PH Muito Baixo - AJUDA!!!


P.P.

Recommended Posts

Boas estou com um problema na agua relativamente ao ph...tem estado sempre nos 5.0 o que é muito estranho...tenho mudado a agua varias vezes para ver se sobe mas é por pouco tempo pois no dia a seguir já está mais baixo outra vez e ao fim de tres dias volta aos 5.0...a agua sai da torneira com ph de 7.6...ja nao sei o que fazer visto que nao posso estar sempre a mudar diariamente a agua do aquario....

 

 

cumps

Um aquario não é para ser visto mas sim Vivido!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente esse é o PH da tua água. Deixa a água da torneira num recipiente de um dia para o outro e mede só no dia a seguir à teres tirado da torneira. Provavelmente vais ver que o PH da tua água é os tais 5.

 

Experimenta PH plus depois de confirmares isto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compra numa loja da especialidade um anti cloro em pó que te acerte o ph automaticamente a 7.0, para aquários comunitários é o ideal, e a cada tpa usa juntamente com sera toxivec, este último vai estabilizar o ph e ajuda a população do aquário e ainda podes usar o aquasafe para acalmar os meninos quanto a stress.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas obrigado pela ajuda e eu estou tentado a meter bocados de coral no filtro para ajudar ou entao as conchas porque eu nao gosto de por quimicos na agua a unica coisa que meto é mesmo o aquasafe mais nada...de qualquer forma ja tenho aqui o o ph plus da sera para ir metendo nos proximos tempos pois nao estou com muita vontade de voltar a abrir o filtro outra vez visto que ja o fiz no mes passado...

Um aquario não é para ser visto mas sim Vivido!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas obrigado pela ajuda e eu estou tentado a meter bocados de coral no filtro para ajudar ou entao as conchas porque eu nao gosto de por quimicos na agua a unica coisa que meto é mesmo o aquasafe mais nada...de qualquer forma ja tenho aqui o o ph plus da sera para ir metendo nos proximos tempos pois nao estou com muita vontade de voltar a abrir o filtro outra vez visto que ja o fiz no mes passado...
Bom eu não vejo problema algum nos produtos usados para a água do aquário, não vão fazer mal algum. De qualquer forma tens sempre soluções naturias, conchas como disseram, uma pedrita calcária pequena por exemplo, outra, rochas vulcânicas também sobem o ph além de algumas dessas rochas poderem albergar inclusivé bactérias beneficas na sua superficie auxiliando desta forma o filtro. Aquele po que te falei resolve-te o problema do ph e não te chetaias mais, foi só uma opinião. Editado por Fernando_regio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom eu não vejo problema algum nos produtos usados para a água do aquário, não vão fazer mal algum. De qualquer forma tens sempre soluções naturias, conchas como disseram, uma pedrita calcária pequena por exemplo, outra, rochas vulcânicas também sobem o ph além de algumas dessas rochas poderem albergar inclusivé bactérias beneficas na sua superficie auxiliando desta forma o filtro. Aquele po que te falei resolve-te o problema do ph e não te chetaias mais, foi só uma opinião.

 

 

e foi uma opiniao bem aceite visto que é o que vou fazer até ao mes que vem que é quando vou abrir o filtro...amanha ja dou novidades do valor do PH...

 

obrigado a todos

Um aquario não é para ser visto mas sim Vivido!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Muito estranho... com pH a sair da torneira a 7,6, baixar para 5, acho que se devia primeiro tentar perceber porquê. Normalmente, nesta zona, temos problemas em baixar o pH e não o contrário.

 

De qualquer forma, é fácil subir esse pH, basta usar bicarbonato de sódio (barato em qualquer hipermercado).

 

No entanto acho que se devia tentar perceber o que se passa. Tens troncos, turfa ou algo do género? Estás a usar CO2?

 

Coloca-se a hipótese dessa água vir com capacidade tampão muito baixa, no entanto, como já disse, não é normal para esta zona. Se for o caso o bicarbonato pode ser solução (grosso modo, aumenta a capacidade tampão, faz-te subir o pH e não te aumenta a dureza permanente - que pode ser mau dependendo dos peixes que tens), mas acabas por ter de estar de olho nesses parâmetros é mais aborrecido estar "sempre" a controlar quando se faz TPA´s, etc.

 

Já agora, que tipo de peixes pretendes/tens?

