Retirar "rebordo" superior dos Aquatlantis


Recommended Posts

Boas,

 

Já alguem tirou o rebordo superior dos Aquatlantis (alguns são em cor de cerejeira, outros mais escuros)?

Já estive a investigar e parece-me que aquilo é só colado... mas tenho algumas duvidas de como tirar sem danificar.

Alem disso gostava de saber como está o topo do vidro. Em principio deverá ser "liso", mas...

 

Cumprimentos,

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um de 1M (180L) mas não arrisco tal coisa.

Acho que será difícil de conseguir sem lascar o vidro... para além disso, depois, a régua de iluminação e respectivas tampas de plástico deixarão de ter onde assentar.

 

Sugiro que contactes o fabricante. Talvez eles tenham alguma info útil para te dar e não palpites de um 'cromo' como eu :wink:

 

Depois diz o que decidiste, ok?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Boa noite.

 

Recomendo que não tires a calha superior. Os aquarios da Aquatlantis, tem por regra uma espessura de vidro relativamente pequena, tendo em conta as dimensões. mas para lhe dar mais estabilidade eles colocam aquela travessa superior (que não da jeito nenhum :techi:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':wink:' /> ) e colocam em baixo e em cima uma moldura de aluminio.

 

Depois de espreitar aqui no meu tambem me parece colado, mas acredito que te dê algum trabalho tirar isso, pq estes silicones são muito resistentes, não te garanto é que depois tenhas estabilidade no aquario.

 

Em caso de duvidas, contacta a Aquatlantis!

 

bjs

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma dica: o vidro normalmente não é biselado, por isso pode cortar!

Removes o topo e ficas com arestas vivas que cortam!

 

Se mesmo assim decidires tirar o topo fala com a marca para garantir a resistência, sem o topo.

 

PauloA :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu já tirei uma vez de um aqua e digo-te que depois tiver de colocar travessas francesas pois ficou a fazer barriga, no entanto se realmente decidires avançar com a retirada do rebordo, a melhor solução é uma pistola de ar quente, pois o rebordo está colado com silicone ao aqueceres o rebordo facilmente o silicone descola, no entanto no cantos tens de ter atenção para evitar que o silicone que une os vidros do aquario não aqueça em demasia e perca resistência....

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Respondendo às vossas observações, que agradeço:

 

Quanto à régua de iluminação já não a utilizo, nem as tais tampas. Tenho uma da Aquaden com sensivelmente o dobro (em w) da calha original da Aquatlantis (4x39, a calha que tinha era 2x45).

 

Contactar o fabricante só se for por sinais de fumo :animal_fish: Já lhes escrevi não sei quantas vezes e tive "zero" respostas. Aliás, depois de comprar o aquário, liguei-lhes com uma duvida e mandaram-me falar com a loja onde comprei. Claro que a loja onde comprei não me vai ajudar com isto pq se trata de uma questão de "construção" do aquário e não utilização.

 

O meu maior problema era mesmo o estado do vidro em cima, como o Paulo indica, mas pelos vistos já alguem (barman_dani) tirou e não existirá esse problema.

 

Quanto à estabilidade do aquário, tenho as minhas duvidas de que aquele rebordo superior exista com essa finalidade, pelo menos no meu de 1m. Isto pq são 4 peças soltas (uma em cada lado) coladas só umas às outras e com um "rebordo" vertical entre elas (que se retira com muita facilidade).

Não vejo como isso poderá ser vital na estabilidade de um aquário que já tem a tal trave em cima. Claro que ajudará!

 

barman_dani, o aquário em que fizeste isso e tiveste que meter traves, era de um metro? Não tinha já a trave a meio? É que meter outras, impede a manutenção do aquário :smokedrag:

Já agora quando dizes em utilizar uma pistola a quente, aquece o rebordo por fora? Dessas pistolas não tenho, será que com um aquecedor aquilo aquecerá o suficiente?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, se queres arriscar...

 

Força.

 

Agora não consigo espreitar o meu, mas caso a calha esteja colada apenas lateralmente, penso que consegues passar uma lamina de x-ato e cortar o silicone e depois com um produto especial diliuente para o efeito limpas o que ficar no vidro.

 

Quanto as arestas, podem não ser biseladas, mas por regra vem com aresta boleada ou pulido industrial. Manusear vidro em aresta viva não é facil e induz a que possam ocorrer o que vulgarmente se designa por "mexilhoes" ou seja pequenas lascas.

 

Não sei exactamente como funciona a linha de montagem da aquatlantis...

 

bjs e depois conta como correu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, se queres arriscar...

 

Força.

