Recommended Posts

Publicado

Boas, Eu tenho um aquário com 6 escales, onde me parece já ter identificado 2 casais. Pois já dei com duas fêmeas a desovar, uma delas por 2 vezes.. quando verifiquei isto fui comprar um cone para desova, tendo a fêmea do segundo casal feito já lá a sua desova ontem..

Sendo sobre esta desova que gostaria de falar um pouco.

Então ontem quando dei por isso da desova, quando vi a fêmea a por os ovos e o macho a passar por cima dos mesmos fiquei radiante, e fui apreciando o

'espectaculo'. Quando não é o meu espanto que passado uns minutos da desova dou com os 'Papas' e outro escalar a comer tds os ovos não restanto nenhuns.

Agora pensei em comprar um novo aquário para dividir estes casais, acham que é uma solução acertada?

De quanto em quanto tempo são feitas desovas?

Desde já obrigado ;)

Cumprimentos

--

Diogo Lopes

Publicado: (editado)

Boas,

Sim é a solução acertada. Se pretendes ter sucesso na criação de escalares, deves ter os casais divididos ou colocar só os ovos num aquário à parte. De qualquer forma, pelo que contas, o casal a que te referes deve ser inexperiente para deixar os outros comerem-lhes os ovos. Assim, nos primeiros tempos, mesmo que deixes este casal isolado os ovos não irão eclodir. No início o macho não fertiliza em condições e o próprio casal tem de aprender com o tempo a cuidar dos ovos convenientemente. É deixá-los fazer posturas até que há-de haver uma em que nasçam os alevins.

Eu tenho três casais de escalares no mesmo aquário. Para ter sucesso na criação coloco os alevins recém-nascidos num aquário à parte e eles crescem.

As desovas ocorrem sensivelmente de 15 em 15 dias.

isto

Espero ter ajudado.

Editado por Vang

Cumprimentos,

André Basílio

Publicado:

Só uma correcção: as posturas podem ocorrer a periodos diferentes.

Normalmente 15 em 15 dias, mas chegam a ser de 5 em 5 ou de 20 em 20 dias.

Tanto quanto tenho observado dependem da temperatura, do tamanho dos pais e da qualidade da água.

Pode haver mais factores, mas não os tenho documentados.

PauloA :)

Publicado:

Desde já muito obrigado, sim os escalares são muito inexperientes como referiu, pois são os últimos dois que comprei.. Lá em casa tem uns 3 meses, e nem sei se chega a isso e foram comprados mt pequenos.. :) Agradeço o endereço do ficheiro PDF, mas também já tinha lido.. :D Tou mesmo a pensar comprar um novo aquário.. Para eles estarem mais a "vontade". Já agora aproveito para perguntar se as dimensões que estava a pensar estariam correctas.. estava a pensar num aquário de 90Cm de largura 40 Cm profundidade e 50cm de altura, dividido em 3 partes. Acham que fica com pouco espaço para os casais em cada parte?

Aproveito para perguntar tb como se faz ecludir a arteria (o alimento para os alvins, não sei se estou a usar nome correcto :S) ?

Mais uma vez mt obrigado.

Cumprimentos

--

Diogo Lopes

Publicado:
Desde já muito obrigado, sim os escalares são muito inexperientes como referiu, pois são os últimos dois que comprei.. Lá em casa tem uns 3 meses, e nem sei se chega a isso e foram comprados mt pequenos.. :music_singguitar: Agradeço o endereço do ficheiro PDF, mas também já tinha lido.. :music_singguitar: Tou mesmo a pensar comprar um novo aquário.. Para eles estarem mais a "vontade". Já agora aproveito para perguntar se as dimensões que estava a pensar estariam correctas.. estava a pensar num aquário de 90Cm de largura 40 Cm profundidade e 50cm de altura, dividido em 3 partes. Acham que fica com pouco espaço para os casais em cada parte?

Aproveito para perguntar tb como se faz ecludir a arteria (o alimento para os alvins, não sei se estou a usar nome correcto :S) ?

Mais uma vez mt obrigado.

Boas,

Desculpa a demora mas só agora é que vi o post.

90 cm de largura parece-me pequeno para dividir em três. O ideal era arranjares uns cubos de 40 ou 50 cm, um para cada casal (isto na minha opinião, cada um tem o seu método).

Há vários tópicos a explicar como eclodir artémia e é de facto a melhor forma de alimentar os alevins. Como acho que eclodir artémia é um processo relativamente chato, compro comida líquida para alevins de ovíparos (JBL Nobil Fluid) e posso dizer-te que tenho sucesso na alimentação dos pequenos. E a embalagem dura muito tempo. A partir dos 25 dias, mais coisa menos coisa, podes começar a mudar-lhes a alimentação aos poucos (flocos triturados, artémia triturada, etc).

Cumprimentos,

André Basílio