Recommended Posts

Publicado

Boa noite a todos.

Tenho seguido este forum de uma forma regular e seguido muitos dos valiosos concelhos.

Possuo um aquario de 60 X 32 X 32 com um filtro interno (eheim 2010)

Quanto a iluminação tenho um T8 15W (6500k) - Sera Daylight Brilliant e fiz uma adaptação na tampa com uma economizadora E27 de 11w (=55w) de 6400k.

Co2 uso o de pastilhas da sera, mas pretendo passar para um caseiro.

Quanto a substrato tenho um simples areao grosso de rio e aqui parece-me estar um dos grandes problemas.

Plantas

Staurosyne sp

Bacopa caroliniana (esta já está mais para lá que para cá - perdeu as folhas quase todas (menos as superiores) e o caule está sempre a apodrecer e soltar-se do substrato)

althernanthera (começu por perder bastantes folhas, mas depois estabelizou e parece-me estar a recuperar)

Cabomba caroliniana

Quanto a fertelização usei as pastilhas da sera na plantação e uso o liquido da sera semanalmente.

Relativamente a peixes

3 guppies

2 corys

10 neons

2 red cherrys

6 Neocaridina heteropoda green

Para finalizar ca vai a minha questão

Pretendo substituir o substrato que tenho por um fertil coberto por um inerte.

Que produtos aconcelham.

Estava inclinado para um JBL ProfloraStart Set pois para alem do substrato tem tb os fertelizantes e o preço n me parece mau..

eu sei que os da elos e os da ada são muito bons.. mas tambem sao muito caros e penso que não será a melhor escolha para o meu caso.. mas podem-me convencer do contrario. :happy:

Relativamente a quantidades como consigo ter uma ideia?

Muito obrigado

Publicado:

Ok.

Vamos facilitar as coisas

A minha ideia a nivel de substratos é a seguinte

Substrato fértil- Ou TROPICA PLANT SUBSTRATE (2,5l) ou JBL AquaBasis plus (2,5l) (este na versão que vem com os 2 fertelizantes liquidos)

Substrato superior - Akadama especial ou Dupla Ground. (não sei é quantidades)

Acham estes boa escolha? ou dentro dos mesmos valores poderei utilizar outros productos?

pretendia uma tonalidade de fundo relativamente escura.. dentro do castanho camel para o escuro..

muito obrigado

Publicado: (editado)

Os produtos da tropica são bons (e caros), se estás disposto a pagar é certamente uma boa escolha, mas muita atenção ás quantidades porque podes pagar isso bem caro...

Fertilizantes liquidos não podem ser considerados substratos, são coisas diferentes emboram contribuam para o mesmo fim.

Para quem não perfilhe a ideia de utilização de sub fertil a tua escolha será sempre má.

Quanto á fertilização da Sera na minha opinião é má (falo com experiencia propria), com o mesmo dinheiro compra-se já uma boa mistura de marcas boas.

Mas atenção á iluminação que está muito abaixo dos valores minimamente aceitáveis, tens apenas 26watts quando o minimamente aceitável seria 40.

Editado por Ruy M.
Publicado:

Muito obrigado pela ajuda!

hoje após muito ponderar relativamente a várias possibilidades, decidi optar pelos produtos da Elos!

Tenho confiança que tenha sido um bom investimento! mas só o tempo o dirá...

Elos Bottom Mineral (5l)

Elos Terra Small (5l)

julgo ir bem serviço para um aquário de 60X30 ..

depois envio fotos com novidades..

Publicado:

Eu tenho o bottom mineral num dos meus, é uma boa escolha. Mas muita atenção ás quantidades, coloca um pouco abaixo do que a marca recomenda.

Publicado:
Eu tenho o bottom mineral num dos meus, é uma boa escolha. Mas muita atenção ás quantidades, coloca um pouco abaixo do que a marca recomenda.

Como assim? Tenho um aquário de 60X30 e aconselharam-me na loja a colocar 5l de bottom mineral e 5l de elos terra

Será demasiado? que consequências poderei ter?

obrigado

Publicado:

Aconselharam te isso na loja?

Vamos lá aqui esclarecer uma coisa: O Ellos Bottom Mineral 5ltrs dá para 100litros, está escrito na propria embalagem. Só este é mais que suficiente para o teu aquario, alías vai ter que sobrar metade porque o teu aquario tem capacidade para 55litros. Se este chega ainda lhe vais colocar outro?!

Podes colocar tudo isso mas depois habilitaste a ter graves problemas com as algas, não é um facto garantido mas é muito provavel.

Eu pessoalmente coloco sempre menos 10 a 20% do que é recomendado.