procuro ajuda com 1º aquario 80cm 142L


Kouto

Recommended Posts

Boa Noite,

 

Antes de mais quero dar os parabens ao forum que é fantastico e me fez crescer o bichinho dos aquarios.

 

Bom, tudo começou com um pequeno aquario que nao tem mais que 20L que ofereci a minha namorada, depois de muitas idas a loja de animais e 8 peixes depois esse mesmo aquario esta neste estado: "só mais um peixinho" diz ela... :D

P1020387.jpg

 

a ultima aquisiçao foi este limpavidros

 

P1020388.jpg

 

o certo é que eu começei a mostrar interece pela materia, tanto procurei que encontrei o que queria:

 

Aquario jebo R208 de 142L 80x40x55

Iluminação calha t8 3x20w acho eu

Filtro externo jebo 810 cm 2 cestos e faz 900l/h

Termostato 300w nao sei a marca agora

 

o problema começa aqui, ja vi tantas configuraçoes de aquarios neste forum que me agradam que fique confuso.

eu gostava de fazer um aquario plantado...

a nivel de flora ainda nao tenho nada definido mas queria começar com plantas com manutençao pouco exigente pois sou muito inexperiente.

a nivel de fauna quero começar pela equipa de limpeza juntando talvez mais 1 ou 2 limpavidros au que ja tenhoe 2 ou 3 limpa fundos. mas a longo prazo gostava de ter disco ou escalares mas antes disso gostava de ter alguma prática para nao meter o pe na argola.

 

gostava de saber se o sistema de co2 é fundamental e se aqueles de pequenos de garrafa servem???

 

eu tenho o teste de ph da sera, que testes é necessario comprar mais?? ouvi falar de uns de fita que fazem varias mediçoes. o que me aconselham??

 

gostava que me dessem algumas ideias de configuraçao da flora e fauna para estes meu primeiro aquario. algo de facil manutençao mas a pensar nuns discos ou escalares a longo prazo...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já viste os aquarios da Aquatlantis? Já trazem um filtro que é mais ou menos e não são assim tão caros (http://www.aquatlantis.com/index.php) e podes normalmente encomendar nas lojas.

 

O sistema de CO2 só é necessário para plantas mais exigentes.

 

Precisas do teste de nitratos e também o de amonia.

 

Quanto a fauna e flora o mais fácil é mesmo veres por ti proprio no http://www.aquahobby.com/age_of_aquariums.php :D

Editado por anonymopt

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o equipamento que ja comprei é este:

 

Aquario jebo R208 de 142L 80x40x55

Iluminação calha t8 3x20w acho eu

Filtro externo jebo 810 cm 2 cestos e faz 900l/h

Termostato 300w nao sei a marca agora

 

 

agora preciso de tudo o resto desde areia ate os peixinhos banana rock

 

o problema é que nao estava a contar que esta segunda fase das comprar podesse ser de valor tao elevada por isso tenho q ir com calma.

 

quanto ao co2, aqueles mais baratos que é uma simples "lata" ligada a um "espressos" dentro do aquario funciona??? é que tenho visto uns kits de co2 a 200, 300euros e vi aquele a 18euritos achei um pouco estranho...

 

vou fazer uma pequena seleçao de plantas e respectivo layout e vou postar aqui mas se quiserem dar ideias de algums plantas para novatos estou de ouvidos e agradeço...

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só deves precisar de co2 se tiveres iluminação elevada e fertilizações adequadas, pois as plantas puxam pelos 3 elementos em simultâneo.

 

Se vais para plantas fáceis não te preocupes muito com o co2.

 

Na área de low-tech terás certamente um tópico com plantas adequadas a esse tipo de aquários que poderás adoptar para o teu.

 

Peixes pleco são incompatíveis com o que queres ter no futuro (Discus).

 

P.S. O aquário da tua namorada tem peixes a mais e que precisam de muita mas mesmo muita água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estive a pesquisar e ja escolhi algumas plantas "de facil manutençao":

 

- Feto de Java (Microsorium Pteropus)

- Musgo de Java (Vesicularia Dubyana)

- Anúbia Anã (Anubias Barteri Nana)

- Valisnéria Anã (Vallisneria Nana)

tambem gosto das Valisnéria Americana (gigantea e natans) mas estas não ficao grandes demais???

 

consigo ter estas sem co2 e fertilizantes???

 

estou a pensar meter uns cocos cobertos de musgo de java como decoraçao/esconderijo para peixes mais timidos. que tratamento dou aos cocos?? agua fervida com sal... etc....

 

os peixes pleco nao sao compativeis com os discos? :P e com os escalares???

 

quanto aos peixes da minha namorada vou oferecer a um amigo e devo fazer daquele aquario uma casa para camaroes... chainsaw

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os cocos podes comprar metades de gelado (normalmente existem em restaurantes) passas bem por água e já tá, ou podes comprar tu um coco e parti-lo.... custa um pouco mas tb se faz, depois é retirar a polpa do coco e ficar só com a casca e passar bem por água.

