Piece of Natur


Lupper

Recommended Posts

Boas,

 

Finalmente consegui fazer o meu aquário de agua doce. Deixo aqui o setup e uma foto. Tinha pensado numa coisa mais criativa com todos da montagem do aquário mas esqueci-me :( Tirei apenas uma quando acabei.

 

Setup:

Aquário: 41.5x20x25

Aquecedor: TetraTec 50W

Filtro: Filpo 300 4.5W

Substrato: Sera Floredepot 2.4KG

Iluminação: Lúminária Dupla 2x8W T5

Flora: Musgo de Java; Esta não tenho a certeza nem me lembrei de ver :medieval_mace: mas tive a ver e parece-me uma Rotala sp. ''green''

 

Foto:

imagemfinal.jpg

Os meus dotes fotográficos são fracos eheheh

 

 

Gostava de sugestões de melhoramento.

 

 

Sem Mais,

Lupper

Editado por Lupper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Lupper!

 

Antes de mais parabéns pelo teu primeiro aquario! :blink:

também sou principiante e sei bem o quão orgulhosos nos sentimos do nosso "pequenino"!

 

A primeira coisa que noto é que aquele aquecedor está a mais. Para um aquario pequeno não é necessário aquecimento, a propria lampada chega! e assim também ganhas mais espaço lá dentro :blink: (ganharias ainda mais espaço se arranjasses um filtro de cascata, mas escusas de tar a gastar € nisso agora)

 

Quanto ao layout, é uma questão de gostos! Para mim, está um pouco caótico! dá uma vista de olhos neste post: Noções Basicas de Layout. Eu agruparia um pouco mais as plantas tipo no canto e depois ia ficando menos denso até ao outro canto (espero ter-me feito entender eheh)

 

Que fauna vais colocar ai?!

 

Força nisso e mantem-nos actualizados :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já muito obrigado pela ajuda. Bem tive de fazer umas mudanças no aquecedor. E ganhei espaço no aquário. E amanha irei recolocar as plantas penso que não iram criar raízes assim tão rapidamente. E farei com que o aquario pareça maior.

 

Sim, o aqua e pequeno mas penso que um aquecedor tem de levar sempre, penso eu. mas isso sou eu que ainda sou iniciante.

 

Bem, em relação á flora ainda não sei mas um bettas, guppys ou mesmo um cardume de tetras se me apaixonar por alguma especie.

 

A sua ajuda em relação ao Layout com o tronco ficaria melhor em tipo "Ilha". ou estou enganado?

 

 

EDIT: Em relação ou fundo que se ve a parede estou a pensar em colocar um papel autocolante fosco ou coloco mesmo aqueles paineis todos bonitinhos.

Editado por Lupper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive de mudar ;)

 

O tronco estava a fazer com que agua ficasse turva e também ocupava muito espaço no aquario. Irei colocar umas pedras e muito mais plantas antes de colocar os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, o aqua e pequeno mas penso que um aquecedor tem de levar sempre, penso eu. mas isso sou eu que ainda sou iniciante.

 

Colega,

 

Não sei se este princípio é sempre válido.

 

Penso que a comunidade de peixes que pretendes instalar, a temperatura da água e a sua variação são principais parâmetros que devem orientar a utilização de um aquecedor.

 

Um aquário com este volume facilmente atinge os 27 ~28º no Verão (no sul de Portugal por exemplo) sem um aquecedor.

 

Em função da fauna, acredito que durante o Inverno o aquecedor seja importante.

 

Paulo Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela opinião pcardoso

 

Deixo aqui as ultimas fotos. Fiz modificações do aquario.

dsc01244a.jpg

 

Proximas modificações serão o painel que sempre que vou a loja esqueço-me :D

 

E esperar que o musgo cresça mais um bocado para colocar la os peixes.

 

As plantas estão tombadas mas deve ser porque estão á pouco tempo no aqua. Dou-lhes mais uma semana se nao endireitares tenho de comprar fertilizante.

 

Penso num futuro colocar mais plantas altas. Na parte de trás do aqua. Uma sugestão que queria que me dessem e se coloco um painel todo bonitinho ou se coloco um papel reflector ou mesmo opaco.

 

Se me puderem dar sugestões de plantas era fixe.

Editado por Lupper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que conseguirias construir uma paisagem mais interessante e esteticamente mais apelativa se lesses algo sobre aquascaping. Há princípios muito elementares que, seguidos no seu sentido mais simples, tornam de facto a paisagem do aquário mais agradável.

 

Embora tenhas simplificado o projecto ele peca por não possuir nenhuma estrutura que lhe dê um sentido estético agradável.

 

Cria uma composição com a flora, agrupando-as em ilhas ou a complementar um arranjo de pedras. Orienta os teus elementos seguindo um dos esquémas básicos.

 

Esqueçe a ideia de "muito mais plantas". Razões para isto: 1. és novo nisto e 2. tens um aquário mínimo.

 

É apenas uma opinião.

Editado por pcardoso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o aquário mínimo e é difícil contornar isso. Penso que não devamos levar tudo á regra.

 

Este aquário será para uns tempos em principio na época do natal comprarei um novo aquário maior e este poderá ficar como maternidade. Este pequeno projecto será apenas para aprender umas coisas e colocar em pratica varias ideias, ao mesmo tempo que vou aprendendo algumas coisas por aqui para serem aplicadas nesse novo aquário.

 

Este também servirá para conhecer mais espécies de peixes e ver o comportamento deles para que depois não corra riscos mais tarde.

 

Vou esperar para que estas plantas cresçam e meter la habitantes e depois veremos o que se passa.

 

Mas Obrigado pela sua ajuda pcardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que o aquário é pequeno mas dá para ir trabalhando a nível de estética (aquascaping) e flora (desde que não morra).

 

 

Chamada de atenção:

Este também servirá para conhecer mais espécies de peixes e ver o comportamento deles para que depois não corra riscos mais tarde.

 

Para isto existe literatura e deve-se sempre ler bastante antes de comprar animais, pois são eles que vão sofrer com os nossos actos.

 

Estás a afirmar que mais vale correr riscos agora do que mais tarde, qual a diferença para os animais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

dsc01375o.jpg

 

Descrição:

Primeiro e único áquario neste momento

 

Aquariofilista:

Fábio Silva

 

Dimensões(CxLxA):

41.5x20x25

 

Volume Bruto/Util:

20.75L Brutos

 

Filtragem:

Filtro 4.5W

 

Aquecimento:

TetraTec 50W

 

Alimentação:

Apenas Flocos

 

Iluminação:

2x 8W

 

Substrato:

Sera Floredepot

 

Decoração:

Rochas

Pequeno pote

 

Cenário:Papel azul

 

Temperatura: 26ºC

 

Ph: 7.2

 

GH: -

 

Kh: -

 

Nitratos: 0

 

Flora:

Rotala sp. 'Nanjenshan' (?)

Musgo de Java

Vallisneria nana (?)

 

Fauna:

4 cardinais, 1 guppy macho, 2 ottos

 

 

Outras informações:

TPA's semanas de cerca de 20%

 

 

Ultima Actualização:

11-10-2010

 

Mais Fotos :

 

dsc01378p.jpg

 

dsc01379x.jpg

 

dsc01383zt.jpg

 

Outras Observações:

Ontem desapareceu um guppy macho, procurei em todo o lado ate no chão e nada. Bem, devo colocar outro ou mais cardinais e uns camaroes. Se me pudessem ajudar em como variar a comida dos meus peixes agradecia.

 

Nota: Setup do aquario completada apartir de recursos fornecidos pelo forum ciclideos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta semana devo fazer um novo update. Vou tentar ir omprar novas plantas para encher mais o aqua.

 

E Obrigado Milka.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

 

E vou tentar melhora-lo ainda mais em questão de Flora..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dsc01393wq.jpg

 

Descrição:

Bem, Este aquario ainda está um pouco fraquinho, mas conto com voces e a vossa experiencia para me ajudarem. bigsmile O Objectivo e torna-lo num plantado.

 

Aquariofilista:

Fábio Silva

 

Dimensões(CxLxA):

41.5x20x25

 

Volume Bruto/Util:

20.75L Brutos

 

Filtragem:

Filtro 4.5W

 

Aquecimento:

TetraTec 50W

 

Alimentação:

Apenas Flocos

 

Iluminação:

2x 8W

 

Substrato:

Sera Floredepot

 

Decoração:

Rochas

Pequeno pote

 

Cenário:Papel azul

 

Temperatura: 26ºC

 

Ph: 7.2

 

GH: -

 

Kh: -

 

Nitratos: 0

 

Flora:

Rotala sp. 'Nanjenshan' (?)

Musgo de Java

Vallisneria nana (?)

 

Fauna:

4 cardinais, 1 guppy macho, 1 otto

 

Outras informações:

TPA's semanas de cerca de 20%

 

Ultima Actualização:

25-10-2010

 

Mais Fotos :

 

dsc01394h.jpg

 

dsc01395n.jpg

 

dsc01396zc.jpg

 

dsc01398yw.jpg

 

Observações:

A minha idealização para a mudaça do aquario seria acrescetar um tapete de parvula ou cuba, ou mesmo outra parecida e meter mais algumas plantas para fazer um layout triagular para a frente. Agradeço imensas opiniões de mudança. Preciso de muitas :D

 

Nota: Setup do aquario completada apartir de recursos dados pelo forum ciclideos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a falar de compatibilidades.

Boas Lupper! Longe de mim querer tirar-te a energia que deves estar a sentir com o primeiro aqua, mas quando falas em compatibilidades não pude deixar de intervir.

 

As compatibilidades investigam-se na net. Cardinais precisam de PH ácido (+- 6.0), os Guppys um PH alcalino (+-8.0). Se fosse a ti trocava o Guppy por mais um Cardinal na loja onde o compraste. Essa água naturalmente vai tender a acidificar (caso não tenhas nada que te vá aumentando o PH), e o Guppy acabará por viver num PH ácido.

 

Mas vá, continua com força e entusiasmo, e nunca te esqueças que um simples peixe vale tanto como o mundo inteiro para a Natureza. És o Deus deles agora, e só tu podes decidir se queres ir por uma linha de rigor, ou por uma linha mais descontraída, mas que poderá significar a perda de vidas animais, que valem tanto como a minha ou a tua.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço a intervenção.

 

Já tenho os cardinais e o guppy á umas 2/3 semanas e está tudo bem.

 

Vasco matos será que me pode dar uma ajuda em relação á flora?!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já, acho que devias aos poucos encher mais o aqua com Flora, colocando as plantas nos locais que te pareçam melhor. Eu arranjava umas valisnérias e tapava o filtro de um lado e o termostato do outro, o equipamento deve-se ver o menos possivel, e arranjava musgo e colocava dentro do pote.

 

Depois precisas de um fertilizante para as plantas, para começar arranja um fertilizante da SERA ou da TETRA, que contenha Micros e Potassio.

 

Depois, arranjava mais pedras. O que eu faço é ir a um jardim ou uma mata, e "colher" algumas pedras, umas maiores, outras médias e outras mais pequenas, todas do mesmo tipo.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado

 

Sim apartir de agora vou enriquecer o aquario em flora. pois como e obvio colocar ali mais peixes nem pensar.

 

Em relação as Valisnerias qual me aconselha?!

Em relação ao musgo eu tenho debaixo do pote para ver se ele cresce para cima e cobre o pote (nao me parece mas vou tentar)

 

Em relação as pedras tenho mais das que tenho no aquario.

 

Fertilizante, nunca utilizei. :o

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação as Valisnerias qual me aconselha?!

Em relação ao musgo eu tenho debaixo do pote para ver se ele cresce para cima e cobre o pote (nao me parece mas vou tentar)

Eu colocaria a Valisnéria Americana (a mais fina), ou a Mini-twister. O musgo há-de crescer!

Editado por Vasco Matos

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK Vou analisar as plantas e depois coloco aqui para pedir opiniões.. E vou colocar mais pedras mas nao sei onde :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero opiniões :animal_fish:

 

Vasco segui a tua sugestão e já comprei o fertilizante (Sera Florena). mas ainda nao sei quando aplicar. Diariamente, depois das TPA's.

 

Ajudem-me por favor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.