Piece of Natur


Lupper

Recommended Posts

Lê nas instruções quanto deves colocar. Como tens muito poucas plantas, deita só metade da dose recomendada.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Já vi, Obrigado

 

Já estive a pesquisar e estava a pensar num tapete de Utricularia graminifolia

Deverei colocar umas Valisnerias Nanas para tapar o termostato e ainda nao sei que colocar para tapar o filtro.

 

Possivelmente um arbusto de Hemianthus micranthemoides e possivelmente algumas Sagittaria platyphylla

 

Fiz esta escolha na pesquisa no tropica.com possivelmente nao consigo arranjar todas.

 

Ideias e Sugestões POr Favor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas que escolheste não são fáceis de manter. A Utricularia e a Hemianthus requerem mais iluminzação e adição de CO2 de modo a veres todo o seu potencial.

 

Para as manteres devias ter nesse aqua uns 30W de luz, um sistema de CO2 e continuares a fertilizar com o Florena e também Potássio.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao que aconselhas?! Eu queria fazer um tapete e perto do pote fazer um arbusto extenso :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar poderias arranjar a Lilaeopsis Brasiliensis, ou a Echinodorus Tenellus. Ou um tapete de musgo, na volta seria o melhor.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tapete de Musgo não biggrin.png' alt=':biggn:'> Não gosto

 

Estou mais virado para um de Lilaeopsis Brasiliensis

 

Obrigado pela ajuda. biggrin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

o nosso primeiro aquario é sempre aquela pica!!! EU apesar de andar a trocar de aquario e ter apostado num de 270lts ando como tu... nas experiencias

 

O teu tronco é muito porreiro e com um jeito consegues um efeito muito mais elaborado

 

Muita das vezes quando estamos a compor o layout olhamos para o que esta a aparecer mas nao nos lembramos que as plantas vao encher muito,

 

Tapete: aconselho-te glosso. cresce rapido, e tem um verde muito louco

 

desculpa mas tens substrato fertil?

 

a minha sujestao era a seguinte:

tirares o tronco que esta ao alto

tirar as plantas que ai tens e passalas para o plano de fundo (sao plantas altas e nao deveriam estar á frente, ate porque se apostares num tapete.... vai ficar uma coisa a contrariar a outra)

 

reparei que tinhas umas pedras vulcanicas.

por exemplo podes colocar uma pedra por detras do tronco que esta deitado, do lado esquerdo, colocar essas plantas todas por detrar da tal pedra e acrescentar por exemplo umas cyperus helferi que te vao dar mais forma (com um vaso fazes uma festa pois aquilo da um volume upa upa)

 

Outras hipoteses sao as rotalas sp green ou umbrosum

 

uma coisa que resulta em termos de profundidade é teres um declive forte no areao, ou seja parte de tras mais alta e parte da frente mais baixa

 

quanto mais tu juntares mais forma te vao dar e te garanto que os verdes dao outra vida.

 

eu tb tenho um de 21lt e ve o efeito que da com dois paus e 2 plantas (link: plantado de 270lt

IMG_3974.jpg

a junção dos paus e passado duas semanas ja esta a desaparecer e as plantas a tomar conta do assunto

 

a iluminação basta-te 1wt por lt

 

Co2 faz com uma garrafa de cola das pequenas com a receita abaixo:

é a que tenha a bombar no pequenino

agua morna

1 colher de café (aquela pequena) de bicarbonato

1 colher de café de fermento em pó

um pouco menos de 1 chicara de açucar.... uns 4/5 de chavena

 

areao:

tenta pesquisar na net areia para filtro de piscina

tem um tom beje, a granulometria é boa para plantar e é super barato.... 11euros para 25kg

 

A fertilização:

esse vai ser a minha proxima aventura!

 

Bem, entende estes opinanços como construtivos e vai dando continuidade á evolução do teu aqua

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esqueci-me de frisar o seguinte, a echinodorus tenellus vai ser dificil de encontrar e vai-te custar uns 5euros o vaso! enquanto os outros ficam-te a 2,90

 

tb te digo que a nivel de fertilização vai precisar de micros e macros (um composto so) e depois adicionar em separado ferro e potassio

 

Eu estive ontem na avipeixe a falar com o funcionario que me tem dado alguma ajuda e ele dizia que com tres frascos fazias a festa

 

Abraço

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desde já agradeço a sua ajuda. Mas se ler o resto do topico verá que o aquario nao tem o tronco :D

O tronco ficou apenas uma semana no aquario. A descrição actual do aquario está na primeira pabina num dos ultimo posts.

 

Glosso - Registado ;)

 

Co2 faz com uma garrafa de cola das pequenas com a receita abaixo:

é a que tenha a bombar no pequenino

agua morna

1 colher de café (aquela pequena) de bicarbonato

1 colher de café de fermento em pó

um pouco menos de 1 chicara de açucar.... uns 4/5 de chavena

 

Se me pudesse dar mais opiniões sobre esta mesma receita. Modo de utilização.

 

 

P.S.: Gostei do que fez com o seu aquario de 21lt. Ficou muito bom

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;) onde esta o tonco :cry4::roll:

 

hehe - ok ja vi... Sem tronco!

Trata-te por tu sff

 

olha a ideia que aqui foi dada de colocar umas plantas a sair do pote foi muito curtida.

 

se deres uma forma ao fundo, em que tenhas mais efeito 3d maior te parecerá o tanque.

 

tenho visto trabalhos de pessoal com aquas assim como este brutais

 

eu prefiro um areao mais fino, acho que tb favorece a ilusao de espaço.. mas isto sao gostos

 

Outra tecnica que li algures era de posicionar os obejctos (troncos, potes, etc) era de colocar numa obliqua

 

Sem duvida que este hobby é muito amplo e apaixonante

ve uns workshops no youtube por exemplo do oliver knot, do nosso Filipe Oliveira (FAAO) e muitos outros que nos permitem aprender muito mais

 

A receita:

 

Os ingredientes vieram do continente. copiei estas medidas de um site brasileiro

garrafa com furo na tampa, tubo com cola e pedra difusora (ja vi com bucha de madeira e diziam que era mlhor)

ingredientes na agua morna para acelerar o processo, abanar, fechar garrafa e passado 1h tens co2 a bombar

 

na net tens inumeras receitas de co2 caseiro

 

È aproveitar aquas deste tamanho para curtir uns layouts e gasta-se muito pouco comparado com aquas maiores (com atenção á fauna, concordo sem duvida)

 

Have fun

 

Sérgio

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha a ideia que aqui foi dada de colocar umas plantas a sair do pote foi muito curtida.

 

Qual poderei colocar?

 

Como tapete vou seguir a tua sugestão e vou colocar glosso. Se encontrar.

 

Sérgio, Dei uma olhadela no teu planeamento do aquario. E estava interessado em colocar um arbusto de Staurogyne repens mas vi que tem mais exigencias em questão de iluminação. O que achas?! Com as 2x8W T5 nao chega!?

 

Gostei da Sagittaria platyphylla mas requer uma grande exigencia de ilukinação. Se houver alguma parecida, estou a falar da fisionomia das folhas, ajudem-me sff

Editado por Lupper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30-10-2010

 

Tempreatura: 26ºC

pH: 7.2

NO2: 0

Amonia: 0

Fertilizante: Sera Florena

 

Comentário:

Arranjei melhor os musgos nas pedras e no pote, para o crescimento mais rápido. Coloquei mais pedras com algum musgo. Esta última semana não houve baixas, felizmente, e notei um crescimento significativo dos cardinais. Este fim-se-semana não conseguirei ir á loja comprar as plantas. Tenho plano para a compra de Glosso, umas Valisnerias e Staurogyne Repens.

Editado por Lupper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual poderei colocar?

 

Como tapete vou seguir a tua sugestão e vou colocar glosso. Se encontrar.

 

Sérgio, Dei uma olhadela no teu planeamento do aquario. E estava interessado em colocar um arbusto de Staurogyne repens mas vi que tem mais exigencias em questão de iluminação. O que achas?! Com as 2x8W T5 nao chega!?

 

Gostei da Sagittaria platyphylla mas requer uma grande exigencia de ilukinação. Se houver alguma parecida, estou a falar da fisionomia das folhas, ajudem-me sff

 

 

OI

 

A glosso se nao encontrares em lojas ve no site da water revolution, estao em coimbra mas enviam para todo o pais.

 

A staurogyne é muita louca mas se leste no meu topico é daquela que nao se encontra em lado nenhum, mas envio-te pm com mail de alguem que pode ajudar.

