Ajuda para montar o 1º


Recommended Posts

Boas

 

Não sei se é aqui que devo fazer a minha apresentação mas cá vai (Se houver problema solicito aos administradores que movam o topico para local mais correcto).

 

Super novato com 38 ampolas, sem nunca ter um aquario na vida (apesar de gostar muito de observar nas casas de quem tem) vou agora iniciar-me com 1 de 100x31x45.

Será destinado a peixes de rio nacionais (sou pescador desportivo de mar e rio), por isso "encontrar" a 1ª população não será problema.

 

Por enquanto tenho um amigo com bastante experiência na matéria mas de água salgada. Por isso não deve ter grande pachorra para ver barbos e carpas mas suponho que me ajudará no "hardware" do aquario.

 

Tenho uma oportunidade para 1 aquario Aquapor de 100x31x45 (45€... está bom preço???) . Penso estar em boas condições e praticamente novo.

http://www.aquapor.pt/pt/aquarios/aquapor/...apor_100cm.html

 

Preciso das vossa sugestões no que toca a ciprinideos e sua manutenção saudavél.

 

- tipo de iluminação

- filtros e bombas

- quimica necessária

- problemas conhecidos com estas especies (carpas e barbos ou outras especies que habitam os nossos rios)

- etc.....

 

Sugestões várias são bem vindas

 

 

Abraços e bom feriado

Nuno Ribeiro

Editado por Nuno J Ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Neste momento está cheio até à boca para testes e não verte um pinguinho.

 

Falaram-me que em alternativa à água da torneira, se conseguir captar água da chuva é melhor. Faz sentido, vem mais limpa e sem cloro.

Já alguem tentou este metodo?? O que se ganha com isso??.

 

PS: Agora não vejam o topico mais 45 vezes sem darem uma unica opinião ou palavra. Fica-vos bem.

 

AB

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma oportunidade para 1 aquario Aquapor de 100x31x45 (45€... está bom preço???) . Penso estar em boas condições e praticamente novo.

http://www.aquapor.pt/pt/aquarios/aquapor/...apor_100cm.html

 

Vou apenas alertar que este aquario não tem luz.. Se quiser plantas e mesmo manter peixes saudaveis seria melhor ter... Alem das luminarias serem bem melhores das que vem com os aquario passam dos 100€ o que lhe ira ficar caro mas mais bem servido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água da chuva por enquanto está fora de questão, água contaminada ou não... mais vale jogar pelo mais seguro e usar emso a da torneira com alguns dias de repouso ou em aqua já maturado directamente em pequenas quantidades.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou apenas alertar que este aquario não tem luz.. Se quiser plantas e mesmo manter peixes saudaveis seria melhor ter... Alem das luminarias serem bem melhores das que vem com os aquario passam dos 100€ o que lhe ira ficar caro mas mais bem servido...

 

 

Obrigado pela dica.

 

Realmente vem sem calha de iluminação. Já pedi preços para as da Aquapor 100cm e pedem:

-Calha com 1 lampada 25W 60 mocas

-Calha com 2 lampadas 30W 82 mocas.

Carote e nem sei a qualidade do material.

 

Que tipo de calha de 100cm me aconselhas?? 1 lampada?2 lampadas? que potencias e cores??

 

Outra coisa. O aqua será para instalar na sala. Pretendo que a luz só incida no aquario e não escape para ferir os olhos de quem está em relax na sala (mulher e petiz de 4 meses). Tenho visto por ai uma calhas muito "soltas" penduradas no tecto a alguns cm do aqua e deixam fugir luz para todos os lados.

 

Pretendo sim criar um ponto de luz agradavél mas sem muita "presença para os lados"

 

Também não pretendo um "caixão" estanque mas sim um equilibrio sem levar com luz de chapa na cara.

 

AB

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Água da chuva por enquanto está fora de questão, água contaminada ou não... mais vale jogar pelo mais seguro e usar emso a da torneira com alguns dias de repouso ou em aqua já maturado directamente em pequenas quantidades.

 

 

Boas

 

Mas qual é a questão da água da chuva???Por enquanto não porquê?? (só para perceber a razão)

 

Quanto á água da torneira não faço ideia se é forte,calcaria, ou outras propriedades que ainda não domino para aquariofilia.

Os testes de tirinhas são eficazes?. Quais os que aconselha? (há uns que dá para cortar em 2 para render mais, certo??)

 

Ab

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água da chuva pode trazer de tudo... esquece isso.

Água da torneira é sempre o mais seguro.

 

Depois, ou repousas a água ou usas um anti-cloro (eu uso).

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os teste de gotas são mais eficazes, tambem um bocado mais caras mas tambem com uma durabilidade superior.

