Oxigenação?


Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Desde já os meus sinceros parabéns por este magnifico fórum, onde se pode de facto aprender bastante.

 

Mas passemos ao assunto que me traz por cá,

Recentemente adquiri um aqua de 100l, sem plantas naturais e comprei uma EHEIM 2213 classic para este. No manual de instruções manda colocar o tubo de descarga "flauta" superior ao nível da água, contudo como tenho o aqua no quarto torna-se quase impossível tê-lo assim pois a cascata faz algum ruído, mas por outro lado penso que a "EHEIM" manda coloca-lo assim para criar oxigénio, e se estiver errado peço desde já desculpa pela minha ignorância.

Ora a minha questão é a seguinte:

-Se colocar a flauta superior ao nível da água, tenho o aquário oxigenado, ruído para dormir e algumas bolinhas de água no aqua.

-Se colocar a flauta submersa em água, resolvo o problema do barulho, fico sem bolhas de água no aqua mas será que vou prejudicar os meus futuros peixes em relação á oxigenação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Desde que haja agitação da superfície não há problema. Esteja a faluta ao nivel ou submersa. um sinal de falta de oxigenação é veres os peixes todos à superficie a respirar.

 

Abraço

 

Bruno Branco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uhmmm, então não é necessário ter bolhas de água.

Vou subir um pouco mais a flauta ficando esta submersa á mesma, por descargo de consciência, mas penso que tenho agitação suficiente pois a bomba tem um caudal de 450l/h para um aqua de 100l.

Obrigado Bruno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo eu um iniciante na matéria, e peço a algum craneo nesta área que corrija-me se tiver errado, esse caudal é mais que suficiente para o Aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o filtro pode ser suficiente para esse aqua, mas tudo depende da carga biológica que lhe colocamos, ou seja do número de peixes.

 

Quanto á oxigenação, o simples movimento que a saida de água do filtro provoca, faz com que oxigene o aqua. Por isso não necessitas da flauta acima do nivel da água, podes colocar um pouco abaixo e garantir que há circulação à superficie.

 

Também aproveito para te falar nos beneficios que algumas plantas naturais te poderiam trazer. Os peixes defecam, e libertam Amónia(altamente tóxica e mortal) e essa matéria é absorvida pelo filtro, e dentro do filtro estão as bactérias nitrificantes que se alimentam da Amónia e a transformam em Nitrito e Nitrato, este assimilável pelas plantas. Ora sem plantas, não tens nada para te retirar nitrato do aquário, somente as trocas de água.

 

Portanto o conselho que te dou é arranjares plantas, muitas! Plantas saudáveis é sinónimo de peixes saudáveis.

 

E não te esqueças de que as trocas de água são muito importantes (30% semanalmente com água tratada com anti-cloro), ainda mais quando não tens plantas.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Vasco,

Obrigado pela dica, pois clarifica na perfeição todas as minhas duvidas. Quanto ás plantas... isso agora é que já não será facil, contudo meditarei no teu criterio das trocas de água.

E mais uma vez obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas podem ser postas com o areao normal que se compra, é que se desse ainda ia a tempo de as colocar, e já agora de que quantidade mais ou menos é que necessitava pro meu aqua de 100l?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compra Anúbias Nana com fartura, uma Elodea já chega, depois na poda da Elodea vais aproveitando o que cortas e prendes a mais decoração no interior do aquário que ela continua a crescer, essa planta cresce rápido e vai consumir amónia e "oxigenar" a água com fartura também. Essas plantas basta prendê-las a troncos ou pedras no interior do aquário e não precisam de mais que fertilização liquida de vez em quando.

Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compra Anúbias Nana com fartura, uma Elodea já chega, depois na poda da Elodea vais aproveitando o que cortas e prendes a mais decoração no interior do aquário que ela continua a crescer, essa planta cresce rápido e vai consumir amónia e "oxigenar" a água com fartura também. Essas plantas basta prendê-las a troncos ou pedras no interior do aquário e não precisam de mais que fertilização liquida de vez em quando.

 

 

E podem ser plantadas no areão " normal"?

Esse fertelizante liquido pode ser colocado com peixes?

A minha lâmpada é de 30w, é suficiente com 8h de funcionamento?

Desculpem tanta pergunta mas já tenho o aqua montado e há alguns factores que serão relevantes para colocar ou não plantas.

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom as Anúbias não precisam de muita luz, cá em casa tenho um aquário de 31 litros que só tem luz natural da divisão da casa e tem lá uma Anúbia Nana que está toda feliz da vida, não faz folhas novas mas está verdinha e de saúde, esses 30w se apoiados com luz natural onde estiver o aquário chegam. Essas plantas podem ser introduzidas onde entenderes, mas é melhor prender a objectos de decoração, rochas, ou troncos, senão a peixaria vai estar sempre a solta-las isso já me aconteceu LOL. As Elodeas é a mesma coisa, até a flutuar essa planta continua a crescer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom as Anúbias não precisam de muita luz, cá em casa tenho um aquário de 31 litros que só tem luz natural da divisão da casa e tem lá uma Anúbia Nana que está toda feliz da vida, não faz folhas novas mas está verdinha e de saúde, esses 30w se apoiados com luz natural onde estiver o aquário chegam. Essas plantas podem ser introduzidas onde entenderes, mas é melhor prender a objectos de decoração, rochas, ou troncos, senão a peixaria vai estar sempre a solta-las isso já me aconteceu LOL. As Elodeas é a mesma coisa, até a flutuar essa planta continua a crescer.

 

Ok, já coloquei algumas, obrigado Fernando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem muitas plantas que até se dão com areão, mas muitas outras não. Areão por principio é um mau substrato para plantas.

 

O meu conselho é procurares plantas dentro destas: Feto Windelov, Feto de Java, Musgo de Java, Valisnérias, Lotus Tiger Zenkeri, Aponogeton, Anubias, Cryptocoryne Parva. Estou a dar-te nomes de plantas que eu à partida sei que vivem com baixa luz, sem CO2, e com pouca fertilização, pois já as mantive desta forma.

 

Compra muitas se puderes, e faz uma montagem que te agrade. O ideal é comprares através do fórum, sai mais barato.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.