 

Agora não consigo espreitar o meu, mas caso a calha esteja colada apenas lateralmente, penso que consegues passar uma lamina de x-ato e cortar o silicone e depois com um produto especial diliuente para o efeito limpas o que ficar no vidro.

 

Arriscar não é bem, senão nem perguntava nada e já estava tudo tirado :animal_fish:

Pelo que andei a tentar fazer, numa lateral, não é assim tão simples. De facto parte da cola poderá ser retirada assim, mas não chegará...

Enfim, quero o melhor dos dois mundos: retirar mas não estragar o rebordo para o caso de o querer colocar novamente :smokedrag:

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, percebo-te...

 

Neste momento n consigo espreitar o meu para te tentar ajudar nisso.

 

Mas a minha opinião...

 

Não sei onde compraste o aquario, mas se ligares directamente para a aquatlatis e explicares que a tua questão é uma questão tecnica sobre estabilidade do vidro e que em que nenhuma loja te consegue ajudar...

 

Outra opção é fazeres um croquis do aquario com as medidas todas, e pedires a alguém que faça aquários por medida, para te dimensionar a espessura do vidro e vês logo se o teu se aguenta bem sem o rebordo e apenas com a travessa.

 

O que achas? :animal_fish:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu retirei todo o rebordo num aqua de 1m tinha o rebodo em toda a volta mais um travessa a meio, para isso utilizei a pistola de ar quente (que custa a volta de 15€ em qualquer loja de bricolage) aqueci o rebordo (basicamente é apontar a pistola para o rebordo por cima e dos lados) com o calor o silicone fica mole e vai-se descolando.... o secador não resulta pois não produz calor suficiente para aquecer o silicone por debaixo do rebordo... em relação ao polimento do vidro, este é polido industrial, não corta mas também não é 100% perfeito...

 

Depois de cheio ficou a fazer barriga de aproximadamente 0.5cm, esteve assim bastante tempo, mas como não me apeteceu arriscar arranjei duas travessas de vidro de 90cm de comprido por 4cm de largura com 8mm de espessura e colei no vidro da frente e no vidro de traz com silicone própria para aquarios, outra forma é coloras uma só travessa a unir o vidro da frente ao vidro de traz mas para isso é melhor uma travessa com uns 10 a 15cmm de largura...

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra forma é coloras uma só travessa a unir o vidro da frente ao vidro de traz mas para isso é melhor uma travessa com uns 10 a 15cmm de largura...

 

Encheste-o antes para ver se fazia a tal barriga? (hei-de ver no meu hoje, qd chegar a casa, uma vez que ainda tem o rebordo).

 

Mas essa travessa que falas a colocar o vidro da frente ao de traz já existe a meio do aquário! Falas em cola outra?

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei onde compraste o aquario, mas se ligares directamente para a aquatlatis e explicares que a tua questão é uma questão tecnica sobre estabilidade do vidro e que em que nenhuma loja te consegue ajudar...

 

Aquaplante, mas não espero que eles saibam ou sejam obrigados a saber este tipo de coisas...

Talvez não tenha pensado melhor em ligar para a Aquatlantis pq da outra vez fui "despachado", mas se calhar valerá a pena.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Encheste-o antes para ver se fazia a tal barriga? (hei-de ver no meu hoje, qd chegar a casa, uma vez que ainda tem o rebordo).

 

Mas essa travessa que falas a colocar o vidro da frente ao de traz já existe a meio do aquário! Falas em cola outra?

 

Pedro.

 

Boas

 

A primeira vez enchi na confiança que o vidro aguentava também para fazer o tratamento a uns troncos que tinha para a montagem, reparei que ficou a fazer barriga, mas de qualquer forma deixei ficar assim uns tempos em quanto terminava o tratamento aos troncos....

 

Se já tens uma travessa a meio do aqua então melhor ainda não é preciso mais nada... de qualquer forma se avançares com a tua ideia enche uma primeira vez só com agua para testar....

 

Cumps

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A primeira vez enchi na confiança que o vidro aguentava também para fazer o tratamento a uns troncos que tinha para a montagem, reparei que ficou a fazer barriga, mas de qualquer forma deixei ficar assim uns tempos em quanto terminava o tratamento aos troncos....

 

Se já tens uma travessa a meio do aqua então melhor ainda não é preciso mais nada... de qualquer forma se avançares com a tua ideia enche uma primeira vez só com agua para testar....

 

Mas o teu não tinha já uma travessa a meio? O meu vinha de origem, daí a minha "confiança".

 

Quanto a testar não há hipotese. O aquário está em utilização e maturado, ou seja, tenho que retirar o rebordo assim mesmo, cheio.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou sincero com o aqua cheio pensava duas vezes e voltava a pensa, pois uma coisa é o aqua vazio e fazer invenções testar e se correr mal temos oportunidade de corrigir com o aqua cheio se algo corre mal é uma chatice das grandes....