 

Com essas plantas um fertilizante líquido básico basta.

 

Os plecos ficam enormes, verifica isso, com escalar não sei penso que não haja grandes problemas, mas com plecos é complicado manteres as plantas no areão. Eles por onde passam levam tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro que estou a ouvir os conselhos da malta do forum... e agradeço :girlhitboy:

 

bom de volta as perguntas...

que fertilizante liquido devo comprar? e pastilhas, funciona??

o pleco vou ter q o manter mais uns tempos ate arranjar nova casa para ele mas ele ainda nao é mt grande nao deve fazer estragos nas plantas... pra já...

 

agora os cocos...ja comprei meia duzia de cocos e fiz um pequeno desenho do que quero +/-

Semttulo.jpg

 

A: este coco seria o topo da torre... pode levar terra... a ideia é colocar musgo de java e fazer este cobrir as pernas da torre mas visto eu poder colocar terra nesse sitio podem me aconselhar alguma planta para la...

 

B: estes seriam alguns meios cocos com aberturas para servir de esconderijo para os peixes mais timidos... tambem cobertos de fetos de java...

 

o objectivo é que tudo que for feito com os cocos deve estar disfarçado com plantas.

 

Que vos parece??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só avançando é que ficarás com uma ideia exacta, Não me parece mal mas a torre.... será de vigia? :girlhitboy:

 

Força com isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aquario montado ;)

 

P1020683.jpg

 

levou:

+- 2cm de fertilizante flor´activ 130

+-5 a 6cm de areia quartz preta

canto dir com areia branca onde vai levar um tronco que esta de molho

2cocos

 

o nome das plantas agora nao sei mas vou pesquisar e depois coloco aqui....

 

comentem!!!!!! para a primeira x nao me parece estar mal :D

 

foi mais forte que eu e ja la coloquei 5 peixes de agua fria que estavam no aquario pequeno e estao-s a dar bem....

 

mas que tratamento devo dar ao aquario para o preparar para levar escalares, neos, etc... e quanto tempo +-??

 

 

obrigado a todos que tem ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite,

 

vou fazer uma pequena actualização do que tenho feito...

 

a) testei ph 2x desde a montagem(a 6dias) e deu sempre ph superior a 7.5

 

b) hoje fiz a primeira muda de agua parcial 20l de agua de garrafao com ph 5.5 +/-, meti 5ml de aquatan e 25ml de bio nitrivec da sera.

 

c) coloquei o tronco que estava de molho a 6 dias. teve que levar 2 pedras a fazer peso pois ainda quer flutuar um pouco. :D

 

ficou assim:

P1020688.jpg

 

o que planeio fazer agora...

 

1) amanha tirar os peixes de agua fria, fazer testes de ph,kh e nh3,nh4.

 

se os valores forem ph:7 , kh:5ºdkH e 0,5mg/l no teste da amonia

 

2) meter equipa de limpeza (3 corydoras e 2ancistros) a ver como se comportam...

 

depois queria meter 10 neons, 10bebados ou tetras , casal de ramirezis ou casal de gouramis e para finalizar 5 escalares...

 

* quanto ao escalares, devo meter da mesma estrip ou posso variar sem problema, no caso de possivel acasalamento.

 

 

agradeço criticas e ideias... só assim posso corrigir os meus erros...

 

Cumprimentos

Helder Coutinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o Layout está muito bonito mas na minha opinião e pelo que dizes que tencionas colocar acho que são peixes demais para a litragem que tens procura no forum litros/por peixe.

Quanto aos escalares tenta adquirir todos da mesma estirpe se pretender que façam criação para que não se misturem pois ás tantas deixa de haver puros e passa a haver apenas misturas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

finalmente um comentario... ;)

 

O Layout nao tem nada a ver com o que inicialmente tinha em mente mas tambem acho que acabou por ficar bom, o tronco é um pouco grande e a areia preta esta a começar a se espalhar por cima da branca... mas para o primeiro estou muito contente.

 

Quanto aos peixes ja li algures que devo ter 1L agua por cada 1cm de peixe...e como tal vou ter que abdicar de alguma coisa mas ainda nao decidi o que...

 

Neste momento já tirei os peixes de agua fria e meti 3 corydoras e 1 ancistro...

 

vou fazer melhor as contas e ver que peixes vou ppor afinal...

 

Quanto aos escalares vou fazer como me aconselhou vou comprar 5 da mesma estripe para que formem casal "Puro"....

 

Já agora. supunhamos que dos 5 escalares formo um casal... esse casal fica para sempre formado ou podem haver trocas???

 

porque a ideia é formar o casal e trocar os outros 3 por escalares de outra estripe... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Olá sei que já passou algum tempo mas ainda te lembras onde compraste esse aquário?

Gostei das medidas e da capacidade mas aqui na zona das caldas da rainha não encontro em loja nenhuma.

Se alguém souber onde posso comprar um agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.