Complementos vitaminicos


Recommended Posts

Este artigo surge depois de varios meses de pequisa e trocas de e-maills com criadores de guppys asiaticos .

Tendo em conta os erros(cometidos por falta de conhecimento) e duvidas fui em busca de respostas e soluções para os mesmos.Tudo isto começando o porquê de os meus guppys(nacidos caá em casa) nao ficarem com aquelas super cores que trazem da origem,fui testando novas dietas todas elas com resultados por vezes favoraveis, entre eles a alimentaçao diaria com cystos recem eclodidos(onde ja adicionava vitaminas na agua de eclosão).Mas só isto não me chegava....sendo assim toca de pesquisar e falar com quem tem mais conhecimentos e claro testar.Neste momento estou a adicionar á agua dos meus aquas um complexo vitaminico e os resultados estao a ser bastante bons....

Esta lista de vitaminas que é o que estou a adicionar foi-me enviada em formula(tipo tá bem és uma grade melga) e eu tive de a adaptar a poroductos vendidos no nosso mercado...

 

 

 

Deixo uma breve introdução

 

Alimentar o guppy com uma dieta inadequada é tão comum como o erro da superalimentação.

Proporcionar uma dieta correta é essencial para o crescimento dos peixes e da saúde. As deficiências nutricionais não só podem reduzir o tempo de vida dos peixes e tambem causar muitas doenças,despigmentaçao,mal formação mas também contribuir para uma deterioração da qualidade da água por poluentes da água.

 

A dieta de peixes varia de acordo com suas necessidades nutricionais individuais(linhagem).

 

A proteína é necessária para o crescimento e para a reparação das células e tecidos do corpo. As proteínas devem ser fornecidos regularmente para garantir um bom crescimento e saúde.

 

Lipídios (óleos e gorduras) são importantes para os peixes, pois fornecem energia e permitem a absorção de vitaminas lipossolúveis e outros nutrientes essenciais. Eles estão disponíveis a partir de muitas fontes, e as gorduras extras podem ser armazenadas no corpo. Muita gordura pode afetar a capacidade do fígado para filtrar e purificar o sangue.

 

Como gorduras, carboidratos fornecem energia para as funções do corpo. No entanto, apenas onívoros (comem carne e vegetais), herbívoros (comedores de plantas) utilizam os hidratos de carbono bem, carnívoros (comedores de carne), não.

 

Função das vitaminas e sintomas da sua deficiência.

 

 

A vitamina A

Funções: - visão normal, o crescimento celular e resistência à infecção

Deficiências: - crescimento pobre, fraca visão, a formação óssea anormal e hemorragias na base das nadadeiras

 

A vitamina D

Funções: - Os níveis de cálcio no sangue, aumento de absorção do cálcio e fósforo e metabolismo equilibrado

Deficiências: - Possivel debelidade reproductiva

 

A vitamina E

Funções: - antioxidante, respiração das células musculares

Deficiências de crescimento: - anemia e atrofio no crescimento

 

Tiamina (B1)

Funções: - crescimento, digestão, fertilidade, sistema nervoso

Deficiências de crescimento: - falta de apetite, atrofia muscular, convulsões, perda de equilíbrio,crescimento pouco regular

 

Riboflavina (B2)

Funções: - visão, o metabolismo de proteínas e enzimas do funcionamento

Deficiências: - fotofobia, cristalino opaco, visão turva, coloração anormal da íris, estriados constrições na parede abdominal, pigmentação escura, falta de apetite, anemia e redução no crescimento

 

Ácido nicotínico (niacina, B3)

Funções: - desempenha um papel importante em lipídios, proteínas e metabolismo de aminoácidos

perda de Deficiências: - de apetite, crescimento deficiente, lesões no cólon, o movimento errático e fraqueza, edema de estômago e cólon

 

Ácido Pantotênico (B5)

Funções: - o funcionamento renal, a produção colesterol, fisiologia e regulaçao do metabolismo

Deficiências: - crescimento pobre , brânquias salentes, perda de apetite, pele com manchas emorragiscas e atrofia celular

 

Pyroxidine (B6)

Funções: - desempenha um papel vital nos sistemas de enzimas e proteínas

Deficiências: - distúrbios nervosos, convulsões, perda de apetite, crescimento deficiente, respiração rápida e ofegante, flexão de ossos operculares e hyper irritabilidade

 

Cianocobalamina (B12)

Funções: - sistemas de enzimas, o metabolismo do colesterol

Deficiências: - falta de apetite, crescimento deficiente, anemia e pigmentação escura(tambem associada as olhos negros)

 

Ácido ascórbico ©

Funções: - sistemas de enzimas, ossos, formação de cartilagem e recuperação pos doenças

Deficiências: - doença hemorrágica, rins, fígado, intestino e tecido muscular, lesões oculares e escoliose na coluna

 

Amino acidos

Lisina, histidina, arginina, ácido aspártico, treonina, serina, ácido glutâmico, prolina, glicina, alanina, metionina, metionina, valina, isoleucina, leucina, tirosina, fenilalanina.

Funções: - Crescimento coloração

Defeciências: - Crescimento retardado, mortalidade elevada nas fases iniciais de crescimento falta de pigmentação

 

Vitamina K (3)

Fumções: - criculaçao sanguinia,crecimento saudavel da pel ,(desentoxicante),anti oxidante

Dfeciências: -Só possiveis de visualizar em labratorio

 

Biotina (H)

Funções: - sistemas enzimáticos, oxidação de lipídios e carboidratos

Deficiências: - de apetite, crescimento deficiente, anemia, lesões de pele e atrofia muscular

 

Carnitina

Funçoes: -Mantem reservas de energia

Deficiencias: - cançasso, letargia

 

Colina

Funções: - bom crescimento e conversão alimentar

Deficiências: - fraco crescimento, conversão alimentar inrregular, rins e intestinos hemorrágicos

 

Ácido Fólico (M)

Funções: - formação de células do sangue, regulação da glicemia e do metabolismo dos peixes

Deficiências: - fraco crescimento, letargia, pele escura, anemia e fragilidade da barbatana caudal

 

Inositol

Funções: - permeabilidade da membrana celular

Deficiências: - crescimento deficiente, estômago dilatado, lesões de pele e aumento do tempo de disgestão (Muito comum nos guppys)

 

Celulose(materia vegetal)

Activador da flora intestinal,indispensavel na dieta

 

Magnésio: -

Inibe a excitabilidade nervosa, ativação enzimática in vivo com cálcio e fosfato e estão intimamente relacionados com importantes componentes do dente-osso

 

 

Zinco: -

auxiliar de ácidos nucléicos, síntese de proteínas

 

Manganês :-

Bom metabolismo do fígado, oxigênio ativado nos vasos sanguineos

 

 

 

Espero ter ajudado

 

 

Cumps

P.M.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Espectáculo!

 

Fiquei aparvalhado.

 

Já pensás-te em tirar Medicina, Veterenária ou por aí!

 

Grande Abraço

Editado por pedronb
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • 3 anos depois...