e vou procurar hoje ao final da tarde.

 

@Hugo Feio: Vou ver se consigo controlar isto com o regresso das mini-tpas regulares. Obrigado pela dica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim é exactamente isso, desse modo a luminosidade são se dissipa tanto.

 

Quando fores ver o candeeiro tem a preocupação da altura do candeeiro com a altura do aquário, para teres a certeza que a lâmpada fique por cima do aquário e não de lado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim farei. Medi o aqua e tem 17cm de altura.

Obrigado pelas dicas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom o candeeiro tem na base ao pé do interruptor a palavra "DIGILIGHT".

 

Agora acho é que esta na altura de isso passar a ser um projecto, em vez de um abre olhos, para os teus colegas. Se já assim dessa forma consueguiste chamar e despertar a atenção deles imagina isso como um projecto......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... para variar, não estou com grande sorte. Passei no Leroy Merlin e não tinham.

Tenho de ver se vou a um AKI para ver se eles têm. Obrigado pelo nome!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Cá continua :)

Estive de férias e as coisas podiam ter corrido melhor.

Noto que a população decresceu ligeiramente mas já está a aumentar novamente, ainda que continue a achar que já devia ter mais adultos.

As fêmeas continuam com vermelhos intensos mas a colocação do candeeiro que me sugeriste (comprei no AKI), tendo luz branca, resultou num aspecto menos bonito que o inicial, pois a luz amarela ficava muito bem.

Em compensação, as algas no musgo parecem estar a regredir :)

 

Nos próximos dias vou tentar colocar uma foto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A Luz amarela faz com que fique com um aspecto mais maduro, mas a branca é efectivamente melhor no combate ás algas.

 

Quando esse musgo tiver sem algas e com o tratamento que os red lhe dão as novas folhas irão ficar com um verde quase flurescente.

 

Eu tenho musgo á muito tempo nos meus aquários, como faço aquários low Tech essa é uma das plantas que tenho neles, até que não achava tanta piada assim ao musgo, mas agora no aquario dos camarões é que reparei no bonito em que se torna esse musgo, tenho aparado só as pontas e o musgo tá lindo.

Editado por RACCAR
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é como dizes. A contrapartida é que as cores dos animais ficaram muito menos bonitas.

De um vermelho forte e vivo, as fêmeas passaram a ter um vermelho escuro, a cair para o castanho...

 

A ver se esta semana escovo as algas dos vidros e tiro nova foto, se bem que as coisas se mantêm exactamente iguais :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Nem de propósito! eheheh

Ontem tive de cortar o musgo pois já estava enorme!

 

No resto, tudo igual. Ainda ontem vi novas crias mas noto que a população não aumenta, parece auto-regular-se, por assim dizer.

 

Talvez traga para cá algumas pedras com outro musgo que teima em não se desenvolver no Quiet Zone. É que o musgo que tenho aqui parece gostar dos 11W do candeeiro de secretária que, se não me engano, me sugeriste. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, por esta altura, depois de uma contagem 'à merceeiro', aponto para 45 a 50 indivíduos adultos, fora bebés.

 

Confesso que esperava chegar a uma altura em que teria de começar a desfazer-me deles por excesso de população mas isso não acontece.

Aliás, só por uma vez vendi 10 a um amigo daqui do fórum que tinha urgência em arranja-los.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Existe sim.

Tenho andado a trazer reds para o comunitário cá de casa pois ando a pensar em mudar os 'habitantes'.

O musgo está enorme e vai levar uma valente poda :)

 

Fotos é que não há...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Registou-se ontem uma novidade neste pequeno aquário.

Trouxe um dos meus CRS piorzinhos em termos de grade para ver como se adaptava aqui.

Como esperava as coisas correram muito bem pois a água é boa (garrafões da Nestle com pH a 6,5 da máquina de água daqui do trabalho) e o aquário está muito bem maturado, com muitas algas.

Acho que as cladophoras também ajudam a manter os níveis de nitratos bem 'calminhos'.

Agora começo a pensar em trazer uma fêmea também mas vou deixar passar o fim-de-semana para depois decidir em função do que acontecer.

Deixo umas fotos, depois de ter limpo o vidro da frente :)

2012-02-03182110.jpg

2012-02-03130440.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Eheheheh

 

Destaque para o facto de os três sakuras que estavam em casa no Quiet Zone terem vindo para este aqua e para o CRS (já velhinho) continuar por aqui todo contente! :)

 

De resto, tudo na mesma...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fantástico a evolução, sem grandes coisas e grandes chatices, e no entanto anda ai um CR na boa!

 

Já agora, qual é a grade do CR? não será um intermédio entre a B e a C? ou é um B?

Cumprimentos,

João Martins

 

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.