Uma duvida...


xert

Recommended Posts

É possivel conseguir um aquario low-tech com plantas saudáveis não utilizando qualquer tipo de substrato só areão?

ou seja, tendo um aquario onde as plantas se alimentam unicamente dos nutrientes presentes na agua?

 

este é o meu aqua.

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=165043

 

não tenho co2 e não tenho substrato, só areão... aos poucos estou a introduzir plantas naturais para substituir as artificiais e queria manter um aquario saudável!

Editado por xert
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A resposta é claramente sim.

Deves escolher plantas que se alimentem essencialmente através das folhas e fertilizar a coluna de água com Micros e Macros.

Se perguntares se é fácil. Não será. Mas é possível.

 

Estuda as plantas e depois usa-as conforme elas se adequarem melhor às tuas condições de água, luz e substrato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela resposta

 

Já agora... alguma sugestão?

estava a pensar por anubia, mas queria uma planta que cresce-se em altura que ficasse com um porte interessante para me substituir a artificial que está atras e que parecem fios na vertical.

Editado por xert
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anúbias, fetos de Java, musgo de Java (chato de manter pois quando se vai podar ficam bocados em todo o lado), cabomba caroliniana, etc, etc.

Dá uma olhada num tópico criado muito recentemente pelo Hugo R. Silva que está a compilar uma lista de plantas pouco exigentes.

Mas atenção, isso não quer dizer que sobrevivam sem quaisquer nutrientes no substrato.

Tens ainda alternativas no mercado para contornares o problema. Há umas bolas da JBL que podem ajudar, acho eu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Xert

 

Eu sei que é possível manter plantas porreiras sem substracto fértil, sem CO2, porque esse também é o meu caso. Com paciência e algum estudo, consegue-se.

 

Como plantas de fundo, eu tenho Higrophylas Polysperma e Ambulia sessiflora. São pouco exigentes, crescem e multiplicam-se facilmente. Eu comprei um vasinho de cada e agora tenho resmas delas, corto e replanto, porque se desenvolvem muito depressa.

 

Para a parte frontal, eu gosto de Criptocorynes e Microssorium pteropus, porque demoram a crescer, são leves e não tapam a vista.

 

Se me permites um conselho, cuidado com os fertilizantes. Se não te pões a pau, dentro em breve terás um belo aquário cheio de algas. Compra um que seja mesmo bom, usa pouquinho de cada vez, usa mesmo muito moderadamente e só para deixares o aquário amadurecer.

 

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu para já não tenho fertilizado... estou a ver no que dá... como tu dizes com paciencia se vai aprendendo

tambem tenho a Ambulia sessiflora (por acaso tenho no meio do aquario e a frente por acho que o impacto fica giro), e noto que se está a dar muito bem. :D

 

estava a pensar usar tambem feto de java e anubias...

 

tenho igualmente musgo de java mas não o atei nem a pedras nem a nenhum tronco para ja... prendi ao areao em varios sitios e até agora o efeito é giro e já cresceu

 

muito obrigado pelos teus conselhos e dicas ;)

Editado por xert
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possível, manteres plantas bonitas e saudáveis, sem qualquer tipo de fertelizacão, CO2 ou substrato fértil... Espero que tenhas sucesso com isso, depois mostra fotos xD

Editado por Tankado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

depois de muito ler aqui no forum resolvi instalar um sistema de c02 caseiro.

sei que isso provavelmente faz com que deixe de ser um aquario low-tech, embora eu continue sem fazer qualquer tipo de fertilizações

 

aqui fica uma foto do aquario duas semanas depois de ter instalado o c02

 

 

pa260124.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está com umas cores bem bacanas....

Mas n sei se não estas a adicionar "fermento" e esquecer-te dos ovos.

Ao adicionares CO2 estas a catalizar a fotossintese e obviamente a aumentar a demanda por nuterientes.

Por agora parece que está tudo bem, mas está atento a uma ausencia subita de crescimento (apos este crescimento inicial que verificaste com a introdução de CO2) e sintomas de folhas ratadas, buracos, amarelecimento precoçe ou cloroses.

