Fishroom de reprodução de sul americanos-


Recommended Posts

Boa noite a todos

 

É com muita (juro, mesmo muita) felicidade que venho aqui dizer que finalmente, vou poder ter um sitio para os meus aquários de água e vidro, para as minhas criações e afins. É o que dá ser jovem, depender dos pais e das decisões deles. Mas finalmente quebraram, e já tenho alguns projectos.

De momento já consegui montar um pequeno aquário de 30 litros, para reabilitação de um L-177 que não se estava a alimentar.

Este aquário está dentro de outro aquário, de 100 litros, porque não tinha luz, então está sob a luz do de 100, que está vazio logicamente.

A minha ideia principal era a de fazer criação de Uarus amphiacanthoides, e mantém-se, será no aquário de 100L. Sobra mais o aquário de 30 litros, e mais um ainda de 60L. Após a compra do L177, achei que era um bom desafio aventurar-me na reprodução dessa espécie, porque nunca reproduzi qualquer tipo de peixe gato, mas após alguma pesquisa e alguma reconsideração, seria um projecto que levaria perto de meio ano, tempo que o peixe leva a atingir a maturidade sexual a partir do momento em que o compro, mais x tempo até acertar com um casal e conseguir realmente a criação.

Surge-me então a seguinte ideia: mandar vir um casal de uma espécie de apistograma rara, e tentar a sua criação. Esta opção parece me mais viável, mais exequível, os peixes vêm adultos, portanto é um passo já saltado.

Depois de vasculhar pela arrecadaçao em busca de sei lá o quê, encontrei uma estrutura muito interessante, que me deixou com umas ideias.

É um pequeno 'móvel' de plastico, com gavetas, 2 com uma capacidade de cerca de 10 litros, e outras duas com cerca de 5, aproximadamente, ainda não medi.

É mais ou menos isto que eu quero fazer:

dsc04886z.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Isto serviria para fazer uma bateria, em principio para red cherries.

 

Agora, perguntas e dúvidas:

O local é uma arrecadação. É fechada, mas do lado de fora passam carros, mas é no piso mais acima da garagem, e nesse piso tem uma janela, e tambem exaustores. Acham que o ambiente pode ser tóxico? Que com as cascatas da bateria dos reds, a agua poderia arrastar toxinas do ar para a agua? E quanto aos outros projectos? O que acham?

 

Obrigado a todos desde já,

Cumprimentos

 

Daniel Almeida

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum... muito intresante... vou seguir este projecto, quero ver como vai ficar... tb ja pensei em fazer uma cena dessas...

boa sorte para a construçao...

 

 

Cumps...

Cumprimentos,

Teo Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Saudações

 

Apenas me vou pronunciar relativamente aos Reds , não tenhas problemas em tê-los pois não será a poluição atmosferica que os irá matar. Tem sempre em linha de conta a litragem dos aqua, pois podem surgir alterações da qualidade da agua se não existir uma atenção especial da tua parte.

Podem sempre mandar uns Bitaites!!!!!!

 

 

A Fenix

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Obrigado aos dois pelos comentários.

As litragens dos depositos foram mencionadas, duas de cerca de 5, duas de 10, mas hoje já vou conferir, mas a ideia é espalhar proporcionalmente o nº de reds pelas caixas, e à medida que vai havendo criação mudo de aquário, para o de 220L que não vai fazer parte da fishroom mas que está em minha casa.

Hoje vou começar a trabalhar na bateria, o resto ainda vai demorar, rimeiro que se arrume aquela arrecadaçaão...

Cumps pessoal, depois farei um step by step da construção!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

A tua ideia é interessante. Mas tens de ter atenção em alguns aspectos.

A estrutura aguentará o peso da água mais o peso dos inertes (areão, pedras, etc...)?

 

Se conseguires colocar fotos da estrutura era muito bom para termos uma ideia melhor do que se trata.

 

Terás de ter atenção sobre a forma como irás fazer a circulação entre as caixas, pois caso os furos fiquem entupidos terás problemas com "inundações"...

 

Força com este projecto que acho bastante interessante e irei acompanhar :?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

dsc04887z.jpg

dsc04888.jpg

 

 

dsc04891.jpg

 

 

 

 

 

aqui estao algumas fotos do projecto. A opção da torneira correu mal (posto fotos mais tarde, agora nao deu), obviamente por ter sido isolado com fita cola -.-.

Depois lá arranjei outra solução e está só com tubos na caixa inferio, e a torneira em cima, para regular o caudal da agua.

Isto está dificil, não consigo atinar com o fluxo/diâmetro dos buracos. Mas eu vou lá.

 

Cumps

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era mesmo numa estrutura desse género que eu estava a pensar. As duas gavetas de baixo, quando cheias de água poderão destabilizar o equilibrio da mesma. Já as encheste? Fica estável?

 

Agora surge-me uma questão: como pensas resolver a questão da iluminação?

 

Para fazeres as uniões poderás usa cola térmica, uma boa camada deve conseguir isolar isso bem :eusathink:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que já á uma ideia parecida à minha. Eu vou tentar convecer os meus pais a deixarem-me fazer uma coiza do género. Eu irei utilizar várias pilhas para fazer um circuito elétrico e fazer a iluminação. Depois vou comprar uma caixa no chinês com o máximo de litros que conseguir. Ainda está em stand by.

Antes de iniciar... O QUE É O CICLO DO AZOTO Antes de perguntar... ISTO AJUDA O meu blog (Muito verde ainda...): Peixes Fishes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era mesmo numa estrutura desse género que eu estava a pensar. As duas gavetas de baixo, quando cheias de água poderão destabilizar o equilibrio da mesma. Já as encheste? Fica estável?

 

Agora surge-me uma questão: como pensas resolver a questão da iluminação?

 

Para fazeres as uniões poderás usa cola térmica, uma boa camada deve conseguir isolar isso bem :(

 

Abraço

Boas, só cheguei agora a casa.

É verdade, as duas gavetas maiores pesam muito, e isso depois faz com que a estrutura verga, e juntamente com as duas mais pequenas faz inclisive com que a parte de cima da estrutura se desmonte, mas nada que não se resolva com um bom numero de 'qualquer coisa' a encher por baixo da gaveta inferior, de forma a esta ficar paralela ao chao, e um peso no topo, para a estrutura nao vergar. aqui estão as fotos em falta.

dsc04889.jpg

Aqui a bomba no interior. Terei de colocar lá alguma coisa de maneira a isolar a saida da água, para nao sugar nenhum red..

dsc04893q.jpg

Uma bela porcaria, a caixa aqui rachou, sorte que isto é mesmo para cair água, senão já estava tudo estragado. (um belo de um remendo feito derretendo o plastico)

dsc04895.jpg

Isto é a torneira, que agora está no aquário de cima, a regular o caudal. Era disto que falava, a epic fail do projecto, que me inundou a cozinha, hehe.

dsc04896.jpg

E por fim já a trabalhar. Necessitou depois de uns ajustes no tamanho dos buracos, mas agora pelo que me parece já está no ponto, ou lá perto.

 

E então, o que é que vos parece?

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meu ver tens um problema, mas só se experimentares verás se tenho razão ou não. Caso a bomba deixe de bombear água para cima, a caixa de baixo irá continuar a receber água vinda das de cima, simplesmente pela força da gravidade. Como fizeste os furos demasiado baixos em cada caixa, a água sairá sempre até à altura dos furos, ficando as primeiras caixas sem água e a última caixa irá transbordar.

 

Sugiro que experimentes para veres se tenho razão, porque, à primeira vista é isso que irá acontecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Humm bem visto.. É uma boa questão, até porque não faço a minima ideia de onde seja o quadro de elecrticidade da arrecadação, e lá embaixo está um frigorifico ligado já.. e depois com os outros aquários... como é que tapo estes furos agora?

Quanto à questão da iluminação que não te respondi, em pricipio não terá, apanha a luz dos outros aquários, também só vai ter reds e musgo...

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum... será que isso vai dar? essa estrutura de plastico suporta pelo o menos a agua toda nisso?

Eu fiz o teste e deu, mas também como estava em cima da bancada e já uma parte da estrutura estava a cair, não consegui ver como ficaria numa zona plana.. mas saiu se bem torto, plano tambem vai resultar, mas vou ter de fortalecer a estrutura com alguma coisa, nem que seja só para prevenir.

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já experimentaste desligar a bomba para ver se é isso que acontece?

Podes tentar tapar os furos com silicone, mas não sei se resultará.

 

Outra questão: e o aquecimento? Os reds aguentam grandes amplitudes térmicas, mas não sei se aguentam o Inverno sem aquecimento...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tentei sim, foi assim que vazei a bateria, e é o que acontece, a caixa de baixo enche até transbordar.. Em principio isso não acontecerá.

Vou claro instalar um termostato, mas acho que ainda não tenho um.. Eu nem sei, tenho lá pra baixo tanta tralha, e termostatos tenho, não sei é se estão a funcionar! Ah, esqueci-me de dizer. A colocação dos furos embaixo foi com o objectivo de levar os deteritos para baixo, para a gaveta inferior, onde será o filtro, depois será só retirar a esponja, limpar e pronto, os camarões também nao devem fazer muita porcaria..

 

Outra questão: (sempre a pensar em coisas novas) Tampa aberta não será um problema? :(

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acontecerá? Porque dizes isso?? Então e se a luz faltar algum dia?

 

Eu percebi a ideia dos furos em baixo e inicialmente, quando vi o teu esquema foi logo nisso que pensei. Mas depois de ver a água a sair lembrei-me que poderia dar problemas.

 

Não faz mal teres a tampa aberta, os reds não fogem :) Muitos aquários que podes ver neste fórum são abertos (o meu é) e eles não saltam. Já os peixes, não posso dizer o mesmo :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não acontecerá? Porque dizes isso?? Então e se a luz faltar algum dia?

 

Eu percebi a ideia dos furos em baixo e inicialmente, quando vi o teu esquema foi logo nisso que pensei. Mas depois de ver a água a sair lembrei-me que poderia dar problemas.

 

Não faz mal teres a tampa aberta, os reds não fogem :D Muitos aquários que podes ver neste fórum são abertos (o meu é) e eles não saltam. Já os peixes, não posso dizer o mesmo :(

Quer dizer, não deve acontecer, se calhar o quadro lá em baixo é isolado do de casa, e sendo assim não rebenta nem falta a luz..

Tinha ideia de que eles saltavam quando alguma coisa nao está bem na agua.. sendo assim é menos uma preocupação :)

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quer dizer, não deve acontecer, se calhar o quadro lá em baixo é isolado do de casa, e sendo assim não rebenta nem falta a luz..

Tinha ideia de que eles saltavam quando alguma coisa nao está bem na agua.. sendo assim é menos uma preocupação :(

 

Hmm eu não arriscaria :) Acontecem sempre imprevistos. E mais vale jogares agora pelo seguro do que um dia mais tarde perderes os camarões.

 

Sim, também já li que em caso de más condições da água poderiam saltar. Mas acho que não vais deixar que a água fique em más condições pois não? :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não, esta fishroom vai ser só qualidade :(

Ainda vou estudar isso, vou perguntar ao meu pai como é que funciona a electricidade na arrecadaçao.

Agora quanto ao aquário de 60L, já me decidi.

O que acham disto?

Apistogramma sp. Abacaxis

 

Espectacular, não é?

Editado por Daniel Almeida

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quer dizer, não deve acontecer, se calhar o quadro lá em baixo é isolado do de casa, e sendo assim não rebenta nem falta a luz..

Tinha ideia de que eles saltavam quando alguma coisa nao está bem na agua.. sendo assim é menos uma preocupação :)

 

Daniel, algum dia a EDP vai falhar aí na tua zona. Sendo assim o quadro ser da garagem ou da casa é irrelevante :mrgreen:

... ou até a bomba pode "falhar" ou diminuir o caudal (isso vai acontecer certamente) e a pouco e pouco vires a ter esse problema.

 

Caixas novas :wink:

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, é verdade.. e já sei que o quadro de lá é o mesmo de casa, portanto..

Quanto a caixas novas, não comprei estas agora, encontrei-as para lá na arrecadação, vou antes remendá-las com silicone para aquário, até ter os red's tem tempo de secar.

Obrigado Pedro :mrgreen:

 

Abraço

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado! Vai ser um desafio, e também a minha primeira experiencia com peixes selvagens (pelo menos que eu saiba!)

Mas hoje já vou começar a preparar o aquário, trazer mais um pedaço da amazónia para os meus aquários.

Fotos depois de almoço!

Abraço pessoal

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais