Adubos


soulsurf3r

Recommended Posts

Posso usar estes adubos no aquario?

Qual seria a dose recomendada para um aqua de 53 litros +-?

 

Bom, apesar de já fazer os meus aquários à mais de 30 anos, a minha área é mais bonsai... pelo que para primeiro post... acho que este assunto é mais da minha experiencia :animal_fish:

 

Não te aconselho a usar esses produtos no aquário. Não sei a experiencia de pessoal experiente nisso, mas pelo que sei, se esse produto for mal usado queima as raízes dos bonsai, pelo que iumagino o que fará às guelras dos peixes.

Mesmo em quantidades pequenas, não sei, eu nao usava.

 

Ferro Bonsai é uma correcção baseada em óxido de ferro (ferrugem), muito bom para citrinos que são os que mais vezes apresentam clorose nas folhas. Por acaso não desenvolvi essa area das plantas aquáticas na universidade, mas que me lembre nunca vi esse problema numa aquática.

 

MicroBonsai é bastante bom para plantas desnutridas, geralmente de crescimento lento ou até aquelas que já não dão flor à muito tempo.

Acho que pela composição, se colocares isto na água, mesmo que não prejudique os peixes... algas não te vão faltar! Isso já me aconteceu numa experiencia com begónias... agora em aquario, mais uma vez... nao faço ideia, mas nao usava. Principalmente por causa dos metais.

 

PK Bonsai, muito interessante em pequenas quantidades para plantas que precisam um pouquinho de mais cuidado em nutrientes, em terra antigas e que estão à espera da época correcta de transplante.

O NPK é forte, pelo que aconselho cuidado até para bonsai.

 

Bom, espero ter ajudado um pouco

Editado por MestreBonsai

Pedro Amorim Pereira

--------------

www.mestrebonsai.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso usar estes adubos no aquario?

Qual seria a dose recomendada para um aqua de 53 litros +-?

 

Bom, apesar de já fazer os meus aquários à mais de 30 anos, a minha área é mais bonsai... pelo que para primeiro post... acho que este assunto é mais da minha experiencia :animal_fish:

 

Não te aconselho a usar esses produtos no aquário. Não sei a experiencia de pessoal experiente nisso, mas pelo que sei, se esse produto for mal usado queima as raízes dos bonsai, pelo que iumagino o que fará às guelras dos peixes.

Mesmo em quantidades pequenas, não sei, eu nao usava.

 

Ferro Bonsai é uma correcção baseada em óxido de ferro (ferrugem), muito bom para citrinos que são os que mais vezes apresentam clorose nas folhas. Por acaso não desenvolvi essa area das plantas aquáticas na universidade, mas que me lembre nunca vi esse problema numa aquática.

 

MicroBonsai é bastante bom para plantas desnutridas, geralmente de crescimento lento ou até aquelas que já não dão flor à muito tempo.

Acho que pela composição, se colocares isto na água, mesmo que não prejudique os peixes... algas não te vão faltar! Isso já me aconteceu numa experiencia com begónias... agora em aquario, mais uma vez... nao faço ideia, mas nao usava. Principalmente por causa dos metais.

Pedro Amorim Pereira

--------------

www.mestrebonsai.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o ferro também se usa nos aquas. as plantas aquáticas tb sofrem de clorose inclusive eu tinha umas cryptos a passar por isso.

e quanto a todas as composições dos vários produtos apresentados, tenho lido que são usadas e ate em percentagens superiores.

 

Não sou entendido em plantas aquaticas porque sempre tive aquários com espécies incompatíveis com as mesmas. mas como agora só tenho um de inverts decidi apostar em alguma verdura.

 

Edit: Tou a perguntar se posso usar porque isto são excedentes de quando tinha bonsais(ainda tenho alguns a crescer a sua vontade) e queria aproveitar se fosse possível.

 

E isso de queimar as raizes o que eu sei e que isso acontecia quando se usava em doses superiores as recomendadas como e óbvio e quando principalmente após o uso das mesmas em alturas quentes se deixava o solo secar muito rapidamente, que devido ao pouco volume de terra nos vasos de bonsai ficavam saturados de nutrientes chegando a queimar o sistema radicular.

Editado por soulsurf3r
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

faltam-te informações sobre os produtos, especialmente o NP, já que ureia e amónia são excelentes para plantas emersas, mas desastrosos em termos de algas e peixes num aquário.

 

Quanto ao de ferro, se a informaçao se confirma e é à base de oxido de ferro (comum para plantas de vaso, no entanto no rótulo diz que é quelatado, e portanto creio que não), podes esquecer, vão depositar facilmente, e as plantas aquáticas absorvem o ferro em grande percentagem por via foliar.

 

No de micro e ferro, falta também saber como são quelatados, o que é importante especialmente em aquário, já que existem quelatantes que não são estáveis nos pH's tipicos de aquário plantado.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelo esclarecimento Just.

Ontem tinha posto 3gotas de ferro (tava a pensar dar de 3 em 3 dias) para ver se conseguia combater aquilo que julgo ser clorose nas cryptos, assim sendo vou abandonar a ideia.

 

Eu andei a pesquisar algumas soluções mais económicas para a fertilização (a mais rentável/duradoura), dei de caras com PMDD julgo ser essa a abreviação para poor man dose.

 

mas pelo menos no ebay não encontro alguns dos componentes.

também encontrei quem venda o kit de todos os ingredientes que compõem PMDD mas reparei que existem flutuações de vários componentes nomeadamente na percentagem de ferro.

 

Gostava de saber se sera rentavel fazer eu essa soluçao caseira ou devo partir para uma soliçao (liquida) existente no mercado de alguma marca especifica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas falei porque NUNCA coloco produtos no aquario que não sejam próprios. O controle de laboratório dos quimicos aqui falados é para plantas terrestres, não existe estudo para plantas aquáticas e possiveis efeitos/influências nos peixes!

Pedro Amorim Pereira

--------------

www.mestrebonsai.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se a composição de um produto estiver explicita, e for possivel avalia-la, porque não usar coisas que "não são próprias para aquários em aquários" ? aliás, já vi muita coisa teoricamente "própria para aquários" ou "vendida para aquários" que eram autenticos atentados ao aquário, ou que não faziam nada do que diziam, ou que eram tudo menos próprios para aquários...

 

No entanto, se não metermos nada nos aquários que não seja próprio para aquários, podemos dizer adeus ao DIY, e há tantos bons projectos de DIY. (o que não quer dizer que tudo deva ser colocado num aquário) É preciso é estudar, perguntar quando não se sabe, e ter noção dos riscos e consequencias.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais