O meu 1º aquário


Irmscher

Recommended Posts

Olá a todos,

 

encontrei à 3 dias este forum, numas pesquisas pela internet e hoje decidi-me a efectuar o registo, pois pelo que vi e li gostei bastante...voçês são todos uns profissionais!!

Até me sinto constrangido a mostrar-vos o meu aquário, apesar de gostar de carros clássicos, sinto-me como se tivesse um Fiat 127 e voçês todos Porsches e Ferraris (perdoem-me a comparação em jeito de brincadeira).

 

Passando ao que interessa, encontrei na garagem um antigo aquário que o meu pai tinha à alguns anos e decidi colocá-lo no activo, então à cerca de 1 semana depois de tudo limpo coloquei àgua e comecei a ler ao fim da noite artigos e dicas sobre aquariofilia...senti-me completamente :thumbup3: areão, substrato, NH3, Amónia, filtros interiores, exteriores, de carbono ... :D...então mas não era só dar comida aos peixes e mudar a água de 6 em 6 meses??? Fiquei desolado, eu que conhecia os peixes por limpa fundos, gupys, neon e limpa vidros...confesso que nunca tive a curiosidade de ler mais sobre o assunto, mas também confesso que o vosso forum despertou-me um interesse além do meu amadorismo, mas quanto mais leio, mais dúvidas aparecem-me....

 

Vou tentar proceder à identificação como já vi em projectos anteriores:

 

Aquário: 60x35x35

Iluminação:15W

Aquecedor: 100W

Bomba de circulação: Aquaclear 201

 

SANY0387.jpg

 

SANY0386.jpg

 

A filtragem julgo que é feita através das pedras uma vez que a bomba tem aquele tubo ligado à esteira só conseguindo puxar água por baixo.

 

Acho que é um "clássico" :(

 

Gostaria de partilhar convosco o meu projecto com vista a mais um hobby, querendo começar devagar, mas bem.

 

Actualmente desgosto do aspecto geral, gostaria de colocar umas plantas e alguns troncos, talvez um pouco de areão também.

A bomba é algo ruidosa, especialmente com a circulação do ar entre os 50 e 100%.

 

Pensei em adquirir este filtro

e sustituir a bomba para desaparecer com o tubo que não gosto de ver....

 

Em termos de peixes pensei num cardume de Neon, talvez 5. Gosto dos Botea (palhaço grande), Tetra (nariz de bêbeda), Tubarão bala plecostomus...etc...tenho uma escolha grande pela frente, mas não queria fazer do aquário um jardim zoológico, penso que para começar 10 peixes eram suficientes.

 

Basicamente gostaria de saber a vossa opinião experiente, para conseguir começar da melhor forma...

 

Um abraço e parabéns pelo forum!

Editado por Irmscher
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo.

 

Fazes bem em começar devagar pois a calma é a alma deste hobbie.

Nunca te acanhes em mostrar os teus projectos, pois só assim poderás receber os conselhos do pessoal. Se aparecer algum comentário idiota, ignora.

Ninguém nasce ensinado e neste hobbie tanto aprende o pequeno como o grande...basta ter humildade.

 

Deixo-te algumas dicas:

 

1 - Esse filtro de fundo já não é usado por muitos aquariofilistas e uma vez que estás a falar em areão, aproveita, retira-o e coloca o filtro da eheim que pensas comprar.

Para além de melhorares o teu sistema de filtração, não fica inestético o tubo que liga à base que está por debaixo do areão. Esse sistema era usado há muitos anos mas com o evoluir deste hobbie surgiram sistemas mais funcionais e eficientes. Já que estás a mexer e a considerar gastar mais dinheiro, vai por aí.

Atenção que esse sistema apesar de não ser usado na maioria dos casos pode ainda manter peixes, no entanto não é recomendável.

 

2 - As pedras/areão permitem a fixação das bactérias assim como das raízes das plantas se fores por aí. As plantas que escolhas devem ser de acordo com a iluminação que possas colocar lá para dentro assim como se for possivel substrato fertil. Repara que o substrato fertil poderá ser dispensavel tendo em conta a escolha das plantas que não necessitem de muitos requisitos, podendo ser adicionado fertilização liquida.

 

3 - Existem peixes da tua lista que ou ficarão grandes demais (pleco) para o aquário que tens ou poderão ser incompativeis uns com os outros ou ainda poderão ser incompativeis com os parâmetros da tua água: PH. KH, etc.

Recomendo sempre o uso de testes para se saber que tipo de água temos e depois ver que espécies de peixes podem ser colocadas.

Os testes são caros e penso que algumas casas de aquariofilia poderão fazer os testes mediante algo valor, mas isso fica por confirmar.

Eu uso testes de fitas que medem vários parâmetros.

 

Irão surgir mais opiniões e conselhos, segue-os se desejares e não tenhas pressa.

 

Boa aquariofilia.

 

EDIT: erros ortográficos

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

WOOOW, esse filtro é mesmo old school, já não se usa :thumbup3:

Hehe bem vindo ao forum, nem sabes no que te meteste!

Bem, emntao pelo principio, o filtro.

Podias comprar um filtro de mochila, são filtros que não ocupam muito espaço, só teem um tubinho dentro de água, que a leva para o filtro e a agua volta a entrar pela cascata do filtro. Tens de pesquisar um com uma capacidade suficiente para a litragem do teu aquário.

Esse areão é muito grosso, muitos peixes gostam de mascar areia, ou de se enterrar, areia ou um areão ou substrato de grão mais pequeno seria o indicado.

Como já foi dito, podes ou não usar substrato fértil, dependendo do teu objectivo. Plantas são excelentes, ajundam a manter a qualidade da água são bonitas. Mas embra te que para as teres, pelo menos a maioria delas, precisas de fazer um upgrade à luz, tens muito poucos watts, para esses litros, e tambem a cor da luz (arroxeada) não é a mais bonita, experimenta uma power glo, realça a cor dos peixes.

Vai lendo umas coisinhas sobre iniciaçao, parâmetros, e depois expoe mais duvidas!

Abraço :(

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, desde já obrigado pela ajuda dispensada, bem como conselhos dados.

Ao final da tarde surgiu a oportunidade de ir dar uma voltinha a uma das lojas já aqui referidas no forum, Avipeixe de Almada.

 

Após algumas questões reforcei ainda mais a ideia que teria que começar de novo, então adquiri um filtro de carvão activo do tipo cascata, substrato fértil para as plantas e um purificador biológico para o tratamento de arranque da água.

Comprei também umas madeiras para dar um aspecto mais natural quando colocar as plantas ainda terei é que ferve-las.

 

Espero estar no bom caminho, informação felizmente por aqui não falta... :(

 

Uma questão, depois da colocação da água nova e o respectivo Bio-Pur, estou a pensar em esperar 1 semana, para realizar os testes à água. Dependendo do resultado gostaria de colocar logo as plantas com uma luz mais adequada que a actual, poderei proceder desta forma, ou estarei a ser precipitado?

 

Um abraço!

Editado por Irmscher
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá se vais refazer tudo mais vale colocares logo de inicio as plantas.

 

É mais fácil planta-las sem água e depois encher o aquário devagar.

 

 

Não esquecer que o substrato fértil deve ficar bem protegido com areão para não ficar em contacto directo com a coluna de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

As madeiras (troncos) se foram comprados numa loja pode ser dispensada a sua fervedura.

 

Eu comprei um e apenas tenho uma pedra em cima para o mesmo afundar, não o fervi.

 

Ao ferver as madeiras (troncos) não deixes ficar muito tempo pois podem começar a desfazer-se.

 

Eu pessoalmente nunca fervi troncos tendo-os apenas lavado e afundado alguns mais teimosos.

