Que remédio usar


Tânia Filipa

Recommended Posts

Olá, ás vezes fico um pouco confusa quando aparece algma doença nos peixes, porque há mil e um remédios que na minha opinião acabam por nos confundir um pouco.

 

Pensei, não sei se estou errada e se estiver peço a ajuda dos mais entendidos para nos ajudarem a todos. Com esha 2000, flagil e backtopur, resolvemos praticamente a maioria das doenças certo?

 

esha dá para mil e uma coisas (uso-o às vezes nos mollies, na doença do algodão), mas aquilo é um testamento em curas

 

Flagil meti uma vez nos meus discus como prevenção, ( li que se deve fazer um tratamento de prevenção, mas não sei se realmente será boa ideia, é quase como aqueles que tomam aspirina todos os dias de manhã só porque se diz que é uma prevenção. Pensei que era só para os discus e li que afinal dá para outros peixes. Mas afinal em que doenças?

 

O backtopur, usei uma vez num colisa que tinha uma ferida e não vi resultados, mas vejo que falam maravilhas dele.

 

AFINAl assim na prática temos uns para bactérias e outros para fungos será preciso mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Partilho da mesma dúvida...

Comprei o esha 2000 para os meus escalares que estavam a apresentar a capa branca nas barbatanas... mas não fez nada...

Ambos acabaram por sucumbir á doença...

 

Pelo que percebi o Esha 2000 é um medicamento de largo espectro para 18 doenças correcto?

Disseram-me para meter esha 2000 uma vez por mês (dose inicial de 25 gotas para 100L) para prevenção...

 

No entanto nas instruções do esha 2000, diz para adquirir outro produto da esha para essa mesma prevenção...

Afinal qual é a melhor forma de prevenir as doenças?

 

Sei que se deve fazer as TPA´s e ver os nitrados, ph, etc...

 

Mas deve-se complementar isso?

 

Obrigado e cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tânia,

 

Gostaria de dizer que não sou a favor de tratamento preventivos com muitos "químicos" no aquário. Frente a humilde experiência que tenho com aquários até então, posso lhe afirmar que o mais correto é sempre manter a qualidade da água em excelente estado. Quando, por algum motivo, um ou mais peixes apresentarem sintomas de doenças, deve-se separar o(s) peixe(s) para um outro aquário, onde deve-se águardar a identificação da doença, para só então utilizar o respectivo método para tratamento ou medicação. Quando se confirmar que é uma doença causada por parasitas, por exemplo, então toma-se a dose preventiva na água do aquário principal, além de trocas parciais mais frequêntes durante um curto período de tempo.

 

Mas só para tirar a dúvida: o ESHa 2000 é usado no combate a fungos, bactérias e parasitas infecciosos. Pode ser usado para tratar fungos, hidropsia, bactérias, "problemas de pele", "problemas de brânquias", nadadeiras "corroidas" e feridas. O flagil é usado no tratamento de problemas causados por microorganismos aerobios e age como anti-parasitório. O baktopur combate bactérias que causam hidropsia, como no caso do ESHa 2000, inflamações hemorragicas, etc. Há quem diga que o baktopur elimina parte das bactérias necessárias a filtragem biológica do aquário que se acumulam no filtro, mas não sei se é verdade, apenas ouvi boatos. Com estes remédios podes garantir o tratamento para a maioria dos problemas.

 

Espero ter ajudado.

SmylleAndré.

Editado por SmylleAndre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.