 

Em relação a luminosidade... Se quiseres ter plantas, compra calhas de T5 ou T8 são das melhores e se possivel de 2 lampadas. São mais carotas sim mas dámais brilho ao aquario ou na minha opinão o barato sai caro. :discuss_gathering:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os teste de gotas são mais eficazes, tambem um bocado mais caras mas tambem com uma durabilidade superior.

 

Em relação a luminosidade... Se quiseres ter plantas, compra calhas de T5 ou T8 são das melhores e se possivel de 2 lampadas. São mais carotas sim mas dámais brilho ao aquario ou na minha opinão o barato sai caro. :eusathink:

 

 

Obrigado Lupper.

 

Tenho em mira uma calha Boyu de 80CM com 2 lampadas. Achas que para um aquario de 100cm fica muito "curta"???

E a nivél de potências e cores de lampadas??alguma sugestão??

 

Cumprimentos

Nuno

Editado por Nuno J Ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A nivel de cores nao sei...

 

Mas uma calha de 80cm nao da :P Tem de ser 100cm ou mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha afirmação prende-se ao facto de a água da chuva poder trazer contaminantes indesejaveis para o teu aqua, além de bastante CO que possa ter dissolvido (chuva ácida).

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora Bom Dia

 

Gostaria de saber a Vossa opinião no que diz respeito ao "Hardware" para um aqua de 120x30x40.

 

- Calha de iluminação (100cm já percebi que é de obriga. Quantas lampadas???2 ou 3? potências e cores??

- Bomba de água (aqui tenho dúvidas em que será mais eficaz em termos de litragem de circulação, quantos l/h para um aqua de 120l brutos??

- Filtro interno ou externo??( capacidade em litragem l/h?? á conta com o aqua ou o dobro??

- Termostato entre os 100 e os 150w chega ??

 

Ajudem ai que já ando á nora com os "padrões normais" para equipar um aqua.

 

Cumprimentos

Nuno

Editado por Nuno J Ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha afirmação prende-se ao facto de a água da chuva poder trazer contaminantes indesejaveis para o teu aqua, além de bastante CO que possa ter dissolvido (chuva ácida).

 

OK..entendido

Editado por Nuno J Ribeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Slowwwwww.......very slowwwwwwwwwww.........

 

Já vi que o pessoal mais avançado não está para aturar "putos".

 

ha e tal...já pesquisou o forum?....vê por ai que encontras......tens de ter mais paciência......o pessoal não vive no forum........o post já foi visto um gazilion de vezes e ninguém ajuda?......temos pena toni. cabecadura

 

Acho que o Aqua vai mas é criar bicho (asticot) para ir á pesca. :drinking:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno Ribeiro tens que ter mais calma. É preciso não esquecer que isto é um hobby.

 

Penso que ainda não mudaste de ideias de montar um aquário com peixes existentes nos nossos rios (disso pesco pouco) mas se é para isto eles dão-se com plantas? comem plantas?

 

Acho que deves pensar a nível de flora antes de pensares na iluminação.

 

Os peixes crescem muito? comem muito? Se sim então sujam muito, filtro externo que faça 5X a litragem do aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora Bom Dia

 

Gostaria de saber a Vossa opinião no que diz respeito ao "Hardware" para um aqua de 120x30x40.

 

- Calha de iluminação (100cm já percebi que é de obriga. Quantas lampadas???2 ou 3? potências e cores??

- Bomba de água (aqui tenho dúvidas em que será mais eficaz em termos de litragem de circulação, quantos l/h para um aqua de 120l brutos??

- Filtro interno ou externo??( capacidade em litragem l/h?? á conta com o aqua ou o dobro??

- Termostato entre os 100 e os 150w chega ??

 

Ajudem ai que já ando á nora com os "padrões normais" para equipar um aqua.

 

Cumprimentos

Nuno

 

Relativamente à calha luminosa ouvi referires-te a uma calha de 80cm para um aquario de 100cm de frente. Eu na minha opinião adquiria uma com 98cm ou seja uma mesmo justa para o teu aquário fica sempre mais estético e obtens luminosidade em todo o aquário de ponta a ponta. Eu por exemplo no meu aquário de 70, da aquapor também como o teu, tal e qual, tenho uma calha de 68cm no aquário de 60 tenho uma de 58!!! Os watts das lâmpadas é sugerido, acho eu, pelo que já li aqui no forum, 1 watt por litro para t5 t8 ou qualquer outra. Também já ouvi 0.5 watts por litro mas isso tudo depende das plantas que queres manter e das exigências das mesmas em termos de luminosidade. Mas diria que o aconselhado é mesmo 1Watt/litro! Relativamente ao filtro ou bomba de água já ouvi quem falasse aqui no forum de 5 a 6 vezes o volume de água do aquário, ou seja no teu caso que tens um aquário de 120 litros terias que ter uma bomba com uma capacidade 720l/h +/-... ou então duas de 360l/h mas isso aí já é a tua escolha... Mas sobre isso podes pesquisar aqui no forúm que eu aprendi foi aqui, existem vários tópicos sobre isso. O termostato lá está depende muito se estás numa zona fria, se o aquário está numa zona pouco isolada termicamente, qual é a amplitude térmica e as temperaturas habituáis do sítio onde montarás o aquário ou até do posicionamento do térmostato no aquário. Mais uma vez fala-se em 1Watt de pontencia por litro portanto para ti o ideal acho mesmo um de 150w. Coloca-o perto de uma entrada de água de um filtro ou bomba de circulação de maneira que a água quente seja distribuída pelo aquário uniformemente, para confirmares a temperatura usa um termómetro no lado oposto do aquário, relativamente ao térmostato, e verifica-a.