 

A iluminação nao é assim tao fraca, o teu aqua tem 20lt mas tendo em conta que tens areao, filtro, inertes esse volume sera inferior certo! e como tal vais ter um racio aproximado de 1wt/lt que do que tenho lido é o ideal

 

Ganhavas algum espaço em mudares esse filtro ou por um externo dos pequenos (por ex da boyu) ou um de cascata (o que tenho no meu de 21lt custou 6euros e acho que é forte de mais)

 

Quanto a plantas parecidas, dou-te uma ajuda. Vai ao link abaixo e faz o download do pdf da tropica e ai teras os nomes, as exigencias, dificuldades e algumas fotos.

 

Tropica guide

 

A propria glosso pode vir a sair de dentro do pote (mas ai teria que ter substrato la dentro) ou por exemplo riccia que pode ser amarrda a uma pedra e ficar ali a brotar aquele verde.

 

Mas sao ideias e segue sempre o teu gosto e como achas que esta ou pode ficar melhor

 

Vai dando noticias

 

Sérgio

270 Lt - Alva

Sergio Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK Obrigado

 

Em relação ao filtro vou ver o que posso arranjar... Deverei por um de cascada depois verei isso...

 

Em relação aos substrato dentro do pote ate nao e mal pensado com glosso a sair

Vou fazer o download do pdf e vou estudar bem as coisas xD

 

Obrigado pelas ajudas.

Editado por Lupper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

04-11-2010

 

Tempreatura: 26ºC

pH: 7.2

NO2: 0

Amonia: 0

Fertilizante: Sera Florena

 

Comentário:

Como alguns utilizadores e memmbros aqui do forum me aconselharam a colocar umm sistema de CO2, eu segui esse conselho e fiz um caseiro. Ainda nao está dentro do aquario, está num globo com umas plantas, que coloquei á experiencia dentro de agua, paar ver se está alguma coisa de errado com o CO2.

 

A minha valisneria está a ficar amarela, vou meter o sistema e vou ver a evolução dela. Hoje coloquei os fertilizantes pode ser que ela floresça.

 

Ainda nao tive tempo de ir a loja comprar as plantas que quero para finalizar o aquario.

 

É só!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho vos pedir uma ajudinha...

 

Eu montei o sistema de CO2 mas nao venho bolhas nenhumas nas plantas :)

 

eu fiz esta receita.

 

- Uma garrafa plástica de 1,5 litros semi-opaca com tampa de enroscar

- Um tubo de ar idêntico aos usados com as bombas de ar

- Fermento biológico (Fermipan, por exemplo)

- Bicabornato de sódio (encontra-se nos hipers geralmente junto ao sal)

- Açúcar normal

- Pequena pedra difusora

- Silicone ou cola de pistola

- Água

- Válvula anti-retorno (para o caso de a garrafa ficar a um nível inferior ao aquário)

- Tesoura ou berbequim (para fazer um pequeno furo na tampa)

- Chávena de chá e colher de chá (para medir quantidades)

 

 

Mas como o aquario e pequeno nao coloquei as medidas que estao aqui, e como nao tinha fermento biologico coloquei um normal...

 

O que fiz mal?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

O que fizestes mal foi não uzares fermento biologico,têm

que ser fermento biologico,sem quimicos,e a tampa da

garrafa têm que ser izulada com cola de aquários,a garrafa

têm que ser de refesgirante com gaz,porque a tampa têm

um plastico que não deixa sair a perção.

Cump: A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização:

Mudança de nome

 

pon.png

 

Em relação ao CO2 estou a reunir o essencial para a criação do mesmo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já não se coloca gelatina??

 

 

A gelatina não é obrigatória, no entanto se usada, fica a bombar por mais tempo porque as bactérias não conseguem chegar ao açúcar tão rapidamente

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com a morte dos meus ottos, terei de comprar outro que faça o trabalho que este estava a fazer. Estava a pensar num ancistru. Terei essa oportunidade?! Poderei colocar um no aquario?

 

Temperatura 26º

pH: 7.2

Editado por Lupper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com a morte dos meus ottos, terei de comprar outro que faça o trabalho que este estava a fazer. Estava a pensar num ancistru. Terei essa oportunidade?! Poderei colocar um no aquario?

 

Temperatura 26º

pH: 7.2

 

 

deende da fauna que fauna vais por?

os ancistrus crecem até 30 CM!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ancistrus crescem ate 15cm

 

Eu tenho 4 cardinais e um guppy.

Editado por Lupper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.