montagem aquario 1ª vez


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Gostaria que me dessem uma ajudinha, se for possível.

 

Quero montar o meu primeiro aquario de água doce tropical, já andei a pesquisar na net em vários sites, sobre diversas questões, mas quanto mais pesquiso e me informo, mais confusa e indecisa fico relativamente aos equipamentos mais adequados e respectivas manutenções.

 

Tenciono adquirir um aquario de 50 Lts, estou com imensas duvidas quantos aos filtros, os mais comuns e que tenho visto, são aqueles filtros que ficam dentro do aquario submergidos, mas já li que apesar de mais baratos, a filtragem é fraquinha e requerem uma limpeza semanal/quinzenal da esponja, assim sendo, muitos sites aconselham antes filtros externos (nunca vi).

 

Afinal de contas, para um aqua de 50 lts o que se aconselha mais? um externo, um interno, ambos?!?!?!

 

Também estou baralhadissima quanto à limpeza do fundo do aquario, já li sobre sifonagem, mas também já vi que há aspiradores de fundo, de quanto em quanto tempo é necessário fazer esta limpeza, qual o método mais rápido e menos trabalhoso?

 

É só duvidas, já li também sobre o ciclo do azoto, não consigo perceber como é que sei que o ciclo foi concluido, há sites que aconselham a montar o aquario todo (menos os peixes) e ir colocando um bocadinho de comer, para se iniciar o ciclo, outros dizem que não se deve por comer, outros ainda dizem que se deve colocar um peixe...que confusão!!!

Relativamente a este tópico, já vi à venda um produto da tetra que aparentemente serve para colocar na água do aqua e assim podem-se colocar logo os peixes... Preciso mesmo de umas luzinhas mais esclarecidas :popcorn:

 

A questão que falam muito dos vários testes (PH, NH3/NH4, NO3), que avaliam a qualidade da água, são faceis de adquirir, são caros, como sei quais os valores adequados aos peixes e plantas, caso estejam descompensados, como os coloco de volta a niveis normais???

 

Adorava montar o aquario com plantas vivas, mas não sei onde as adquirir, visto que não conheço nenhuma loja da especialidade, já vi plantas aquaticas à venda no jumbo e Ikea, essas são apropriadas para aquarios?

 

Queria começar a montagem o mais rápido possivel, mas quanto mais pesquiso, mais informação nova e alguma até contraditória aparece... Estou super confusa...

 

Podem ajudar-me?

 

Obrigada

Lu1977

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Lu.

 

O ideal será sempre um filtro externo, tem mais capacidade para matérias filtrantes, será mais fácil efectuar a sua manutenção e não ocupa espaço dentro do aquário.

 

Um exemplo:

filtro_eheim_2217_p.jpg

 

Limpar o fundo pode-se fazer com um sifão/aspirador na altura de fazer a TPA (Troca Parcial de Água), que poderá ser semanal.

 

Sobre o ciclo do azoto existem diversas formas de o fazer, cada um recomenda a sua, depois a pessoa tem que decidir, mais rápido, mais lento, com risco de perda de peixes sem riscos, mais caro menos caro.

 

- Deitar pouca comida todos os dias para ir criando as bactérias necessárias.

- Comprar e colocar acelerador de bactérias em que se podem colocar (sempre poucos) peixes de cada vez ao fim de 48 horas.

- Colocar peixe resistente para começar o ciclo.

 

Sobre os testes depende mas convêm ter razoáveis, os de gotas são melhores que os de fitas de papel.

 

Geralmente para corrigir desequilíbrios nos parâmetros fazem-se TPA's.

 

As plantas assim como qualquer outra coisa pode ser comprada em lojas locais, lojas patrocinadoras do fórum (online e físicas) e nos classificados a outros utilizadores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivo na zona de sintra, já apanhei o site na naturline, em cascais, mas se houvesse alguma boa loja mais perto, era mto melhor!

 

Já agora, mais uma questãozinha: relativamente às TPAs, uma vez que a água da torneira é mais fria que a água do aquario, como faço para igualar a água nova? vou colocando aos pouquinhos, ou tenho de ter um aquecedor extra para as TPAs?

 

Obrigada.

 

Lu1977

Editado por Lu1977
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente a quem opte por fazer a água das TPA's repousar um dia, para remover o cloro e outros metais. E depois colocas no aquário "devagar". Quanto a temperatura não sera assim tão diferente, mas a partida se for devagar não teras grandes problemas.

 

Um conselho invés de escolheres os peixes, mede primeiro o pH da tua água da torneira. É que é complicado ajustar pH, e dps na TPAs complica ainda mais porque o da torneira é diferente do aquário. Por isso mede primeiro o pH e depois, penso que te ia ficar mais simples depois se escolheres os peixes de acordo com o teu ph.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Carvão na maioria dos casos serve para remover restos de tratamentos efectuados nos aquários.

 

Convêm ter sempre algum por perto pois nunca se sabe quando se vai precisar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.