Caso começes a verificar isso é sinal que está na hora de começar a ferrtilizar.

 

 

continua que vai no bom caminho.....e CO2 caseiro ainda é bem low-tech :)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está com umas cores bem bacanas....

Mas n sei se não estas a adicionar "fermento" e esquecer-te dos ovos.

Ao adicionares CO2 estas a catalizar a fotossintese e obviamente a aumentar a demanda por nuterientes.

Por agora parece que está tudo bem, mas está atento a uma ausencia subita de crescimento (apos este crescimento inicial que verificaste com a introdução de CO2) e sintomas de folhas ratadas, buracos, amarelecimento precoçe ou cloroses.

Caso começes a verificar isso é sinal que está na hora de começar a ferrtilizar.

 

continua que vai no bom caminho.....e CO2 caseiro ainda é bem low-tech banana rock

 

Abraço

 

pois.... vamos ver no que dá... o aquario tambem tem muita fauna

e ela tambem produz nutrientes... os restos de comida tambem... vamos ver se se cria uma equilibrio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@xert

 

Eu só tinha visto o primeiro, com as plantas de plástico e não vi nenhuma foto antes de usares o CO2, portanto não dá para comparar com esta fase pós CO2.

Mas está muito mais giro, lá isso está.

Parabéns!

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@xert

 

Olá, boas.

Na minha opinião, é mais importante fertilizar, ainda que pouco, do que usar CO2.

Porque as plantas precisam de se alimentar, seja lá do que for.

Eu estive a tentar reduzir a fertilização, durante alguns meses, mas verifico que as plantas estão mais magrinhas, mais fracas, mais frágeis, sem tanta capacidade de regeneração. Eu sigo aquela corrente de dar mais comida aos peixes que a necessária para que esta se decomponha e etc...e tal, mas devo reconhecer que como não tenho substracto fértil, tenho mesmo que lhe chispar com alguma comida de substância.....Dantes colocava uams pastilhas no areão e agora retomei esse cuidado, porque verifico que as plantas estavam a ficar mais fracas.

Também decidi colocar umas plantas flutuantes (para manter os nitratos estáveis) e já tirei mais de 90% porque também me parece que estão a fazer demasiada sombra e as plantas também se podem estar a ressentir disso.

Cada caso é um caso e cada um de nós deve procurar a solução para o seu caso específico.

Eu tenho um outro aquário de 60 lit sigo exactamente os mesmos procedimentos que com o outro e as plantas não respondem da mesma maneira.

Mas é com as experiências de uns e outros que cá vamos aprendendo.

Boa sorte. Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desde já obrigado pelos comentários e pelas trocas de experiencia.

para já e com 1 mês o aquário tem-se aguentado sem fertilizaçã, e as plantas crescem a bom ritmo.

mesmo aquelas que não seriam de tão facil manutenção.

tenho feito apenas TPA de 10% de 7 em 7 dias... embora desta ultima vez tenha esperado 10 dias.

para já tenho confiado nos restos de comida e nos dejectos da minha fauna abundante omg

já tenho 7 guppys juvenis a mais...

 

mas caso avance para a fertilização. algum que me recomendem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, boas,

Eu já usei o fertilizante liquido da Tropica e gostei. Durante meses não tive problemas. No areão colocava daquelas pastilhas da Sera. Também não houve crise.

Depois comecei a fazer umas habilidades com umas gotas de micros e umas de potássio, e mais não sei o quê e tive uma algas bem peludas. O problema não foi certamente dos produtos, mas meu, porque eu não soube dosear a coisa, se calhar estava a deitar coisas lá para dentro que não faziam falta. Mas é aquela coisa: a planta tem manchas assim e assado nas folhas..... isso é falta de xx, chispa-lhe com YYY; as folhas têm buracos.. é falta de KKKK, chispa com PPPP e pronto, temos aí um caldinho dos diabos.

Depois parei tudo e fiz tpas constantes e deitei as plantas contaminadas ao lixo.

Agora estive sem deitar nada muito tempo, mas recomecei há dias, como já te disse.

O Flourish Excel também é bom e há desta marca mais variantes, vê no site da Pet4you.

Cumprimentos, majo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.