Ajuda como construir um sistema de co2 caseiro.


ion

Recommended Posts

Boas tenho pesquisado alguma coisa pela net mas não encontro nada de jeito de como se pode construir um sistema de co2 caseiro.

 

Alguém me pode ajudar nos passos de como se pode construir um sistema de co2 caseiro?

 

Também tenho dúvidas em relação aos prós e aos contras do uso de um sistema de co2 caseiro.

 

Se alguém me poder ajudar agradecia muito.

 

cmps ion.

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ion, estou na mesma que vc. fim de semana proximo vou voltar a montar o sistema de CO2 e te informo se funcionou.

 

quanto q funcionalidade, as plantas consomem CO2 para sua producao de energia. ao momento de injectar CO2 na agua, isto acelera o metabolismo das plantas y como resultado elas tem um crescimento mais bonito e portanto todo aqua fica mais bonito. a unica coisa que tens que cuidar é o ph da agua que se altera ao momento de usar este sistema.

 

te mantenho informado da evolucao do meu sistema caseiro.

 

sorte,

Ricardo - Mexico City

------------------------

 

First Community

New Project

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Terás que isolar muito bem tudo, de preferencia com cola as uniões entre o tudo e a tampa da garrafa.

Vê se tens a mistura correcta.

Este sistema caseiro demora sempre um pouco a arrancar.

Não é a dimensão do tubo que importará tanto, mas sim o isolamento de todo o sistema, pois o CO2 está lá e tem por onde sair.

 

Tenham atenção à colocação de uma valvula de retorno para evitar derrames no aqua da "mistela" ou então colocar outra garrafa com um pouco de água pelo meio do processo (duas garrafas uma com a mistela + outra meia de água e depois essa ligada ao aquário).

 

Existem users que têm obtido maiores resultados com o fermento "em pó" do que aqueles bocados que os padeiros nos podem dar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas muito obridago por todas as ajudas que me têm dado, so tenho uma dúvida nao ha problema que a garrafa rebente com a pressão?

 

Mais uma coisa nao e má vontade mas se outras pessoas têm dúvidas abram um post para as suas dúvidas porque eu quando tenho dúvidas tenho de abrir um post nao vou fazer perguntas para o post de outros membros.

 

cmps ion.

 

Ricardo depois diz-me como correu com o teu sistema.

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vejo mal na partilha de tópicos. Pelo contrário, se estamos a falar do mesmo assunto até é positivo e é mais informação que se concentra num sítio só em vez de estar espalhada por vários tópicos diferentes.

 

À partida não rebenta porque o CO2 tem por onde sair. Se fosse uma garrafa selada sem ter a saída para o aquário então aí puf.

 

Boa sorte com o CO2 :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas muito obridago por todas as ajudas que me têm dado, so tenho uma dúvida nao ha problema que a garrafa rebente com a pressão?

 

Mais uma coisa nao e má vontade mas se outras pessoas têm dúvidas abram um post para as suas dúvidas porque eu quando tenho dúvidas tenho de abrir um post nao vou fazer perguntas para o post de outros membros.

 

 

Desculpa intrometer-me mas nunca ouviste: "as duvidas dos outros podem ser as tuas dúvidas"?

 

A malta do fórum dá-se toda bem nada de stress. Eu já coloquei duvidas em posts que nao eram meus e o criador do tópico até ajudou...

 

Não estou a defender ninguém só a tentar preservar o bom clima entre a malta :thumbup3:

 

Cumprimentos

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o criador do tópico não vê problema e se estamos a falar do mesmo assunto, penso que não se justifica abrir um outro tópico. Alías evita que o pessoal se ande a repetir. Perde-se algum tempo e aumenta-se o volume do forum.

 

Quanto ao perigo de explosão. E ele existe. Deve ser tido em conta que DEVE de existir sempre um tubo de saída (o que vai ao aquário para libertação do CO2). NUNCA em caso algum se deve fechar a garrafa com a mistura sem que haja uma saída, o que é fácil de perceber.

 

Para além da sala/quarto ficar bonito com a explosão, existe um sério risco de danos graves para a saude de quem está a manipular uma garrafa fechada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu estive a ver uma montagem em que a pessoa que estava a montar avisou varias vezes que a garrafa podia explodir.

 

e o meu medo e esse.

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

atenção à colocação de uma valvula de retorno para evitar derrames no aqua da "mistela" ou então colocar outra garrafa com um pouco de água pelo meio do processo (duas garrafas uma com a mistela + outra meia de água e depois essa ligada ao aquário).

 

João, penso que um pequeno lapso teu. A valvula anti-retorno impede que a água do aquário vá para a da "mistela". Nunca poderá haver uma valvula que impeça a mistela de ir para o aquário pq tens que deixar passar o CO2 resultado da fermentação.

 

Para as duvidas quanto à "mistela"...

Qt a resultar ou não, eu tenho no aquário grande pressorizado mas no pequeno (37,5l) tenho uma garrafa de 1,5 l que encho até meio com água, junto 1/2 kg de acucar, uma colher de chá de bicabornato de sodio e 1 colher de chá de fermento (acho que é da ramazotti ou qq coisa do genero, que comprei no junto! Atenção que aquele fermento royal não funciona). Funciona SEMPRE, começa rápido e dá para 3 a 4 semanas (não sei bem pq nunca o deixo acabar).

Tenho a glosso a crescer bem. CLARO que demorou muito mais tempo a rebentar a sério do que com o CO2 pressorizado... qd digo muito mais tempo, cerca de 4 a 5 semanas de diferença para o pressurizado, mas podem haver por aqui outros factores a contribuirem para o atraso no crescimento a sério no nano de 37,5l.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu no meu aqua de 54L utilizo a receita caseira com uma garrafa de 1L de um refrigerante gasificado, faço a receita normal da gelatina só acrescento 100g de açúcar, depois deixo a gelatina de um dia para o outro dentro da garrafa, junto 1 colher de sopa de açúcar, 1 colher de café bem cheia de bicarbonato sódio e outra de fermento em pó, (reparei que este tambem dura mais que o de padeiro e tenho fechado bem no congelador e utilizo várias vezes) e dura cerca de 3 semanas, também já fiz sem gelatina não a tinha, enchi a garrafa com 1/2 litro de agua tem é que se juntar mais açúcar, juntei 300 ou 400g de açucar e o mesmo processo e bomba na mesma .

Quanto a garrafa rebentar, creio que só acontece se a garrafa for fechada com uma rolha sem o tubo e sem fuga do CO2 aí sim rebenta e deve ficar um serviço jeitoso :tongue:

A diferença no crescimento e coloração das plantas é nítida .

 

Cumps

Mesmo que não tenhas tempo, pensa o que tens a fazer,

mede bem a importância de um pequeno pormenor ...

 

O meu aquário "Pinni"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu estive a ver uma montagem em que a pessoa que estava a montar avisou varias vezes que a garrafa podia explodir.

 

e o meu medo e esse.

 

Desde que mantenhas uma saída para o CO2 ele terá para onde ir e não rebentará. Pode sair com mais pressão para o aquário mas não deve chegar ao ponto de rebentar. Tens é de ter cuidado para essa saída não fechar, por exemplo o tudo dobrar demais e ficar tapado ou entupido por algum motivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois o meu unico medo e esse e que a garrafa rebente.

 

o tubo que se coloca na rolha da garrafa pode ser coloda com silicone ou tem que ser com alguma cola especial?

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo aqui: [DIY] CO2

 

Search and enjoy :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois o meu unico medo e esse e que a garrafa rebente.

o tubo que se coloca na rolha da garrafa pode ser coloda com silicone ou tem que ser com alguma cola especial?

 

Eu fiz um furo na tampa à medida do tubo e vedei com a "cola a quente" daquelas pistolas. Por cima e por baixo da tampa (como já te disseram tem que estar muito bem vedado).

 

Ah, utilizo um difosor ceramico que muita gente diz ser incompativel com estas "mistelas". Nunca tive nenhum problema e consigo micro-bolhas, bem melhores que os as pedras.

 

Alem disso como nesse aquário tenho um filtro eheim de mochila, coloco o difusor por baixo da entrada da água do filtro de forma a que as bolhas entrem directamente para o filtro e seja realizada a mistura quase total na água ("a la" reactor).

 

Qt a rebentar só se tapares/dobrares o tubo... alem disso nunca terá uma força identica a de uma garrafa!

Podes colcoar atraz do aquário? Se sim, melhor ainda para te precaveres, mas olha que eu nunca li aqui no Forum alguem que tivesse tido esse problema. Alguem que conheça, que diga.

(não estou a falar de garrafas de CO2 pressurizadas, essas historias já li mas por mau manuseamento de quem encheu).

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois quero ver se arranjo um tempinho para começar a preparar isso porque como muitos membros utilizam cada um a sua receita caseira para co2 nao sei ao certo qual escolher.

 

MAS DESDE JÁ UM MUITO OBRIGADO POR TODA A AJUDA QUE ME TÊM DADO.

cmps ion.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo aqui: [DIY] CO2

Search and enjoy :tongue:

 

... mas porquê a gelatina? Segundo creio atrasará um pouco o processo, demorando mais a acabar... mas tenho lido por aí que não é bem assim e que a diferença é quase nula (alguem que não concorde por expriencia própria que diga).

Alem disso, com gelatina, sai "muito" mais caro e demora bem mais que os 3 ou 4 minutos a preparar sem gelatina.

 

Pedro.

Editado por pmgsr

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim eu notei que só com a água demora alguns minutos a começar a aparecer as primeiras bolhas e dentro de 1 ou 2 horas começar a bombar, com a gelatina demora um pouco mais, mais creio que o objectivo da gelatina é mesmo para que a mistura dure mais tempo, pois dificulta as bactérias a consumirem o açúcar logo dura mais tempo isto pelo que li.

Mesmo que não tenhas tempo, pensa o que tens a fazer,

mede bem a importância de um pequeno pormenor ...

 

O meu aquário "Pinni"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.