Co2 Suficiente?


AGonçalves

Recommended Posts

Caros amigos aquariofilistas,

 

Tenho um aquario de 450 lts (150*50*60) com alguma vegetação, nomeadamente Valisnérias, Echinodorus Bleheri, Limnophila sessiliflora e pouco mais. Tenho substrato fértil (Tropica) e estou a utilizar injecção de Co2 caseiro com uma garrafa e 1,5 lts.

 

A minha grande dúvida e por isso vos peço ajuda, é se para um aquário desta dimensão e com o tipo de plantas que tenho, esta quantidade de Co2 é suficiente ou tenho de aumentar o nº de garrafas ou sua capacidade?

 

Desde já os meus antecipados agradecimentos aos vossos comentários.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva....

N há por assim dizer quantidade de CO2 suficiente ou ideal que se possa estimar e dizer. Tu és o melhor "barómetro" para avaliar isso. Se as plantas estão a desenvolver sem problemas, sem algas e não apresentam problemas, então estás com parametros de CO2, fertilização e iluminação teóricamente correctos.

 

EM equipa vencedora n vale apena andar a inventar.

 

Se por outro lado notas falta de crescimento e como o teu aqua é de 450l, exprimenta adicionar mais uma garrafa e ao fim de 2-3 semanas avalias os resultados do "antes e depois". até podes no fim chegar a conclusão que a falata de crescimento nem é do co2.

 

 

Abraços

Editado por Ptuga
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse sistema a quantidade que injectas vai variar ao longo do tempo. Muita no início (mistura ainda estará rica), pouca mais lá para a frente (mistura já mais pobre).

 

Acho que deves tentar optimizar a absorção do gás que injectas.

Para isso sugiro que, sem ter visto fotos do teu aqua, coloques o difusor junto ao substrato para as bolhas terem muito caminho a percorrer até à superfície.

No meu aquário tenho uma pequenina bomba de circulação por cima do difusor. Desta forma, a bomba 'captura' as bolhas que vão a subir rumo à superfície e projecta-as com toda a velocidade para o outro lado do aquário. Julgo desta forma obrigar a uma muito maior dissolução do gás na coluna de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse sistema a quantidade que injectas vai variar ao longo do tempo. Muita no início (mistura ainda estará rica), pouca mais lá para a frente (mistura já mais pobre).

 

Acho que deves tentar optimizar a absorção do gás que injectas.

Para isso sugiro que, sem ter visto fotos do teu aqua, coloques o difusor junto ao substrato para as bolhas terem muito caminho a percorrer até à superfície.

No meu aquário tenho uma pequenina bomba de circulação por cima do difusor. Desta forma, a bomba 'captura' as bolhas que vão a subir rumo à superfície e projecta-as com toda a velocidade para o outro lado do aquário. Julgo desta forma obrigar a uma muito maior dissolução do gás na coluna de água.

 

 

Boas,

 

A saída de Co2 está neste momento junto do areão. Estou ainda á procura de um difusor (tinha pensado num da Nutrafin) mas enquando não vem estou a utilizar um disufor de oxigénio que tinha lá em casa e que vinha com uma bomba da eheim (podem ver o difusor através do endereço que se segue). As bolhas estão a sair de uma forma constante e muito pequeninas. Coloquei o difusor no mesmo lado da flauta de saída de água.

 

http://www.eheim.de/eheim/inhalte/index.js...tail_25758_ehde

Link to comment
Partilhar nas redes sociais