Propagação das plantas "rápidas"


Fernando Leite

Recommended Posts

Olá Pessoal !!!

 

Hoje li num livro de aquariofilia que uma das maneiras de propagar as plantas de crescimento rápido é aproveitar as folhas das podas, junta-las todas e enterralas no areão como se fosse outra planta qualquer. Passado uma semana então ela iria se assentar e começa a enraizar...

 

Até que ponto isto é verdade? É possivel com Sagitarias e Vallisnerias?

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As Vallisnérias e Sagittarias reproduzem-se por "runners". São pequenos brotos que saiem da base da planta, enterram-se, criam raizes e nasce um novo pé. Não tens de fazer nada, no caso das vallisnérias é uma verdadeira praga, ao fim de 2, 3 meses tens pés para dar e vender.

 

Sagittaria-graminea.png

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oí Oranda!

Até que ponto isto é verdade?

em relação a valisnerias e plantas acaules é como o ricardo disse, em relação a plantas com caule, nunca fiz tal coisa, penso que não irá funcionar.

 

Bem melhor é fazer a divisão e enterrar as partes divididas, apenas ligeiramente para que haja partes da planta a receber luz...assim a planta consegue criar raíz em baixo (ela precisa de energia para que isso aconteça, poderá ter em reserva e esse sistema funcionar, mas não aconselho).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faço isso com praticamente todas as minhas plantas, mas como o Ricardo falou Valisnérias não valem a pena :wink: , Elodeias, Grosofilas, Bacopas, Ediwigias e Cabomba e outras aceitam bem mudas. Eu tenho um outro aquário pequeno para criar mudas, ou guarda-las enquanto não as planto ou troco ( :) ate mesmo dou :) ) para meu irmão ou quem tem aquários

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As únicas plantas que se reproduzem após retirares as folhas da planta "mãe" são as Hygrophilas, em que é possível deixar as folhas a flutuar no aquário e por vezes nascem novas plantas.

 

Se enterrares completamente as folhas de qualquer planta estas quando muito servirão de adubo para outras plantas.

 

Cumps

Carpe Diem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais