Recommended Posts

Publicado

Ofereceram-me há uns dias dois peixinhos dourados e decidi dar-lhes uma "casa" mais espaçosa, por isso comprei um aquario da aquapor de medidas 420x210x250mm.

Só que fiquei com umas quantas dúvidas:

- após fazer uma pesquisa aqui no fórum e ler um post acerca das bombas de ar, presumi que não são necessárias se existir um filtro, interno neste caso, que faça ondulação na água. Não tenho a placa por baixo do areão, penso que também não seja necessário. Estou correcto?

Coloquei o filtro que vinha com o aquário, mas não tenho a certeza se o terei colocado acertadamente. O filtro é do tipo interno com uma espécie de esponja na parte inferior, e quando em funcionamento faz circulação da água da parte inferior em direcção à parte superior saindo depois pelo bocal existente no filtro. A minha questão é, devo colocar o bocal fora de água, completamente dentro de água ou o mais perto possível do cimo sem estar fora de água?

Montei o filtro completamente debaixo de água, com o bocal a cerca de 4~5 cm abaixo da altura da água, por isso estou com dúvidas se terei feito o mais correcto.

Obrigado desde já pela ajuda.

Publicado:

ao contrário do que se pensa, as bombas de ar apenas servem para provocar agitação a superficie, para que ocorram trocas gasosas. Se tiveres um filtro que provoque essa movimentação, nao precisas das bombas de ar. o filtro pode estar em quaquer sitio que tu vejas que funciona bem (nao suga ar), mas se nao queres usar bomba de ar, tenta coloca-lo uma pouco mais à superficie para que ocorra essa tar agitação.

xico

Publicado:

Uma questão, o filtro que tenho apenas se liga à electricidade, não tem um tubo ligado que suge ar para dentro do filtro.

Já coloquei o bocal à mesma altura da água, penso que seja o suficiente sem precisar da bomba de ar, certo?

Publicado:
Uma questão, o filtro que tenho apenas se liga à electricidade, não tem um tubo ligado que suge ar para dentro do filtro.

Nem precisa do tubo... :)

Já coloquei o bocal à mesma altura da água, penso que seja o suficiente sem precisar da bomba de ar, certo?

Correcto. Como foi dito em cima coloca o a saída da água do filtro de maneira a que consigas alguma agitação "na tona".

Outra coisa, a "bomba de ar" podes usar no verão. Quanto mais agitação criares à superfície (na época do Verão) melhor. Consegues uma melhor oxigenação da água (já que esta vai ficar mais quente) e mais evaporação da mesma (o que vai ajudar a que a água não aqueça tanto).

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

existem alguns filtros internos em que tens a necessidade de colocar um pequeno tubo para sugar o ar do extrior, mas este tubo apenas é utilizado caso vejas que a entrada de oxigénio fica em baixo do nivel da agua!

ja agora.. caso vejas que a agitação causada pelo filtro é pouca por si só, poderás ligar a mangueira da bomda de ár, a entrada de ár do filtro!

quanto a colocação do filtro, caso ligues a bomba da ár a entrada de oxigénio, irás repara que em relação a agitação causada esta irá aumantar (dependendo da potencia da bomba) logo poderás colocar o filtro um pouco mais em baixo em relação a linha da água..

caso não ligues á bomba, poderás ter a necessidade ou não de adaptar um tubo que sugue o oxigénio para o filtro, depende do modelo do filtro!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!