 

Cumprimentos

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sou sincero com o aqua cheio pensava duas vezes e voltava a pensa, pois uma coisa é o aqua vazio e fazer invenções testar e se correr mal temos oportunidade de corrigir com o aqua cheio se algo corre mal é uma chatice das grandes....

 

Ando a pensar há mais de um mês :discuss_gathering:

Liguei para a Aquatlantis 3x durante o dia de hoje e ninguem responde. Provavelmente têm a fábrica fechada por estes dias para o merecido descanso dos funcionários.

 

Pedro.

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb tenho um desses...

Posta ai a foto do teu. Gostava de ver como ficou.... dp mostro-te o meu q até tenho já aqui no fórum (tenho é q procurar o link).

Se fosse a ti não arriscava a tirar a parte superior...

 

Já encontrei...

Omeu aqua

Editado por vspereira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Boas tenho tambem o problema desde o incio aquelas calhas são inesteticas mas em opiniao pessoal tambem acho que se deviam retirar onde o comprei tambem me disseram isso agora muitoi sinceramente acho que estão lá para fins esteticos e para suportar a armadura em relação a grossura do vidro tem lá essa tavessa a meio para esse efeito ,para nao ovalizar só queria saber onde eles colocam o silicone que eu ja tinha cortado para retirar do meu eu penso que é nos rebordos ou esquinas porque não me parece que seja por todo até porque se consegue ver o aluminio pelo vidro ,acho que será nos rebordos esquinas e talvez nos suportes de plastico por trás,quanto a respostas por parte deles acho que nunca as vais conseguir e sabes porque?

 

São feitos na china abraço

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Ando a pensar há mais de um mês :)

Liguei para a Aquatlantis 3x durante o dia de hoje e ninguem responde. Provavelmente têm a fábrica fechada por estes dias para o merecido descanso dos funcionários.

 

Pedro.

 

finalmente hoje fiz aquilo que tu já pensavas á muito ,e eu tambem mas digo-te não é facil retirar o rebordo o meu modelo é um aquatlantis ambiance

igual a este mas em preto

 

hoje após contactar o meu amigo da loja e farto daquela calha decidi apertar com ele ,o meu amigo da loja, e disso liga pros gajos da aquatlantis que pelos vistos deixo desde já as minhas desculpas ,mas os que sao fabricados na china são os da aquapor e não aquatlantis, e o que se passou foi o seguinte:

ligou para o vendedor numero 1:ah e tal porque não nos responsabilizamos porque não é um serviço feito aqui e blá blá blá

2º telefonema fabricante na loja:

dialogo: ouve lá tenho aqui um cliente que não quer um caixilho superior dum ambiance pode tirar?

reposta :pode o aro superior tem fins puramente estéticos e não compromete a estabilidade embora seja um risco que ele corre ao fazê-lo não pode tirar a travessa central nem restante estrutura rebordo inferior.

 

basicamente foi isto a parte em que disse a travessa central e o aro do fundo do aquario tou vos a dizer porque o meu colega disse não,não isso ele não tira é só o caixilho em cima.

 

mas antes de ir para casa perguntei-lhe:

olha lá aquilo como é testado?

 

e o meu amigo disse-me eles são testados com uma maquina de ventosas sujeitos a pessão e a pre enchimento antes do envio final para testar estanquicidade e eu pensei

 

aposto que só no fim colam o rebordo não faz sentido acabar um aquario que não é estanque para mandar para venda.

peguei e lá fui eu para casa com o coração nas mãos

 

o meu amigo disse para usar um bisturi ,mas eu usei um e partiu resultado um corte num dedo mesmo assim e a deitar sangue continuei,com o vidro manchado e tudo tava tão cego tipo agora que começei vou até ao fim,fui aos chineses comprar um x-acto dos grandes e mão á obra ,tambem tive de usar uma rebarbadeia com disco muito fino para cortar dois grampos de aluminio nos 4 lados com muito cuidado ,e tambem evitar que o x-acto cortasse o silicone que une os vidros laterais,a calha esta colada no topo do vidro a toda a volta e nas esquinas ,estava muito bem colado e demorei cerca de 4 a 5 horas a cortar aquele silicone todo ,e tive medo durantetodo esse tempo o risco era grande aquario chei,perigo de arranhar o vidro se o x-acto fugisse ou partisse ,e acima de tudo os dedos ou mãos ,não recomendo a ninguem embora o resultado final ficou muito agradavel.

 

aqui está o resultado um abraço:

 

http://imageshack.us/photo/my-images/27/img1989cw.jpg/

José Gonçalves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais