Ajuda e Dicas...Por favor


NCD

Recommended Posts

Boa noite!

Vou tentar ser sucinta, mas palpita-me que vai sair um testamento...

Iniciei-me na aquariofilia há 1 mês atrás, sem experiência absolutamente nenhuma, daí que previno-os que vão ler asneirada...

Numa loja de animais bem grandota, resolvi por impulso, comprar um aquário para peixes tropicais porque sempre os vi em casa deste ou daquele e achava muito bonito. Comprei um pequenino porque pensava que seria tudo mais fácil (40 cm, julgo que deve ter 20 litros e pouco). A empregada da loja vendeu-me o aquário, o termostato e o filtro (Elite Jet Flo50).

Tive o aquário uma semana a "ciclar" e passado esse tempo introduzi os 3 primeiros habitantes: 2 corydoras e 1 CAE. Portaram-se muito bem, o CAE apenas no 2.º dia esteve mais paradito mas depois disso tem sido um peixe sempre muito activo e pelo qual fiquei apaixonada.

Passados uns dias a água começou a ficar turva e postei o meu 1.º post neste fórum. Só a partir daí tomei mais a noção que ter um aquário pequeno é o cabo dos trabalhos... Pensei logo em quando pudesse adquirir um maior, onde pudesse dar maior qualidade de vida e estabilidade aos peixinhos (infelizmente, estou desempregada, este projecto encontra-se adiado). Fiz então TPA's regulares e a água estabilizou.

Passado 1 semana de ter os 1.ºs peixinhos, adquiri 2 tetras negros pequenos numa outra loja.

Tudo foi correndo bem, tirando a água por vezes ter um aspecto duvidoso...

Esta 2.ª feira notei que as viúvas negras não corriam atrás da comidita como era seu costume. Pensei que tivessem sem fome... Ontem durante o dia notei que uma delas tinha parecia que sangue na guelra e estava meio paradita, e a nadar com a cabeça para cima e mais à superfície da água. à noite estava pior e a outra estava parecia eléctrica, quase a bater com a cabeça nas paredes do aquário (os outros peixes estavam normais). Hoje de manhã... mortas (estiveram 2 semanas no aquário). Fiquei mesmo muito triste. Julgo que deve ter sido alguma doença possivelmente causada por alguma bactéria.

A água em péssimo estado julgo que se deveu ao facto de ter dado inicialmente comida a mais.

Esta tarde tirei os 3 sobreviventes do aquário e limpei-o todo (apenas com água), limpei o areão em água fria corrente, limpei as plantas artificiais. Voltei a encher o aquário e coloquei cerca de 10%, 20% da água antiga. Foi um stress, sobretudo com o meu laranjocas (CAE) a tentar saltar (e uma vez foi bem sucedido) do alojamento improvisado.

Coloquei os peixinhos novamente... as corys têm estado impecáveis, até mais activas que o normal. O CAE é que não sei se foi stress ou também estará doente: a nadar que nem um louco para cima e para baixo ou ficando parando. Fisicamente aparenta estar normal! Agora antes de desligar a luz, notei que está mais normal, somente sobe muitas vezes à tona de água. Julgo que será habituação à nova água ? Espero não acordar com outro peixinho morto...

AH!! E entretanto algo que parecia uma feze de peixinho mas mexia-se, cinzento e minúsculo, julgo que seria alguma larva ou parasita!? Estava no areão, já depois do aquário todo lavado... terá saído de algum peixe?? Entretanto desapareceu, julgo que tenha sido sugada pelo filtro...

Resolvi escrever este post depois de andar a ler muito aqui no fórum, na parte das doenças e pragas.

Amanhã vou à 1-ª loja que fui, pedir conselhos, medicamentos se necessário, e algum material que eu não tenha. Nunca fiz testes á água (crucifiquem-me.........), vou aproveitar também para comprar um kit. Não vou introduzir mais peixes. Só queria que estes ficassem felizes...

As minhas questões para vocês:

- Tenho a luz ligada cerca de 7h/8h por dia, é insuficiente ou excessivo? O local onde está o aquário não recebe luz directa e pouca luz indirecta.

- Dou 1 comprimido de fundo por dia, às 19h, está bem assim?

- Quantas vezes por semana ou mês tenho que fazer TPA's?

- Como aspiro a porcaria do fundo? Com um sifão, acho que é isso?

- O que terá o meu laranjinha, se não falecer entretanto banana rock Terá sido o stress de ter estado fora do habitat? Ou estará doente também?

De qualquer das formas vou colocar estas questões amanhã na loja. Mas como confio em vocês... gostava de saber as opiniões.