 

As pedras, isso sim fervo.

 

Quanto a iluminação, recomendo-te que coloques o máximo que conseguires para a litragem do aquário.

 

O teu aquário fará 70 e tal litros brutos, com areão, decorações etc. fará sei, lá 60 litros? poderás tentar arranjar iluminação quepelo menos te permita ter meio watt por litro de água.

 

Verifica no balastro qual é o máximo que podes ter que colocar, pois não te adianta comprar a lampada se o balastro não dá:

Por exemplo: tens no aquário 15 w, logo o balastro deve ter 1x15 w, se por acaso tiver 2x15 w, poderás por mais uma de 15W, por exemplo o que dará o dobro do que tens aí.

 

É uma questão de matemática.

 

Lembra-te sempre do seguinte: antes de te pores a comprar plantas vê o que consegues fazer da tua iluminação, vê bem o que precisas e depois vai em frente.

 

Existem muitas plantas que não precisam de muita luz, no entanto é preciso sempre algum cuidado na escolha.

 

Recomendo sempre as anubias, são fáceis de manter (não enterres o rizoma) e podemse prender num tronco, pedra ou "deixar" no areão. Aguentam bastante.

 

Tem atenção aos caracois (ovos) que podem vir nas plantas, lava-as sempre muito bem, passando com os dedos nas folhas (ao de leve) para assim não teres nenhuma praga.

 

Fizes-te boas escolhas, digo-te ainda para ires com calma (em relação à iluminação tens aí se calhar algumas obras/adaptações para fazer). Deixa o ciclo seguir o seu curso normal e boa sorte.

 

Fico contente que tenhas optado por outro caminho.

 

EDIT: erros ortográficos.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não irá remover tudo mas alguma coisa sim, irá reter, claro que ao final de algum tempo deixará de o fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim por norma não se coloca de inicio, só na altura de retirar restos de medicamentos após tratamentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, tive a fazer as contas e mantendo a relação 0,5W/L dá-me um máximo de 30 litros, eu o meu aquário é pequeno mas ainda assim tem cerca de 58litros, logo tenho uma iluminação insuficiente.

Já vi preços de iluminações e fogem-me de momento do orçamento.

Nesta fase inicial vou tentar optar por um tipo de planta que necessite de pouca luz....vou ler mais umas coisinhas logo à noite.

À medida que tiver novidades vou partilhando.

 

Abraço a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então depois de um arranquem tendo como base o material "old school" achei necessário rever alguns aspectos, bem como seguir o conselhos de muitos de vós...

 

As novidades são a remoção da esteira do sistema antigo de filtragem, o tubo colector, a bomba e a iluminação, tendo sido substituído por:

 

Filtragem: Tipo cascata com esponjas e placas de carbono activo (600L/h);

Substrato para as plantas;

Areão 3/5mm em tons de castanho;

Iluminação: SunSun 600 HDD-B (2x24W 10000K)

 

A iluminação por sua vez, troquei uma das lâmpadas brancas por uma de espectro azulado.

 

Depois de desmontar tudo novamente, lavei o areão, passei por água o substrato e as madeiras, estas por sua vez ainda foram ao tacho levar um escaldão porque não paravam de deixar a água da lavagem castanha...nunca deixei ferver pois achei tal como me aconselharam iriam amolecer muito....

 

Inicio da montagem:

 

 

Comecei por colocar o substrato

 

SANY0388.jpg

 

Depois a madeira

 

SANY0394.jpg

 

Voltei a utilizar as pedrinhas de rio que tinha das montagens anteriores

 

SANY0395.jpg

 

Preparei uma altura com a pedra que tinha para alinhar o outro tronco

 

SANY0398.jpg

 

Centrei o filtro atrás do tronco para não se ver o tubo colector

 

SANY0401.jpg

 

Quando acabei esta fase, coloquei as plantas no substrato e cobri a zona com sensivelmente 2cm do areão castanho.

