Ajuda a novato Parametros Agua!


Recommended Posts

Boas!

 

Sou novo aqui no forum e tenho andado a acompanhar algumas questões que vão aparecendo.

Não reparei em nenhuma regra especifica para o meu primeiro post

 

Tentei pesquisar mas não consegui ficar esclarecido e por isso decidi intervir.

De certeza que vocês são capazes de me ajudar

 

O meu aquário leva 25litro, tenho duas anubias, e mais duas plantas, as anubias e uma delas encontram-se presas num tronquito pequenito com um palmo.

 

Peixes... aí é que está o erro... acho eu...

 

Tenho um Labeo Albino, dois escalares pequenos que são macho e fêmea, sensivelmente 10 guppy's e 10 neon's e 1 camarao vermelho.

 

Todas as noites anda a morrer um peixe desde há quatro dias.

Tenho dado de comer 3 vezes ao dia, manha, almolço e antes de apagar a luz

 

O PH e o KH segundo o teste da AgroTest estão bons mas os outros dão cores muito esquesitas.

 

Estou todos os produtos Aquatic Nature, comida Tropical Excel Color Granulado, para peixes de fundo, Aqua Plant plus, Aqua-San + anti stress e Bio Bacter.

 

Os peixes não sei se têm morrido devido ao Labeo, ou aos escalares ou de alguma caracteristica da água.

 

KH entre 7 e 10

GH entre 2 e 5

NO2 nao tenho a certeza porque isto dos cores de rosa é tramado mas parece estar entre 3 e 5

No3 parece estar a 20

Ph Testado com Tetra Test dá 7.5 porque com o AgroTest os verdes sao todos iguais :confused4:

 

Digam-me vocês da vossa justiça o que fazer sff.

 

Às quartas retiro 5 litros de água e coloca água que já se encontra há uma semana com os dois produtos (Bio-Bacter e Aqua-San+Anti-stress), aos fins de semana lavo o filtro e tenho-me regido assim.

 

Vi há pouco um post que não se deveria lavar o filtro com água corrente, porquê? É verdade? Se lavar com água do aquário incumpro outra situação lida que é de evitar fazer mudanças de água quando se lava o filtro.

 

Já agora o que significa TPA?

 

Muito Obrigado e desculpem o enorme relatório.

 

cUMMps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Apesar de não ser muito experiente vou tentar ajudar no q sei.

 

  1. Julgo q tens o aqua um pouco super povoado...
  2. guppys e neons são peixes com necessidades diferentes na qualidade da agua 8um de ph acido outro de ph alcalino);
  3. pelo que sei os teus peixes sao de habitos diurnos, pelo que dar a comida antes de apagar a luz pode levar a que a mesma nao seja consumida e se acumule no fundo do aqua prejudicando assim a qualidade da agua;
  4. os teste do gH e do kH são da mesma marca? é porque me parece que não seja possivel a dureza carbonica ser superior à duresa geral. se os teste forem de marcas diferentes podem usar unidades diferentes...
  5. os nitritos (NO2) deveria, estar a 0 ou muito proximo disso...
  6. TPA = Troca Parcial de Agua.

 

Espero ter ajudado, mas espera que pessoal mais experiente comente!

Editado por yangelis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Apesar de não ser muito experiente vou tentar ajudar no q sei.

 

  1. Julgo q tens o aqua um pouco super povoado...
  2. guppys e neons são peixes com necessidades diferentes na qualidade da agua 8um de ph acido outro de ph alcalino);
  3. pelo que sei os teus peixes sao de habitos diurnos, pelo que dar a comida antes de apagar a luz pode levar a que a mesma nao seja consumida e se acumule no fundo do aqua prejudicando assim a qualidade da agua;
  4. os teste do gH e do kH são da mesma marca? é porque me parece que não seja possivel a dureza carbonica ser superior à duresa geral. se os teste forem de marcas diferentes podem usar unidades diferentes...
  5. os nitritos (NO2) deveria, estar a 0 ou muito proximo disso...
  6. TPA = Troca Parcial de Agua.

 

Espero ter ajudado, mas espera que pessoal mais experiente comente!

 

 

Boas!

 

Desde já muito obrigado pela respota.

 

Os testes são da mesma marca, vou tentar fazer de novo e colocar aqui os resultados.

 

Os guppy's vão para um aquario emprestado de 15 litros para ver o que acontece ficando assim os escalares e o tubarão!

 

Ainda assim continuo à espera das respostas do pessoal.

 

cUMMps e Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo.

 

Fica aqui mais uma opinião:

O aquário está super povoado. O resto é resultado disso. Tenta dar os peixes ou devolver à loja que os vendeu.

 

Diminui a alimentação e faz TPA's regulares.

 

Prepara-te pois podem ocorer mais mortes.

 

Boa sorte.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º nao fizeste o ciclo do azoto

2º ganhaste o premio de aquario mais super populado deste site do seculo!

3º devolve o mais depressa os escalares e o labeo bicolor, pois eles no minimo preçisam de um aquario de 100 litros pois crescem ainda bastante.

4º depois de fazeres isso tiras essa agua fora e metes nova, pois essa agua ja nao vai ao sitio com produtos, os n02 e m03 deviam estar a 0 ou proximo como disseram!!!

 

 

se dissessses que tinhas 10 guppies eu ja dizia que estava com populaçao a mais, imagina com o que tens...

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º nao fizeste o ciclo do azoto

2º ganhaste o premio de aquario mais super populado deste site do seculo!

3º devolve o mais depressa os escalares e o labeo bicolor, pois eles no minimo preçisam de um aquario de 100 litros pois crescem ainda bastante.

4º depois de fazeres isso tiras essa agua fora e metes nova, pois essa agua ja nao vai ao sitio com produtos, os n02 e m03 deviam estar a 0 ou proximo como disseram!!!

 

 

se dissessses que tinhas 10 guppies eu ja dizia que estava com populaçao a mais, imagina com o que tens...

 

 

Boas!

 

Mais uma vez muito obrigado pelos comentarios!

 

Os escalares e o Labeo já se encontram noutro aquario desde ontem de madrugada mas... esta tarde morreram mais 3 guppy's e estão mais mortes à vista!

 

Vou fazer mais TPA's mas supostamente isso não é mau?

 

Como as faço? Quantos litros retiro?

 

cUMMps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Desculpem la mais uma intromissão.

 

Alguém aqui que esteja disposto a aturar um novato por 10 minutos ao telefone... estou um pouco desesperado e gostaria de falar com alguem para ter uma resoluçao rapida do meu problema sff.

 

cUMMps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Provavelmente será excesso de amónia e nitritos causados por excesso de população e má ciclagem do filtro. Não deves lavar com agua da torneira... apenas com agua do aquário e n lavar exaustivamente pq o filtro n serve apenas para reter partículas mas principalmente para alojar bactérias que te filtram a amónia e nitritos da água.

 

Faz uma grande tpa, adiciona directamente no aqua uma boa dose de bactérias e n deita pouca comida por agora. Certifica-te que está a haver uma boa oxigenação da água através de movimento de água à superfície provocado pelo filtro ou com bomba de ar.

 

Reduz a população... escalares aí n dá. Apenas um reduzido numero de guppys ou neons

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Provavelmente será excesso de amónia e nitritos causados por excesso de população e má ciclagem do filtro. Não deves lavar com agua da torneira... apenas com agua do aquário e n lavar exaustivamente pq o filtro n serve apenas para reter partículas mas principalmente para alojar bactérias que te filtram a amónia e nitritos da água.

 

Faz uma grande tpa, adiciona directamente no aqua uma boa dose de bactérias e n deita pouca comida por agora. Certifica-te que está a haver uma boa oxigenação da água através de movimento de água à superfície provocado pelo filtro ou com bomba de ar.

 

Reduz a população... escalares aí n dá. Apenas um reduzido numero de guppys ou neons

 

Cumps

Boas!

 

Ja troquei 10 litros de agua... introduzo bacterias? a quantidade para estes 10 litros?

Troco mais agua? TPA de quanto em quanto tempo?

 

cUMMps

Editado por show_time
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.