Inicio de Aquario


Cilno

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Por fim adquiri meu aquário 60x30x30 (54L), comprei um Kit no Jardiland que por muitas voltas que dei em outros sítios não encontrei melhor e a esse preço.

 

Eu sou mesmo principiante nisso de aquários, nem sei por onde começar. Minha ideia não é meter muitos peixes, fascina-me mais a decoração do próprio, ou seja as algas, a flora e sobretudo quero meter o fundo tipo relvado.

 

Eu sei que vocês vão me dizer que devia ter comprado maior mas para o sitio que é só dava no máximo um de 70cm, e como esse estava a muito bom preço decidi optar por esse. agora minhas perguntas deve ser como toda a gente que aparece aqui, o que tenho de fazer? Não quero me por a inventar sem saber o que fazer em primeiro.

 

Se me pode-se ajudar passo a passo agradecia.

 

De momento não posso vos indicar a força do filtro nem o que vem mais naquele Kit, mas mais logo eu adiciono as características.

 

fiquei mesmo apaixonado pela a decoração quando me meti a pesquisar no youtube esses aquários.

 

Nos peixes como disse anteriormente não me vou dedicar muito a eles só quero o básico para a manutenção do aquário tipo limpa vidros etc.

 

Agradeço desde já as suas respostas

 

PS: minha intenção não era gastar muito em termos de produtos etc. queria tentar fazer um aquário o mais natural possível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem tou como tu ainda no principio mas vai lendo manuais e aprofunda mais este forum dá uma grande ajuda :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tambem tou como tu ainda no principio mas vai lendo manuais e aprofunda mais este forum dá uma grande ajuda :D

 

 

pois e tempo para ler os tópicos todos? Ai esta meu grande problema não tenho tempo para ler os tópicos todos.

 

por isso optei pela a maneira mais rápida fazer eu próprio as minhas perguntas ao longo do tempo.

Editado por Cilno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cilno, para o que pretendes acho o teu aquário excelente, isto pq para quem deseja layouts e tem primazia pela flora no lugar da fauna é mais útil ter um aquário "normal" (mais pequeno).

 

Tens litros que permitem a estabilidade dos parâmetros e não é grande demais que leve ao abuso nos gastos, ou seja, podes fazer coisas bonitas sem ter excessos nos custos.

 

Precisas de uma calha como deve ser, pensar em co2, estas coisas podes ir pesquisando e sondando os patrocinadores existentes no fórum (aquaeden para iluminação, ELOS para fertilizantes e substratos e todos os outros para o diverso material necessário).

 

Podes começar por ler este tópico: [faq] Como Colocar Fotos E Videos No Fórum Aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas cilno

Tenho a dizer que esse aquario é ideal para aquilo que queres, terás de investir é na iluminação e talvez em Co2.

Se precisares de ajuda manda mp ou mete aqui as tuas duvidas .

 

Abraço

Editado por enzuh
ichthus.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que ainda tens que ver algumas coisas nesse aquário.

 

Para plantado tens uma biobox que quer se queira quer não fica sempre mal. Se possível era melhor sem ela.

 

A iluminação tenho dúvidas que seja suficiente para poderes brincar à vontade com as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas cilno

Tenho a dizer que esse aquario é ideal para aquilo que queres, terás de investir é na iluminação e talvez em Co2.

Se precisares de ajuda manda mp ou mete aqui as tuas duvidas .

 

Abraço

 

tipo a lâmpadas mais fortes para encaixar no sitio dessa que eu tenho?

 

que tipo de CO2?

 

como dito la em cima agua da torneira ou agua engarrafado?

 

que tipo de substrato uso? terra do campo não dá?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tipo a lâmpadas mais fortes para encaixar no sitio dessa que eu tenho?

 

que tipo de CO2?

 

como dito la em cima agua da torneira ou agua engarrafado?

 

que tipo de substrato uso? terra do campo não dá?

 

Quanto a lâmpadas ...mais fortes não deves arranjar. Podes sempre arranjar maneira de colocar mais lampadas.

CO2 existe em botija,pastilhas, e claro caseiro. Escolhes o que achares melhor ( na minha opinião o caseiro é uma excelente alternativa económica)

Água pode ser da torneira desde que deixes num garrafão aberto a repousar para o cloro evaporar ou então adicionando um acondicionador (por exemplo o Sera Aquatan)

Substrato fértil...tem de ser próprio para aquariofilia. Nas lojas da especialidade arranjas isso. Dependendo da bolsa há para vários preços. Normalmente os mais baratos são o Sera Floredepot e o Aquabasis Plus da JBL ( o primeiro é mais barato que este último). Convém estar coberto por uma camada inerte ( areão, akadama...etc). Há sempre o humus de minhoca 100% orgânico mas tem de ser tratado antes de colocado, mas quanto a isso não te sei dizer muito pois nunca usei. Há tópicos sobre isso, basta pesquisares.

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e bem vindo.

Para além da necessária pesquisa aqui pelo forum onde encontrarás muitos tópicos de ajuda, deves ter atenção ao seguinte:

 

1º A água da torneira chega para a maioria dos aquários. Podes comprar acondicionadores ou deixar a água num recipiente onde a mesma deve ser agitada, pois é através da agitação que o cloro se liberta e não "apenas" dentro do garrafão.

