Plantas "atrofiadas" por excesso de luz?!


MigL

Recommended Posts

Eh pah expliquem me uma cena!... num aquazito que tinha para la cometi a "locura" de meter um watt um watt e meio por litro... estou a meter apenas os macro nutrientes.

O problema : as plantas estão a ficar anãs... tipo uma vallisneria com 5 runners e todos eles teem menos de 10 cm de altura! assim como não crescem em altura tambem as folhas de todas elas ficam muito pequenas... não tenho ca fotos... mas se for preciso depois meto! :) alguem sabe do que se trata?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Introduz tb micros. Vais ver que só faz bem.

 

Em relação ás plantas, se calhar o que acontece é que elas estão a reproduzir-se a uma velocidade maior do que a de crescimento.Isso é bom, acho eu!

 

Nuno

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concerteza é carência de nutrientes.

Além de que á medida que aumentas a potência de luz e provocas o aumento do nível metabólico da planta deves aumentar as quantidades dos outros factores que contribuem para o seu desenvolvimento.

No teu caso, os nutrientes (que nutrientes (produto) vais acrescentar?) e injecção de dióxido de carbono. (pela mensagem pareces não ter)

E como estão os níveis de nitratos e fosfatos? E KH?

 

Tudo factores a considerar:-)

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estão as minhas vallisnerias anãs... eu axo ainda mais estranho porque sao das maiores... as de metro... e n crescem mais que 5,6 cm...

vallisnerias_anas.jpg

 

tenho injecção de Co2 caseiro... fosfatos julgo que tenho altos... pq tenho a silica verde...(axo que são os fosfatos que sobem com a silica não são? :oops: ) nitratos e kh n sei... a dureza de estar alta... pois não acrescento aditivos para baixar... e a agua na ericeira é ALTAMENTE dura!

o "Substracto" é um pouco de turfa, areia normal de rio, areao de rio, silica, e um pouquinho de areia de coral.... ou seja... os restos que havia por aqui! :lol:

o ph deve rondar os 8... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda à pouco tempo li um artigo sobre iluminação e segundo esse artigo uma das razões k pode estar na origem desse problema é a cor da luz.

Se a tua luz for demasiado azul as plantas começam a propagar-se quase apenas pelo areão. Atenta ao espectro da tua lâmpada, pois talvez precises de uma luz mais vermelha para uma crescimento mais vertical. :P

Com uma luz muito azul até plantas como nymphoides aquatica ou bacopa moneri que crescem quase so na vertical, começam a crescer como se fossem uma glosso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o problema é o crescimento das Valisnerias certifica-te do nome da espécie. Só a Gigante consegue tamanhos muito grandes. a tortifolia por exemplo tem folhas mais estreitas e não cresce mais do que cerca de 40cm.

Talvez a tua espécie apenas atinja esse tamanho. Por outro lado, é bom a água dura já que experiências concluem que a água mineralizada contribui para o crescimento das vallisnerias.

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, penso que o problema o puer já indicou, embora pela foto mão pareca muita luz, se a tens aumentaste o metabolismo da planta, tens que acrescentar o restante factor a nutrição/CO2.

 

Outro problema que deves ter ai é o areão, deve ser estar muito compacto, isto também é o que me dá a perceber pela foto, o que pode estar a impedir o desenvolvimento das raizes. A planta continua a reproduzir-se mas não se consegue estabelecer-se ficando pequena.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

co2 tenho... e o aqua tem +- 10 litros... por isso tem 1.8 watts...

pois... o areao é compacto... mas as raizes desenvolvem se bem... micro nutrientes e q faltam mesmo q n os ponho... :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais