Ajuda sobrepostura de escalares


Puto_Grande

Recommended Posts

Boas, Eu tenho um aquário com 6 escales, onde me parece já ter identificado 2 casais. Pois já dei com duas fêmeas a desovar, uma delas por 2 vezes.. quando verifiquei isto fui comprar um cone para desova, tendo a fêmea do segundo casal feito já lá a sua desova ontem..

Sendo sobre esta desova que gostaria de falar um pouco.

Então ontem quando dei por isso da desova, quando vi a fêmea a por os ovos e o macho a passar por cima dos mesmos fiquei radiante, e fui apreciando o

'espectaculo'. Quando não é o meu espanto que passado uns minutos da desova dou com os 'Papas' e outro escalar a comer tds os ovos não restanto nenhuns.

Agora pensei em comprar um novo aquário para dividir estes casais, acham que é uma solução acertada?

De quanto em quanto tempo são feitas desovas?

 

Desde já obrigado ;)

Cumprimentos

--

Diogo Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sim é a solução acertada. Se pretendes ter sucesso na criação de escalares, deves ter os casais divididos ou colocar só os ovos num aquário à parte. De qualquer forma, pelo que contas, o casal a que te referes deve ser inexperiente para deixar os outros comerem-lhes os ovos. Assim, nos primeiros tempos, mesmo que deixes este casal isolado os ovos não irão eclodir. No início o macho não fertiliza em condições e o próprio casal tem de aprender com o tempo a cuidar dos ovos convenientemente. É deixá-los fazer posturas até que há-de haver uma em que nasçam os alevins.

 

Eu tenho três casais de escalares no mesmo aquário. Para ter sucesso na criação coloco os alevins recém-nascidos num aquário à parte e eles crescem.

 

As desovas ocorrem sensivelmente de 15 em 15 dias.

 

isto

 

Espero ter ajudado.

Editado por Vang

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma correcção: as posturas podem ocorrer a periodos diferentes.

 

Normalmente 15 em 15 dias, mas chegam a ser de 5 em 5 ou de 20 em 20 dias.

 

Tanto quanto tenho observado dependem da temperatura, do tamanho dos pais e da qualidade da água.

Pode haver mais factores, mas não os tenho documentados.

 

PauloA :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já muito obrigado, sim os escalares são muito inexperientes como referiu, pois são os últimos dois que comprei.. Lá em casa tem uns 3 meses, e nem sei se chega a isso e foram comprados mt pequenos.. :) Agradeço o endereço do ficheiro PDF, mas também já tinha lido.. :D Tou mesmo a pensar comprar um novo aquário.. Para eles estarem mais a "vontade". Já agora aproveito para perguntar se as dimensões que estava a pensar estariam correctas.. estava a pensar num aquário de 90Cm de largura 40 Cm profundidade e 50cm de altura, dividido em 3 partes. Acham que fica com pouco espaço para os casais em cada parte?

Aproveito para perguntar tb como se faz ecludir a arteria (o alimento para os alvins, não sei se estou a usar nome correcto :S) ?

 

Mais uma vez mt obrigado.

Cumprimentos

--

Diogo Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já muito obrigado, sim os escalares são muito inexperientes como referiu, pois são os últimos dois que comprei.. Lá em casa tem uns 3 meses, e nem sei se chega a isso e foram comprados mt pequenos.. :music_singguitar: Agradeço o endereço do ficheiro PDF, mas também já tinha lido.. :music_singguitar: Tou mesmo a pensar comprar um novo aquário.. Para eles estarem mais a "vontade". Já agora aproveito para perguntar se as dimensões que estava a pensar estariam correctas.. estava a pensar num aquário de 90Cm de largura 40 Cm profundidade e 50cm de altura, dividido em 3 partes. Acham que fica com pouco espaço para os casais em cada parte?

Aproveito para perguntar tb como se faz ecludir a arteria (o alimento para os alvins, não sei se estou a usar nome correcto :S) ?

 

Mais uma vez mt obrigado.

 

Boas,

 

Desculpa a demora mas só agora é que vi o post.

 

90 cm de largura parece-me pequeno para dividir em três. O ideal era arranjares uns cubos de 40 ou 50 cm, um para cada casal (isto na minha opinião, cada um tem o seu método).

 

Há vários tópicos a explicar como eclodir artémia e é de facto a melhor forma de alimentar os alevins. Como acho que eclodir artémia é um processo relativamente chato, compro comida líquida para alevins de ovíparos (JBL Nobil Fluid) e posso dizer-te que tenho sucesso na alimentação dos pequenos. E a embalagem dura muito tempo. A partir dos 25 dias, mais coisa menos coisa, podes começar a mudar-lhes a alimentação aos poucos (flocos triturados, artémia triturada, etc).

Cumprimentos,

André Basílio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais