Primeiro aquário


Pparente

Recommended Posts

Boa noite,

 

Início este post com objectivo de receber algumas sugestões e comentários vossos com o objectivo de me ajudar pois este é o meu primeiro aquário(de 60 litros).

 

Setup do aquário:

 

Pack aqua light60 com termóstato, esponja, carvão, tubo com um dispersor posto posteriormente, e uma bomba de água.

 

Decoração:

 

Gravio apanhado perto da praia fluvial do rio Mondego e cerca de 300 gramas de gravio colorido vermelho, branco e preto que os meus vizinhos tinham de sobra. Algumas pedras de xisto e outras não calcárias.

 

IMG_0356.jpg

 

IMG_0359.jpg

 

Peço desculpa por a qualidade das fotos não serem as melhores.

 

O meu objectivo com este aquário é um aquário auto-suficiente ou seja nada se perde tudo se transforma. A minha vizinhas disse-me que eu devia ter primeiro uns peixinhos que fizessem a limpeza do aquário. Já estive a pesquisar e penso que são os otocinclus e os corydoras, se estiver em erro ou alguma coisa em falta, agradecia a vossa ajuda.

Também estou a pensar arranjar plantas que transformassem os cocós e chichis dos peixes, nesta parte é que residem as minhas dúvidas, se todas elas fazem isso ou se há algumas especiais. E se me aconselham alguma para o meu aquário.

De momento a minha água está turva pois adicionei as bactérias e não sei que mais posso fazer, será que tenho que fazer alguma coisa de especial para ajudar as bactérias, ou deixo estar até passar o turvo ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixa agora fazer o ciclo do azoto durante um mes... mas se quiseres podes comesar a por plantas... mas os peixes so daqui um mes, quando o aquario tiver ja algumas bacterias para os peixes terem uma vida melhor...

espero que tenhas limpado o areao que apanhastes no rio, tens que frever bem para matar as bacterias más que possam tar no rio...

mas espera pelas as dicas do pessoal que ta mais tempo na aquariofilia...

 

boa sorte ´

Editado por teo

Cumprimentos,

Teo Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Como quer tornar tudo melhor para os meus peixes estou com algumas dúvidas em relação às suas necessidades. Os otocinclus e os corydoras necessitam de andar em cardume ou posso só ter um de cada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os otocinclus convinha ter 4/5 dessa espécie, quanto às corydoras compra à volta de 6, pois estas gostam de "brincar" entre elas e a sua reprodução não é das mais fáceis, mas com os parâmetros adequados, quem sabe....

 

Espero ter ajudado e boa sorte :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

metestes substrato fertil?

 

é que se fores meter plantas, acho que devias ter posto... mas se nao tiveres sempre podes meter as anubias, feto de java e o musgo de java. tb sao bonitos... principalmente as anubias...

Editado por teo

Cumprimentos,

Teo Mendes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo. Ao que percebi compraste um frasco com bactérias não foi? Isso faz com que não precises de esperar tanto tempo para meter os peixes como deve dizer no rótulo da embalagem. Eu própria já montei dois aquários assim e inseri os peixes no dia a seguir e correu tudo na maior. Podes ler o tópico que tem como titulo " Bactérias depuradoras, Vossa opinião", aqui na parte de "OS PRIMEIROS PASSOS NA AQUARIOFILIA DE ÁGUA DOCE", vai-te ilucidar melhor.

Para já podes comprar as coridoras, existem espécies bem bonitas. Deves ter da mesma espécie um número razoável de pelo menos 5. Passado uns dois dias, podes meter os otocinclus, eu tenho só dois, penso que não são precisos mais. As plantas podes meter já. As de fácil manutenção que terás que pesquisar na área de plantas, na sua maioria aguentam sem substrato, mas convém ires metendo ao menos fertilizante. Boa sorte, pesquisa bem que peixes queres meter, a compatibilidade, tamanho, ph... boa sorte.

Editado por Tânia Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parente, também sou iniciante no hobby. Mas como comentaram por ai, da uma buscada aqui no forum sobre o ciclo, isso vai te ajudar a compreender porque nao podes meter peixes agora e também vai te servir para monitorar a qualidade da agua no futuro.

 

Vais compreender que as bactérias vao transformar todos excrementos dos peixes (amonia) em nitratos, os nitratos nao sao bons para os peixes, mas servem de alimento para as plantas. Portanto ter umas plantinhas sempre é bom pois vai te ajudar a diminuir a quantidade de nitrato da agua o que te leva a diminuir a quantidade de TPA's. Que vai com tua ideia de fazer o teu aqua auto-suficiente.

 

boa sorte

Ricardo - Mexico City

------------------------

 

First Community

New Project

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo ao forum

Mais algumas considerações:

 

1 - Não existem peixes que se alimentem de lixo ou escrementos. Têm uma alimentação especifica.

2 - Os peixes de cardume que referes, recomendo-te que compres aos poucos, ou seja, o cardume deve ser formado gradualmente, não te ponhas a comprar aos 5 ou 6 peixes de uma só vez.

3 - Para plantas convêm iluminação adequada. Não compres plantas (já tens uma lista do teo) que depois morrerão.

4 - Vai com calma

5 - Paciência

6 - Diverte-te

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma dúvida e para não abrir um novo tópico meto aqui.

Tu dizes que tens carvão que tipo de carvão ?? activado??

O meu aquario vinha com uma biobox e ja coom o carvão activado. Li recentemente que não se deve ter carvão activado quando se que meter plantas!! E eu quero meter plantas.

 

Mas não percebi bem porque. alguem com experiencia em plantas e carvão : )

 

 

 

O meu aquario também é de 60 L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.