duvida sobre estrelizador UV


Recommended Posts

boas tenho uma pequena duvida.

 

tenho um filtro externo eheim 2213.

 

há uns tempos aquiri um estrelizador UV da jebo de 11w externo.

 

o meu aquario ganha verdete como se nao tivesse o UV.

 

a duvida é a seguinte:

 

será por eu ter o filtro UV a estrelizar a agua filtrada que sai do filtro?

 

será que tenho que por o UV a estrelizar a agua antes de ser filtrada?

 

aguardo respostas.

 

obrigado

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Pessoalmente colocava à saída do filtro, ou preferencialmente com uma bomba própria para o efeito.

 

Agora se tens o aquário com "verdete" pode ser de vários factores! Lâmpada do UV no fim de vida, pouco tempo ligada, sujo interiormente, exposição solar no aquário em demasia. Enfim, pode haver várias causas para isso! Vai por partes, até que a situação se resolva.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o UV compreio á cerca de 2/3 meses, fica o dia todo ligado, nao apanha luz solar o dia todo.

 

por isso leva-me a estranhar.

 

tenho o uv a estrelizar a saida de agua filtrada.

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Todo o dia ligado? Qual é a capacidade do aquário e o setup? Quando me referia à luz solar directa, era no aquário propriamente dito, não era no filtro.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario nao apanha luz solar. o aqua tem aproximadamente 60lts tenho c02 pressurizado luz propria.

 

á e o aquario tem um tipo de verdete tipo sarampo, á pintinhas e sao "lixadas" de remover com o limpador de iman...."

Editado por David Cabete
Substituição de um adjectivo mais apropriado.

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Coloca uns "motociclos" no aquário que eles tratam disso. Tenho a impressão que o UV não está nas melhores condições!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que sao motociclos? eu acho estranho que o uv esteja lixado porque o comprei a muito pouco tempo. ~de noite ve-se uma luz violeta.

 

ouvi dizer que era melhor ser o UV a estrelizar a agua suja antes de entrar no filtro. n sei se é vedade mas aguardo opinioes...

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

São otocinclus, pequenos peixes devoradores de algas. Ou isso ou umas Neritinas. Reduz no tempo em que o UV está ligado, reduz na comida dada aos peixes são mais duas hipóteses.

 

Pessoalmente, e acho que já disse isso, prefiro ligar o UV à saída do filtro, ou melhor ainda, como uma bomba independente.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Directamente não, mas julgo que por estar 24 horas por dia ligado, alguns micro organismos e bactéricas que possam impedir as green spots possam também ser aniquilados. Mas esperemos que mais alguém dê uns bitaites sobre o assunto.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros

No vosso dialogo está a faltar uma pequena coisa

Uma lampada de UV C só é 100% funcional se a passagem de àgua por ela não ultrapassar x litros hora.

Se na ligação que está feita o filtro tiver um fluxo de agua muito superior, oresultado será práticamento nulo.

 

1 - Ver o fluxo do filtro

2 - Ver o fluxo máximo e minimo para a lâmpada de UV

3 - Fazer a ligação, sempre à saida do filtro, regulando o fluxo de água com um T e torneira para o UV ou montar uma bomba com o fluxo desejado, mas a solução melhor é a primrira.

4 - Não é necessário estar ligada 24 horas, principalmente para um aqua dessa dimenção, mas isso irá ser regulado com o tempo e experiência.

 

Por experiência própria num dos meus aquas, 100 litros e super plantado, tenho uma UVC de 5W, ligado com bomba/filtro de esponja, liga uma hora/desliga uma, ou seja está automáticamente ligada 12 horas por dia, com optimos resultados.

Mas como já foi também dito, há uma serie de paraqmetros a ter em conta, até o tempo de duração util da lâmpada.

 

Espero ter ajudado

 

Até breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu filtro é um eheim 2213, e o UV é um da jebo de 11w. o filtro 2213 faz 440l/h.

 

ontem tiva a coriosidade e aventurei-me a fazer a limpeza ao meu filtro...

 

conclusao: lixo e mais lixo, agora a agua ate sai com mais caudal e td, eu penso que as algas eram devidas do filtro estar carregado de 'entulho', penso eu... :discuss_gathering:

 

uma coisa que vi em primeiro lugar foi se o veio tava partido mas n estava.

 

ja n limpava o filtro á 3meses, acho k o vou começar a limpar 1 vez por mes.

 

a minha duvida é se quando o filtro n ta a filtrar bem a agua devido á acomulação de lixo. e se ganha os green spots devido ao filtro estar com filtragem deficiente.

 

 

:P

 

vou esperar pelo resultado para ver se era por causa do filtro estar carregado de entulho.

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meu caro

 

Não conheço as caracteristicas do teu filtro nem da UV, no entanto, se o filtro faz 440l/h, não deve ser demais para o UV.

 

O que eu faria, para inicio, seria a ligação do UV á saida do filto, ligava o UV a um relógio e experimentava 1h ligada, 2h desligada, depois via o resultado.

 

Quanto á limpeza do filtro, depende de tudo o que está dentro do aqua, ou seja, assim que se nota o fluxo de agua a diminuir è limpar, atenção às massas filtrantes, atenção ao NO2 e NO3.

 

Até breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mudei umas coisinhas no meu aqua.

 

tirei o uv da saida da agua do filtro e comprei uma pequena bomba interna que faz 250l/h e da para regular o fluxo e meti o UV a a trabalhar independente com a bomba todo o dia.

 

e se calhar vou comprar outro relogio para controlar o UV tal como o zemar diz.

 

obs: no sabado limpei o filtro e hoje ja noto que tem menos green spots (quando limpei o filtro com a agua do aqua apliquei biostart no aqua quando o limpei por causa das bacterias) do que no sabado.

 

ja agora depois passem no topico do meu aqua que ta na minha assinatura que eu vou meter novas fotos actualizadas ja com o novo 'design'

 

obrigado

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O UV não elimina as "Green Spot" (Choleochaete orbicularis), apenas elimina as "Green Water" (Euglaena) pois são as que andam permanentemente em suspensão da água, i.e., não se fixam às plantas e outros objectos, acabando por passar no UV onde serão eliminadas.

 

Em relação às “Green Spot", normalmente o seu aparecimento está relacionado com desequilíbrios na relação NO3/PO4 (que deve rondar os 10:1), frequentemente pela escassez de PO4.

 

Já em relação ao caudal reduzido na passagem pelo UV, é importante essencialmente para matar bactérias e outros parasitas que se encontram em suspensão na água, não tanto em relação às algas (embora existam certos limites, que normalmente vêm descritos na embalagem do UV).

 

O tempo de vida útil da lâmpada de UV (de boa qualidade) ronda as 10.000 horas, o que equivale a dizer que se tiveres o UV ligado 24/24h dar-te-á pouco mais de 1 Ano, se tiveres menos tempo ligado terás de fazer as contas.

 

Atenção! Ligar e deslizar com frequência o UV deteriora a lâmpada, reduzindo-lhe o período de vida útil, pelo que para ligares 12h/dia é preferível fazeres um período continuo de 12 horas, a ligares e desligares 12 vezes por dia, como li num post anterior deste tópico.

 

Espero ter ajudado, abraços

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho o uv 24/24 horas ligado ja desde fevereiro.

 

o UV é da jebo e tem 11w de potencia.

 

modifiquei o sistema do uv

 

meti u uv a trabalhar independentemente do filtro com uma bomba com um pequeno caudal de 250l/h e ainda da para reduzir.

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.