Como comprovar Qualidade de Fertilizantes DYI


zancum

Recommended Posts

Olá

 

Há um mês atrás comprei numa conhecida loja online que por enquanto prefiro não dizer qual é, três fertilizantes:

 

KCl (Cloreto de Potássio) KH2PO4 (Fosfato de potássio) e KNO3 ( Nitrato de potássio).

 

Como um deles (Cloreto de Potássio) tinha um precipitado no fundo da garrafa, depois de preparado, e uma estranha cor amarela, fiz uma pesquisa pelo fórum e verifiquei que é um problema conhecido, relacionado com a o facto de ser um fertilizante com pouca pureza, pois é vendido para agricultura., não obstante todos os sacos trazerem um papelinho com a indicação que são fertilizante para uso em aquário!!!!

 

Entretanto verifiquei através dos teste que fazia, que os níveis de nitratos estavam cada vez mais altos, mesmo depois de deixar de fertilizar com o nitrato de potássio.

 

Como estava um pouco desconfiado com os fertilizantes em causa resolvi testá-los directamente com os testes que uso para a agua do aquário, testes de nitratos e fosfatos da Sera. Os resultados foram assustadores:

 

O cloreto de potássio deu o valor máximo da escala para nitratos e fosfatos a zero.

O fosfato de potássio deu valor máximo para nitratos!!!! e zero de fosfatos!!!!

O Nitrato de potássio deu valor máximo para nitratos e fosfatos!!!!

 

Nesta altura, perplexo, deitei os líquidos preparados todos fora e preparei tudo de novo, pois admiti um erro meu na preparação.

 

Os resultados foram exactamente os mesmos.

 

Pergunto se existe algum erro cometido por mim e e os teste não sejam fiáveis nestas concentrações tão altas?

 

Se os teste são aplicáveis, temos de tudo então:

 

A saber, produtos de agricultara vendidos para aquariofilia, produtos trocados e produtos contaminados.

 

Nenhum dos três serve para o fim em causa.

 

Isto é novo ou é conhecido dos especialistas da fertilização?

 

Abraços e obrigado por possíveis ajudas na interpretação "da coisa"

Editado por zancum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Teoricamente os testes que usas são especificos, mas como não sabes o principio de funcionamento dos mesmos, (há várias maneiras de testar os mesmos compostos) devias fazer os testes em condições controladas.

 

Testar directamente da preparação pode levar a resultados enviesados. Experimenta fazer as preparações menos concentradas e se possível dissolver (em agua destilada se possivel)nas quantidades adequadas para obteres valores dentro da escala dos testes.

 

atenção que não estou a por os teus resultados em causa, e se realmente obtiveres os mesmos resultados deves no minimo reclamar.

 

Já agora, a solução de cloreto de potássio deve ser incolor, e não amarelada como retratas. Por outro lado, vender cloreto de potássio e nitrato de potássio em sacos, eram sacos plasticos normais? não é de todo o mais aconselhado, até por questões de conservação.

 

Eventualmente amarelada, dos mencionados pode ficar a solução de Nitrato de Potássio.

 

 

Quanto a fertilizantes DIY, há quem os venda com qualidade, e pelos vistos quem não o faça.

 

 

Para testar com mais rigor podes por exemplo, seguir estes procedimentos:

 

Passo1: Pegas em 1L de agua da torneira, testas o valor de NO3 e PO4, estes vão ser os teus valores base.

 

Passo2: Fazes a solução de KCL, normalmente e adicionas 5ml da mesma na agua, agitas, medes nitratos e fosfatos que devem permanecer iguais ao inicio.

 

Nota: podes tambem comprar um teste de potássio se quiseres mesmo saber se estás a adicionar potássio e em que concentração, e sendo assim deves tambem testar antes de adicionares potássio para teres o valor base.

No entanto o teste de potássio para pouco te vai servir no futuro, e portanto podes poupar o dinheiro

 

Passo3: para o KNO3, fazer uma solução com 5g em 1L de água, e colocar 5ml dessa solução no 1L de agua anterior, deve resultar num aumento de +- 15ppm de NO3

 

Fazes o teste e verificas se existiu aumento de NO3 conforme esperado e se existiu ou não aumento de PO4

 

Passo 4: para o KH2PO4, fazes uma solução com 5g em 1L de água e colocas 5ml dessa solução no 1L de agua anterior, deve resultar num aumento de 17,5ppm de PO4.

 

 

Se os testes mesmo assim derem resultados diferentes, deves reclamar junto do teu fornecedor. Alias devias reclamar já da solução de KCL de pureza inferior.

 

As purezas aconselhadas para utilização em aquario são nos minimos: farmaceuticas , alimentares, ou tecnicas, se não forem superiores.

 

Especificações de pureza para aquario, na industria não existem, e portanto não sabes o que estás a comprar, no entanto as especificações farmaceuticas, alimentares ou técnicas, teem standards minimos para cada quimico, e portanto sabes o que estás a comprar.

 

Os quimicos com especificações para agricultura, dado que as especificações são tão permissivas (o que é contaminante para aquarios raramente o é para agricultura) e o preço de custo ter de ser extremamente baixo, para a agricultura os poder utilizar competitivamente, leva a que não sejam recomendados para utilização em aquário.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Agradeço-te imenso a tua resposta.

 

Sobre a preparação das soluções para introduzir no aquário, todas foram preparadas com agua "pura" obtida por osmose inversa e comprada em farmácia.

 

A agua da torneira já a tinha testado antes e dava valores de 0 (zero) para nitratos e fosfatos.

 

Sobre o cloreto de potássio não perdi mais tempo porque objectvamente, não serve para utilização em aquário. Estou de acordo contigo neste ponto e aliás já comprei 2 embalagens (e não sacos) na farmácia de 100 gramas cada. Aproveito para dizer que estes 200 grama me custaram praticamente o mesmo que os 250 grama "para agricultura", a saber 5.2€.

 

Passando para o passo 3 da tua resposta, e feita nova solução, juntando 5mml da solução preparada anteriormente, a um litro de agua da torneira obtenho mais de 10 ppm de fosfatos e 50 ppm de nitratos.

 

Confirma os resultados feitos anteriormente.

 

No passo 4, verifico que o KH2PO4 não tem fosfatos e tem 50 ppm de nitratos.l

 

Confirma os resultados anteriores.

 

Para finalizar:

Penso que estes dois últimos produtos tenham os rótulos trocados e um deles, o que está etiquetado como KNO3 seja KH2PO4 com muita contaminação de KNO3.

 

O que está etiquetado como KH2PO4 é KNO3.

 

Sobre o KCl não há muito mais para dizer

Editado por zancum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais