Recommended Posts

Publicado

Ola boa gente, sou novato nestas andanças e tenho aprendido muito com o que leio aqui no fórum.

O problema que me trás aqui é sobre um peixe papagaio, um laranja, já com 2 meses neste aquário, dono e senhor de todos os cantos e recantos. Esta com cerca de 15 cm´s e parece que não fica por ai.

Hoje, um familiar meu, ao ver o apreço que tenho pelo peixe, ofereceu-me outro, um pouco mais pequeno (cerca de 10cm) e muito pachorrento.

Este foi o inicio dos meus problemas.

O 1º peixe papagaio é um pouco arisco e passa a vida a nadar atrás de outros peixes, mas sem nunca ter acontecido qualquer incidente.

Hoje, assim que coloco o novo papagaio e antigo ficou possesso, penso eu pelo menos, talvez até esse seja o comportamento normal dele, não sei.

É sobre isso que vos venho pedir uma ajuda pois não sei o que fazer.

O antigo não pára de bicar o novo, que ainda por cima deixa ser agredido. Não o larga 1 segundo que seja.

Sem saber o que fazer, optei de momento por colocar o novo num outro aqua mais pequeno para estar a salvo do papagaio mais velho.

Tenho os 2 aquas um ao lado do outro e mesmo assim, o papagaio antigo esta doido, só de ver o outro ali tão perto.

Será que o bicar é explorar e não fazem mal ao outro? Acham seguro colocar os dois para que se habituem ou posso vir a ter um desgosto ao dar com um deles aleijado.

Alguém me pode dar ideias, por favor?

Obrigado

Publicado: (editado)

Olá!

O Papagaio é um peixes cheio de pólemicas por ser hibrído, e há muito gente contra a sua criacção, eu já tive um exemplar, infelizmente faleceu passado 2 anos, mas desconhecia que ele era hibrido, mas mesmo sabendo desse facto, não me importava de ter outro, mas é preferivel que saibas que ele é hibrido.

Secalhar o teu Papagaio está a reagir assim porque o aquario é pequeno, experimenta postar as medidas do teu aquario.

Entretanto é melhor não os juntares porque assim o pequenino pode morrer.

Editado por AndreMira

Cumprimentos, André Mira

Publicado:

Ola André, obrigado pela informação, eu já sabia que era um peixe híbrido e até sei as polémicas que isso trás. Mas não estou aqui para julgar isso. Para mim é um animal de estimação e vou fazer de tudo para cuidar dele. Nota-se o assunto ser polémico pelo numero de resposta a este post.

Seguindo, o meu aquário é de 120l (100x30x40) e tem 5 plantas, pequenas pois o papagaio gosta de dar cabo delas. Habitam também 2 escalares, 4 gupyies e um tubarão martelo.

De momento optei por colocar o mais antigo "de castigo" num aquário mais pequeno para ajudar o novo a ambientar-se ao aquário maior. Não sei se da resultado o castigo, mas nos ultimos dias, foi a unica ideia que tive. Vou manter tudo assim mais uns dias e volto a colocá-los juntos.

Se não resultar, vou ter que arranjar uma casa nova ao novato.

Estes dois exemplares de papagaios já habitaram juntos á alguns meses. Pode ser que seja uma questão de tempo e voltem a confraternizar. Eu gostava que assim fosse!!

Obrigado pelo interesse.

Publicado:

Os guppies é que não tão nada bem ai...O vao acabar por ser comidos, e o tubarao martelo precisas de arranjar um aquario maios para ele, porque ele atinge comprimentos impressionantes.

Quanto aos papagaios só te posso dizer boa sorte com isso, pode ser que eles se habituem um ao outro.

Cumprimentos, André Mira

Publicado:

Boas!

Quero deixar uma pequena dica:

Quando decidires juntá-los novamente, alimenta-os antes, ou em alternativa coloca-os à noite quando apagares as luzes.

Pela experiência que tenho em ciclideos americanos, é normal quando se coloca um novo peixe no aquário, seja mal recebido, principalmente quando se trata da mesma espécie, a menos que seja do sexo oposto. Estou convicto que seria mais bem aceite, por exemplo um oscar do mesmo tamanho....

Também pode acontecer, não estranhava nada, que nunca se venham a entender.

A dimensão do aquário também é pequena para o peixe em adulto....

Cumprimentos

Publicado:

Hoje arranjei nova casa para o peixe papagaio. A calma voltou ao aqua :D

Obrigado a todos pelas dicas!

Publicado:

Eu tive 2 papagaios e nunca tive problemas, mas entraram ao mesmo tempo, agora quando juntei um casal de Nigros e estes tiveram a 1ªpostura, com metade do tamanho dos papagaios, puseram-nos a um canto! Eles não podiam sair do canto... Acabei por oferecer os papagaios, tive pena.. Mas continuam vivos e isso é o mais importante!