Obrigada e desculpem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, algumas coisas, nunca se limpa o aquário todo, essa é logo a primeira. Quanto aos sintomas das fatalidades dá a entender que o ciclo do aquário não foi completado, daí os níveis de amónia e nitritos deverem estar altos. É natural que as corydoras estejam bem porque são peixes com tolerância elevada, agora neons não são. Conselhos: Tpa's duas vezes por semana ou dia sim dia não 15 a 20%, compra bactérias e intruduz no aquário o quanto antes, adquire téstes, por menos os mais básicos, nitritos, nitratos, ph etc... Ajusta o ph da água para a casa dos 7.0 com um produto adequado, para isso terás de saber a que ph está a sair a água da torneira que usas nas tpa's. Este é talvez o conselho mais importante: compra plantas naturais, anubias nana, e por menos uma de crescimento rápido tipo uma Elodea para ajudarem a consumir amónia, vai fazendo os téstes, e o de nitritos por menos dia sim dia não para teres uma ideia do que se está a passar no aquário, mantém as tpa's com regularidade até estar tudo nos conformes, depois por menos uma vez por semana. As luzes estão com boa carga horária e com as plantas que te recomendei chega e sobra. Aquarios pequenos uma vez estabilisados são como os outros, são é mais ingratos que os maiores em relação a erros. Outra coisa, tem atenção ao caudal do filtro, quando entenderes que está mais fraco lava, lava as esponjas sempre com água do próprio aquário, tipo água que retiraste numa tpa. Assim de repente é o que me ocorre. Ah, quanto ao limpar a porcaria do fundo compra um sifão sim, e podias eventualmente arranjar uma ampulária, esses caracois são optimos em limpeza de fundo e vidros e o resto, aqui no forum existe pessoal que arranja. Boa sorte.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Fernando, muito obrigada pela sua resposta! Eu acabei por limpar o aquário todo porque estava MTA porcaria no areão e por causa da morte das viúvas negras (as moedinhas, como lhe chamávamos carinhosamente)... Já tinha lavado o filtro, em água do aquário, por 2 vezes (uma a meio do mês, a outra foi ontem).

O meu laranjocas ontem quando fui deitar já estava normal, a esfucinhar no areão e a já não vir à tona de água.

Fernando, agradeco-lhe novamente os conselhos preciosos. Vou anotar a lista de compras e vou à loja.

Saúde para os vossos peixinhos!! Bom fim de semana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Adquiri:

- 1 aspirador de fundo

- teste de nitritos

- teste de pH

- suplemento biológico

- "limpador"para dejectos orgânicos

 

Não comprei mais testes nem plantas porque não tenho capacidade monetária neste momento (e mesmo assim lá foram 36€ :eusathink:). Julgo que por agora é o suficiente para manter os pequenotes relativamente bem.

Pelo que percebi, dependendo do pH, depois há líquidos para o subir ou diminuir, certo?

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem ser tão chatinha, mas como não percebo muito bem disto...

Nitritos = 0.3 (pelo que percebi, tenho que medir amanhã à mesma hora para ver se estão a subir)

PH = 7.6

PH --> tanto no aquário como na água de casa... o teste que comprei só mede até ao 7.6 mas não estava mais azul que a tabela. Quer dizer que está alto né, isso é bom ou mau? Mais especificamente, pras 2 corys e pro CAE.

Introduzi o suplemento biológico.

Agora é esperar que as coisas corram bem.

Editado por NCD
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voilá, os óbitos estão explicados, 0.3 de nitritos é muito alto, este composto não deve ultrapassar os 0.05 e o limite seguro é 0.1, a amónia devia estar elevada igualmente para este último tens de fazer bastantes tpa's até regularizar, quanto ao nitrito é deixar actuar as bactérias até terem numero suficiente para transformar em nitratos. No entanto tenta não fazer tpa's durante 48 horas para estabilizar as bactérias que estás a introduzir agora. Tens mesmo de arranjar plantas, mete um tópico na parte de procura nos classificados do fórum a explicar a tua situação, estou convicto que alguém te vai arranjar plantas, eu próprio arranjava-te alguns rebentos de Elódea a do meu aquário estou quase a cortar-lhe pontas porque está a ficar grande, e esses cortes continuam a crescer, essa planta já te servia e bem, é de crescimento rápido, oxigena bem a água, e consome amónia. Mas vais mesmo ter de conseguir baixar esse ph, está elevado, vais ter mesmo de conseguir baixa-lo para mais próximo dos 7. Ah, outra coisa, tenta também nos classificados que alguém te arranje uma ampulária, esse caracol vai-te tratar de manter o aquário mais limpo, eu até deito fora desses caracóis, enfim...

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou contente, hoje tenho os nitritos a 0.1 :character0050:

Amanhã vou comprar o produto para baixar o pH. Sei que preferem coisas naturais, mas a médio prazo palpita-me que não me ia entender com as plantas... Eu quero um aquário como deve de ser, mas só posso quando arranjar trabalho :)

Entretanto só quero que os meus 3 peixinhos se aguentem.

Obrigada pela ajuda Fernando, tem sido muito atencioso.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá não deves comprar quimicos para alterar o ph, isto poque com o passar dos dias o ph volta ao mesmo daí alguns mais experientes dizerem que é preferivel às vezes teres um ph, embora não sendo o mais indicado para certos peixes, acaba por ser melhor porque não há oscilações. Por isso acho que não deves gastar dinheiro com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais vale um pH estável do que andar sempre a subir e baixar. Cuidado.

 

Qual a fauna ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Mais vale um pH estável do que andar sempre a subir e baixar. Cuidado.

 

Qual a fauna ?

 

Bem... vou pôr-vos ao corrente do que se passa actualmente. Morreu mais um peixinho, um dos 2 Plecos que tinha, julgo que de infecção bacteriana, estava cada vez mais esbranquiçado e com os olhos muito escuros e as barbatanas roídas. Resolvi desistir da aquariofilia por agora. Não quero matar mais pexinhos. Dei o meu peixe preferido (o CAE) a um familiar, hoje. O outro Pleco, estou ainda a observar se estará também doente ou não, por isso por enquanto é o único e último habitante do meu aquário. Realmente um aquário pequeno dá MUITO trabalho. Fartei-me de gastar dinheiro e não consegui ter a água estabilizada :)

Vou transformar o aquário num aquaterrário para uma tartaruga.

Estou triste, mas se não tenho condições nem jeito para ter peixes, mais vale não os ter. Pelo menos até ter €€ suficiente para investir num bom aquário e bom material e fazer tudo com calma.

Obrigada por tudo, boa noite

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caramba!

 

Incursão flash na aquariofilia!

 

Sinceramente, na minha opiniao, acho que mexeste demais. As coisas demoram o seu tempo.

 

Para de comprar tralhas desnecessarias.

Se estas tão preocupada com as condições do pH para os peixes, mantem peixes para o pH que tens. Não baralhes o pH.

Para de mexer no aqua. Com tantas mudanças e alterações, poe e tira, mexe e remexe, nada estabiliza.

 

Disseste que ainda ha um sobrevivente!? Não mexas mais no aqua! (Acho que ainda não tinha dito)!

 

Daqui a dois ou tres dias, começa com TPAs pequenas! 2/3 litros... com calma.

 

Assim, tens aqua e espaço q.b. para um peixe, e vais dar tempo ao aqua para estabilizar.

 

Atenção que não estamos a falar de 24h ! Dá tempo.....

 

Na minha modesta opinião, acho que não devias desistir! Só pode melhorar daqui para a frente! ;)

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anda lá não desistas :), estás no inicio e aprendemos com os erros. Eu por exemplo no início nem conhecia este fórum e adquiri um peixinho, gostei tanto que eu e a minha mãe andávamos sempre a comprar peixes assim às mãos cheias, eles claro morriam na maioria. Depois aqui aprendi e melhorei claro que às vezes faço cada disparate ;) que até arrepia, mas sabes uma coisa que este fórum tem? Pessoal altamente :) , que tenta sempre ajudar, não é daqueles que atira graçolas para o ar só em tom de crítica e depois ajudar que é bom nada. Por isso NÃO DESISTAS. Ajudamos-nos uns aos outros, hoje tu amanhã eu.

 

 

 

FORÇA E ÂNIMO

Editado por Tânia Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não deves desistir se é um hobby que gostas (e como demonstraste).

 

Mas acho uma excelente atitude saber fazer uma pausa pelo menos até se conseguir ter melhores condições.

 

Mesmo na pausa de aquários, podes ir lendo e aprendes sempre mais qualquer coisa, podes ir vendo os classificados aqui do fórum pois pode aparecer alguma boa oportunidade de negócio para um aquário que se torne mais fácil arrancar (60 Litros já é suficiente).

 

Com esse aquário e se não houver peixes podes tentar optar por outras espécies, como invertebrados.

 

HRS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:bs_quesexclaim: Muitíssimo obrigada a todos pela força!

Ontem dei o pleco sobrevivente a uma loja e fervi tudo o que tinha no aquário. Vou prepará-lo para a chegada da tartaruga.

Sim, não faço intenções de desistir da aquariofilia, apaixonei-me :) Mas da próxima vez, quero fazer tudo com calma e conhecimento, tenho tempo...

Beijos e abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.