Água de Furo


Recommended Posts

Caros,

 

Tenho um furo em casa mas não sei se a água será boa.

Tenho umas análises à água que indicam o seguinte:

 

Nitratos 43,6 mg/L

Nitritos < 0.01

Amónia < 0.01

Ph 7.4

 

O meu problema serão os nitratos, se calhar não a poderei usar por isso mas gostava de ouvir as vossas opiniões.

 

Já agora deve-se olhar para mais algum parâmetro para controle da água?

 

Obrigado.

Bruno

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a dureza vem expressa em mg/L, como posso saber se é dura, macia, muito macia etc...alguém tem uma escala sobre isto.

 

Pois pensei nas plantas mas como o meu aqua é de 62*31*33 não sei se consigo meter plantas suficientes para eliminar os nitratos. Existe alguma outra forma de os eliminar?

Já agora gostava de comentários se usavam esta água para os vossos aquas ou não.

Obrigado.

 

Bruno

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

O teste de dureza deve ter documentação que te permita converter mg/l em graus.

Já tive uma vez uma tabela dessas mas não sei onde anda agora...

 

Em relação à tua pergunta sobre a água... usaria, apenas se não existir nenhuma outra água que pudesse usar.

Se tiveres outra água é preferivel.

 

Mas acho estranho uma água de furo ter nitratos.

Esse teste parece-me um teste profissional/laboratorial dada a precisão nos valores de nitratos indicados... se sim há quanto tempo foi feito? Podia tratar-se de um pico temporário.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o teste foi feito por uma empresa do Tagus Park especializada para tal.

 

Este teste foi feito à 2 anos, será que posso medir eu o nível de nitratos com um simples test kit? É óbvio que não terá a mesma precisão.

 

Eu até tenho hipotese de ter água da companhia mas se a do furo fosse boa tinha pelo menos a certeza que não tem cloro e produtos derivados.

 

Bruno

Abraço,

Bruno Barreiros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes e deves medir o nivel de nitratos e todos os outros parametors com testes quimicos!

Quase de certeza que os testes feitos à 2 anos já não são verdadeiros hoje pois os valores variam constantemente.

 

Quanto à precisão não te preocupes... os peixes vivem em rios e lagos logo valores flutuantes é normal para eles. A precisão dos testes quimicos é pouca, ainda por cima porque é dada por uma escala de cores mas para o efeito que se pretende (garantir que o parametro tem valores aceitáveis) são optimos e bastante fiáveis.

 

Tem só cuidado ao medires o ph... deixa a água com uma pedra difusora por umas horas e depois mede o ph, não meças logo assim que retiras a água pois em furos e poços as concentrações de co2 na água são elevadas e originam falsas leituras de ph.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.