 

Espero ter ajudado

 

Cumprimentos

Tomás Ferreira

Canal no YouTube

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno Ribeiro tens que ter mais calma. É preciso não esquecer que isto é um hobby.

 

Penso que ainda não mudaste de ideias de montar um aquário com peixes existentes nos nossos rios (disso pesco pouco) mas se é para isto eles dão-se com plantas? comem plantas?

 

Acho que deves pensar a nível de flora antes de pensares na iluminação.

 

Os peixes crescem muito? comem muito? Se sim então sujam muito, filtro externo que faça 5X a litragem do aquário.

 

Boas

 

OK eu tenho calma.

Pela experiência que me toca nos ciprinideos comem de tudo e bué. Se um dia assistires a uma prova de competição de pesca em água doce repara nos kilos e kilos de farinhas,sementes e bichos que os "atletas" levam para a prova.

A ideia de começar com peixes "nacionais" tem que ver com um "arranque economico" aliado a uma curiosidade de observar os peixes an forma como se alimentam. Como foi dito lá em cima pesco a estas especies mas não se preocupem que devolvo a 100% e nas melhores condições possiveis todos os peixes capturados em água doce.

Aliás o meu aqua com 30cm de largo não suporta masi que 2 peixes de 10 cm. Quando estiverem com falta de espaço serão devolvidos ás sua origens.

 

Quanto a flora não faço ideia quais as plantas "resistentes" a este tipo de peixe. Não tenho ideia de comerem "verdes" mas nunca se sabe.

Por isso era bom um sugestão, que é isso que procuro, acerca do set up do aqua a nivel de hardware e flora.

 

Até pode ser que depois de montado e quando estiver em repouso me arrependa e coloque tudo menos peixesde rio nacionais.

 

Vamos ver.

 

AB

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente à calha luminosa ouvi referires-te a uma calha de 80cm para um aquario de 100cm de frente. Eu na minha opinião adquiria uma com 98cm ou seja uma mesmo justa para o teu aquário fica sempre mais estético e obtens luminosidade em todo o aquário de ponta a ponta. Eu por exemplo no meu aquário de 70, da aquapor também como o teu, tal e qual, tenho uma calha de 68cm no aquário de 60 tenho uma de 58!!! Os watts das lâmpadas é sugerido, acho eu, pelo que já li aqui no forum, 1 watt por litro para t5 t8 ou qualquer outra. Também já ouvi 0.5 watts por litro mas isso tudo depende das plantas que queres manter e das exigências das mesmas em termos de luminosidade. Mas diria que o aconselhado é mesmo 1Watt/litro! Relativamente ao filtro ou bomba de água já ouvi quem falasse aqui no forum de 5 a 6 vezes o volume de água do aquário, ou seja no teu caso que tens um aquário de 120 litros terias que ter uma bomba com uma capacidade 720l/h +/-... ou então duas de 360l/h mas isso aí já é a tua escolha... Mas sobre isso podes pesquisar aqui no forúm que eu aprendi foi aqui, existem vários tópicos sobre isso. O termostato lá está depende muito se estás numa zona fria, se o aquário está numa zona pouco isolada termicamente, qual é a amplitude térmica e as temperaturas habituáis do sítio onde montarás o aquário ou até do posicionamento do térmostato no aquário. Mais uma vez fala-se em 1Watt de pontencia por litro portanto para ti o ideal acho mesmo um de 150w. Coloca-o perto de uma entrada de água de um filtro ou bomba de circulação de maneira que a água quente seja distribuída pelo aquário uniformemente, para confirmares a temperatura usa um termómetro no lado oposto do aquário, relativamente ao térmostato, e verifica-a.

 

Espero ter ajudado

 

Cumprimentos

 

 

Ora ai está uma resposta esclarecedora. :)

 

Obrigado pelas sugestões. Aliás já me fez recuar num negocio que tinha em mente a nivel de filtros e calhas em segunda mão que iria ser um perfeito disparate.

 

Parece-me que a nivel de hardware há setups padrão para a litragem bruta dos aquas. OK...é por ai que vou.

 

Obrigado pelas sugestões e parece-me que a pouco e pouco se vai vendo luz ao fundo do tunel.

 

Cumprimentos

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.