wonderman Publicado Janeiro 2, 2005 Publicado Janeiro 2, 2005 boas pessoal! BOM ANO A TODOS! então é assim, passado 1 ano e uns mesitos de entrar neste mundo maravilhoso da aquariofilia (a passadas muitas asneiras também ) queria fazer algo de diferente no aquário, não sei bem, acho que é mesmo uma questão de maior dedicação e empenho, tipo uma subida de "nível" agora a sério, as minhas questões passam por saber se, com um aquário de 60x40x40 com à volta de 75 litros REAIS, com 2 luzes (1x powerglo 15w e 1x aquaglo 15w NOVINHAS EM FOLHA) se me posso entregar a plantas de grande exigência de luz, como por exemplo a riccia, e outras... a flora que se encontra neste aqua é VALISNÉRIAS, ELÓDEAS, ANUBIAS e 1 planta que estou na dúvida se é HIGROPHILA POLYSPERMA ou CERATOPTERIS CORNUTA (acho k esta minha confusão deve-se ao facto do escalar ter algum apetite por estas plantas e elas estarem ratadas :D penso que são de facto HIGROPHILA POLYSPERMA). eis uma foto do aqua: por favor, experts em plantas, ajudem-me respondendo a estas questões: 1 - sempre tive esta duvida com as elódeas: como se podam estas plantas quando estão muito grandes? corta-se a parte de cima??? ou a parte de baixo??? 2 - ainda referente às elódeas, os "filhotes" nascem a meio da planta, voces retiram o filhote e replantam-no ou deixam aquilo ir tendo o rumo natural das coisas? é que sempre que vejo elódeas em fotos ou à venda nas lojas, aparecem como apenas 1 caule, muitas folhas, enormes, e sem filhotes nenhuns... 3 - as luzes e os watts, o ppl toma isso muito em conta, mas os watt´s são apenas a potência que precisamos para as por a trabalhar certo? ou seja, não tem muito a ver com serem fortes ou não o suficiente para chegarem com todas as suas capacidades a providenciar uma boa fotossintese das plantas, certo? a combinação que tenho de luzes é boa, penso eu... 4 - digam-me as vossas preferencias: riccia, musgo de java, ou glosso? (para fazer tipo um "relvado", se bem que o m.java é muito volumoso)... e como se limpam as riccia´s/ m-javas, caso existam algas ou outras coisas??? deve ser bastante problemático! 5 - co2- devo considerar isso? faço caseiro??
Bruno Barreiros Publicado: Janeiro 2, 2005 Publicado: Janeiro 2, 2005 Podes postar por favor algumas fotos das tuas luzes. O meu aqua 62*31*33 só têm uma lampada de 15W e estou a penar comprar outra gostava é de ver a tua calha. Obrigado. Bruno Abraço, Bruno Barreiros
wonderman Publicado: Janeiro 2, 2005 Autor Publicado: Janeiro 2, 2005 olá bruno! conforme pediste, eis umas fotos da minha calha. eu comprei o KIT da HAGEN do aqua de 84 litros (setenta e tal REAIS) que já vinha com esta calha "light-glo" que é EXACTAMENTE para estas dimensões, pois tem os apoios mesmo a coincidir com isto, seja como for se fores a lojas k vendam HAGEN encontrarás lá concerteza aquarios com estas calhas LIGHT GLO. tirado algures de um site da HAGEN: as imagens da minha calha:
Bruno Barreiros Publicado: Janeiro 2, 2005 Publicado: Janeiro 2, 2005 wonderman obrigado pelo post. É que a minha calha (aqua da aquapor de 62cm) leva apenas uma lâmpada e queria meter lá outra. Obrigado. Bruno Abraço, Bruno Barreiros
Recommended Posts