Se reparares passado um tempo da água estar no garrafão sem qualquer agitação, irá evaporar alguma e irás ver que ficarão residuos no gargalo, ou seja, os produtos ainda estão lá. Tem de haver por isso uma agitação da água, por exemplo com uma pedra difusora ligada a uma bomba. Mas isso implica investimento adicional.

Conheço uma pessoa que ao retirar a água da torneira, fá-lo com a mesma no máximo para provocar uma maior agitação da mesma para uma maior perda de cloro, no entanto não coloca nada na água, a mesma vai directa para o aquário.

 

2º O CO2 pode ser caseiro, no entanto um sistema vocacionado permitirá melhores resultados mas vem com um custo extra. O CO2 caseiro é uma opção económica com bons resultados, terás que ter alguns cuidados é certo mas é uma opção viável.

 

3º A iluminação é importântissima, vê o que podes colocar e a partir daí escolhes as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a lâmpadas ...mais fortes não deves arranjar. Podes sempre arranjar maneira de colocar mais lampadas.

CO2 existe em botija,pastilhas, e claro caseiro. Escolhes o que achares melhor ( na minha opinião o caseiro é uma excelente alternativa económica)

Água pode ser da torneira desde que deixes num garrafão aberto a repousar para o cloro evaporar ou então adicionando um acondicionador (por exemplo o Sera Aquatan)

Substrato fértil...tem de ser próprio para aquariofilia. Nas lojas da especialidade arranjas isso. Dependendo da bolsa há para vários preços. Normalmente os mais baratos são o Sera Floredepot e o Aquabasis Plus da JBL ( o primeiro é mais barato que este último). Convém estar coberto por uma camada inerte ( areão, akadama...etc). Há sempre o humus de minhoca 100% orgânico mas tem de ser tratado antes de colocado, mas quanto a isso não te sei dizer muito pois nunca usei. Há tópicos sobre isso, basta pesquisares.

 

Ok, já meti o substrato e areia por cima e a água. já esta a 2 dias a en funcionamento.

 

e agora?

 

Boas pessoal,

 

Por fim adquiri meu aquário 60x30x30 (54L), comprei um Kit no Jardiland que por muitas voltas que dei em outros sítios não encontrei melhor e a esse preço.

 

Eu sou mesmo principiante nisso de aquários, nem sei por onde começar. Minha ideia não é meter muitos peixes, fascina-me mais a decoração do próprio, ou seja as algas, a flora e sobretudo quero meter o fundo tipo relvado.

 

Eu sei que vocês vão me dizer que devia ter comprado maior mas para o sitio que é só dava no máximo um de 70cm, e como esse estava a muito bom preço decidi optar por esse. agora minhas perguntas deve ser como toda a gente que aparece aqui, o que tenho de fazer? Não quero me por a inventar sem saber o que fazer em primeiro.

 

Se me pode-se ajudar passo a passo agradecia.

 

De momento não posso vos indicar a força do filtro nem o que vem mais naquele Kit, mas mais logo eu adiciono as características.

 

fiquei mesmo apaixonado pela a decoração quando me meti a pesquisar no youtube esses aquários.

 

Nos peixes como disse anteriormente não me vou dedicar muito a eles só quero o básico para a manutenção do aquário tipo limpa vidros etc.

 

Agradeço desde já as suas respostas

 

PS: minha intenção não era gastar muito em termos de produtos etc. queria tentar fazer um aquário o mais natural possível.

 

 

ok Pessoal como já dito, meti já em funcionamento o Aquário, já tem substrato e Areio por cima, agora qual é o próximo passo? A mim disseram me para esperar agora 1 mês ate meter peixe ou plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Podes,e deves colocar já as plantas,que tu queres

e deixares tudo a trabalhar como se já tiveses os

peixes,agora deixa o ciclo do azoto começar,e podes por todos os dias

um pouco de comer dos peixes,mas pouco,ok!

Cump: A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exacto deves colocar já as plantas.. senão terás algas..!! :(

a maioria aconselha deitar comida para aceleração do ciclo do azoto.. eu dispenso essa técnica, alias fiz o meu sem..

 

..ou tens possibilidade de adquirir água dum aquário já ciclado ou fazes-o com calma e tempo.. e mais ou menos 1 semana e meia ou 2 semanas podes colocar um ou dois peixes resistentes..

 

 

 

Dica: dá uma vista de olhos aí na assinatura do "João Paulo Viegas", onde explica o ciclo do nitrogénio/azoto. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião um aquário quase só com flora é muito parado, um aquário é para ter bastante vida, é isso que faz do aquarismo um hobbie bastante interessante, e tens vários peixes bonitos cujos cuidados são minimos, como corydoras, ottocinclus aka limpa vidros já requerem mais alguma atenção, visto que ao principio não existem algas no aquário... é a minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é assim, peixes o meu aqua vai ter só que d´uma é um aqua de 60cm e não me posso dar ao luxo de meter muita coisa como peixe, os basicos serve depois mais tarde quando fizer um maior ai sim meto melhor peixes.

 

Já agora os Puffefish há de tamanho pequeno?

 

 

 

 

 

O meu aqua de momento sem nada de especial:

 

aqua

Editado por Cilno
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual a temperatura da água?

Hum não apostava para já na falta de fertilizantes pois tive as minhas algum tempo sem eles e safei-me.

 

Cumps

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.