 

Confesso que estava tão entusiasmado com a montagem que me esqueci por completo de continuar a tirar fotografias para partilhar convosco, quando me lembrei já estava a encher o aquário... ;)

 

Aqui fica então a versão final com alguns detalhes:

 

SANY0406.jpg

 

SANY0407.jpg

 

SANY0409.jpg

 

SANY0410.jpg

 

SANY0411.jpg

 

SANY0417.jpg

 

Durante esta semana vou ver se consigo comprar um pouco de musgo para por no tronco que está deitado para posteriormente dar algum abrigo aos novos inquilinos.

 

Espero que tenham gostado, eu pessoalmente estou muitíssimo satisfeito com este novo arranque...já coloquei alimento para as plantas, as bactérias de arranque assim como um pouco de substituto de CO2 para estimular o crescimento e a fotossíntese.

 

Uma vez chegada esta fase, só me resta aguardar sensivelmente 3 semanas e ir fazendo periodicamente a análise à água e os respectivos ajuste se necessário certo?

 

Desde já o meu obrigado pela ajuda que me deram, bem como a base de dados que criaram em forma de forum dedicado à Aquariofilia!

 

Qualquer critica será benvinda!!

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem...cristicas criticas... não.

Está porreiro, plantas pra cima disso (tem atenção às que escolhes), segue o site que te indiquei. Anubias. Gosto muito delas.

 

TPA´s regulares de forma a prevenir o aparecimento de algas (atenção ao periodo de iluminação), se bem que deverás nas TPA's não mudar muita água, pois estás em pleno período de criação do ciclo...

 

Boas escolhas... e uma mudança muito positiva.

 

Boa sorte e vai actualizando. Força nisso pá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos, obrigado pelo comentários....

 

João, sobre as TPA's nesta fase tinha pensado ao fim de 1 semana trocar 30% da água e esperar mais 1 semana antes de fazer a primeira análise da água, justamente pelo facto de estar no inicio do ciclo, o que achas?

Numa fase posterior tinha pensado também 30% de 2 em 2 meses.

 

Sobre a iluminação, neste momento estou com cerca de 10/12 horas de iluminação, mas em fases trocadas do período solar, ligo por volta das 20:00 e desligo por volta das 07:00.

 

Plantas vou ver como estas se comportam ao longo desta semana de arranque, mas ainda vou acrescentar o Musgo de Java no tronco que falei...

 

Peixes?? Queria começar por aqueles que me garantem algum equilibrio do aquário, como o Otocinclus spp (Limpa-Vidros), Corydoras aeneus (Coridora Bronze ou uma tipo Leopardo), e 5/6 Neons....mas ainda é cedo, para decidir, mas gostava de conseguir conciliar as Pomacea bridgesi (Ampulária Dourada) e os Caridina cf. cantonensis (Camarão Red Crystal) se bem que para este se for possível partilhar o espaço com os peixes terei que lhes arranjar um esconderijo, será possível com o devido cuidado?

 

Tânia, obrigado pelo incentivo!

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Pessoalmente penso que as 10 horas é demasiado, tanto que até tens poucas plantas por aí. Terás que ter atenção ao alguêdo...

 

As TPA's poderás mudar semanalmente 10%, aliado à limpeza do fundo se por acaso o fizeres.

 

Os testes seria bom agora no inicio realizá-los (se tiveres oportunidade/possibilidade) para saberes quais os valores que tens, depois com as medições regulares (durante a estabilização do ciclo) poderás ter a percepção de como a "coisa" envolve, consegues saber o que aumenta e o que diminui (amonia, nitiritos, nitratos).

 

Eu estou a ciclar um aquário de 92 litros e semanalmente tenho feito valores, pelo menos, para entender como os valores se vão alterando/modificando. Consigo assim saber qual é o ritmo do mesmo (ciclo) e depois quando colocar os peixes saber qual é o impacto dos mesmos de forma a prevenir doenças ou desequilibrios.

 

Eu uso teste de fitas JBL (fora a publicidade)

 

Os peixes que escolhes são os "normais" para iniciares (adoro as Corys), eu comecei com esses. Terás que ter atenção aos camarões, pois podem vir a ser snacks de outros peixes.

 

Boa sorte e vai actualizando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fiz o meu primeiro teste à água que está em ciclo no aquário...

 

 

pH= 6,6-6,8

Amónia 0,5 ppm

Nitritos e Nitratos =0 ppm

 

As plantas estão se a dar bem, à excepção de uma ;) que está a escurecer muito e a ganhar uma espécie de fungo...como é que eu vos hei-de explicar....parece o bolor que aparece no pão com alguns dias por causa do fermento.

Julgo que seja preceptível na imagens, fazendo zoom vê-se bem:

 

SANY0422.jpg

 

Vou começar a reduzir a luz pois acho que estou a criar algas nos vidros...já começa a ter um pózinho...

 

E por enquanto é só...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê lá isso... tens de controlar muito bem o aparecimento das algas, senão para além da preocupação do arranque do ciclo e estabilização do aquário tens ainda o problema das algas. Eu reduziria o período de luz bem como faria algumas TPA's (pequenas) dia sim dia não.

 

Considera comprar plantas de crescimento rapido para que te possam consumir os nutrientes, sei lá, por exemplo: Hygrophila polysperma que é uma planta que cresce rapidamente, consumindo assim os nutrientes.

 

Não limpes os vidros se não fazes a TPA, pois a alga pode ficar em suspenção pelo aquário, espalhando-se ainda mais, daí ser conveniente a mudança de água.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Filipe, a planta é uma HC Cuba sim, mas como vinha num vasinho está mais aglomerada.

 

João obrigado mais uma vez, fiz uma TPA, tirei 3cm ao nível e voltei a encher...logo à noite quando regressar logo vejo como estão as coisas.

 

Até logo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa planta é bem exigente.

Não parece que tenhas substrato fértil nem CO2 ou luz para a manter.

Mas de qualquer maneira não parece estar a morrer, parecem algas.

Mete plantas de crescimento rápido para consumirem os nutrientes iniciais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz parece-me que tenho penso que seja suficiente, tenho 2x24W (1x10000k e outra não sei mas o espectro é azulado), as dimensões do aquário são 60x35x35 que dá cerca de 0,0735m^3 = 73,5l.

Tenho aprox. com o 2,5cm de substrato e cerca de 3cm de areão distribuídos de certa forma uniformemente, totalizando cerca de 5,5cm e tenho o nível da água 2cm abaixo do limite do aquário.

 

Fazendo as contas dá:

 

73,5l (capacidade em litros)

-11,55l (volume em litros ocupado pelo areão e susbtrato)

-4,20l (desconto do volume em litros que falta para a capacidade máxima do aquário)

---------

57,75l (s/ descontar o volume ocupado pelos troncos)

 

Em números redondos tenho aproximadamente 55litros para 48W o que me dá 1,15W/litro...penso que seja suficiente apesar da intensidade reduzir em função da coluna de água.

 

Sinceramente não sei, no inicio coloquei 5ml de substituto de CO2 e tenho colocado 1ml de 2 em 2 dias, assim como o alimento de plantas.

Aquela é a única HD Cuba que tem aquela espécie de fungo/alga, as outras duas estão óptimas, daí eu ter receio que seja algum fungo ou doença que ela tenha.

Por outro lado a outra planta já a tive que podar duas vezes porque aquilo a crescer e a fazer raízes nunca vi igual, é uma Samambaia d'água. Pelo que li era de crescimento rápido, mas estou desconfiado que a médio prazo é tipo praga!

 

Mais logo vejo como estão as coisas, depois actualizo.

 

Cumps!

Editado por Irmscher
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.