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Muito estranho... com pH a sair da torneira a 7,6, baixar para 5, acho que se devia primeiro tentar perceber porquê. Normalmente, nesta zona, temos problemas em baixar o pH e não o contrário.

 

De qualquer forma, é fácil subir esse pH, basta usar bicarbonato de sódio (barato em qualquer hipermercado).

 

No entanto acho que se devia tentar perceber o que se passa. Tens troncos, turfa ou algo do género? Estás a usar CO2?

 

Coloca-se a hipótese dessa água vir com capacidade tampão muito baixa, no entanto, como já disse, não é normal para esta zona. Se for o caso o bicarbonato pode ser solução (grosso modo, aumenta a capacidade tampão, faz-te subir o pH e não te aumenta a dureza permanente - que pode ser mau dependendo dos peixes que tens), mas acabas por ter de estar de olho nesses parâmetros é mais aborrecido estar "sempre" a controlar quando se faz TPA´s, etc.

 

Já agora, que tipo de peixes pretendes/tens?

 

 

Pois, eu tambem acho estranho ainda hoje fiz uma TPA de 40% e a mistura de agua nova com a do aqua deu um PH de 6.6... amanha vou adicionar um pouco de sera ph plus e ver como fica...quanto ao CO2 nao uso mesmo e o resto pode ver aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...rt=#entry967857

 

O mais estranho é que isto so me começou a acontecer á coisa de semanas porque antes tinha sempre o ph nos 6.8/7.0 que é o ideal para a minha fauna.... :)

Um aquario não é para ser visto mas sim Vivido!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se já tiveres comprado o pH plus, usa... caso contrário não gastes o dinheiro, compra bicarbonato de sódio num supermercado (uns 0,60 €)

 

Não consigo perceber... se não foi feita nenhuma alteração relevante, se a água de origem é a mesma (com pH medido de 7,6), se fazes TPA's com frequência, não vejo motivos para estas alterações!

 

Junta o tal bicarbonato comedidamente, vamos ver como evolui a coisa.

 

EDIT: Não te esqueças de aspirar o fundo e continuar com TPA´s, limpar filtro, tal como diz o Paulo no post seguinte. (possivelmente já o fazes, mas com esses bichos nunca é demais).

 

Entretanto pode ser que alguém que já tenha experimentado algo semelhante e te dê mais ideias.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu prefiro 10 vezes o bicarbonato, mas...

 

Para veres a razão do teu ph baixo, vê o teu substracto.

Está muito sujo?

O teu filtro, quando o limpas como está? Muito sujo?

 

Essa baixa do PH pode ser causada por um aumento da matéria orgânica em decomposição no aqua.

Plantas, comida, etc.

 

Antes adicionares quimicos ou bicarb, vê o estado das coisas. Faz uma boa aspiração com a TPA. E vê se notas diferença.

 

PauloA :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu prefiro 10 vezes o bicarbonato, mas...

 

Para veres a razão do teu ph baixo, vê o teu substracto.

Está muito sujo?

O teu filtro, quando o limpas como está? Muito sujo?

 

Essa baixa do PH pode ser causada por um aumento da matéria orgânica em decomposição no aqua.

Plantas, comida, etc.

 

Antes adicionares quimicos ou bicarb, vê o estado das coisas. Faz uma boa aspiração com a TPA. E vê se notas diferença.

 

PauloA :)

Reforço o que está a bold.

 

Já agora, o bicarbonato é tanto melhor quanto maior for a diferença de preço biggrin

 

químicos... até a água é químico :P

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substracto é sempre muito bem aspirado e limpo e o filtro limpo-o de 3 em 3 meses e como é obvio esta sempre muito sujo o que é normal com estes bichinhos...e a ultima vez que limpei o filtro foi dia 22 do mes passado...

Quanto ao sera ph plus ja o tenho mas nao foi comprado visto que tenho uma amiga muito generosa que me fornece algumas coisitas :)

Um aquario não é para ser visto mas sim Vivido!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é o ph continua a baixar..fiz a experiencia de tirar agua da torneira para um recipiente e deixei passar 4 dias e o ph da torneira continua a 7.6, meti pedaços de coral e conchas e ao fim de dois dias o ph nao subiu, ou seja, mantém se nos 7.6...

Quanto ao aqua fiz uma TPA de 40% e o ph subiu e 5.0 para 6.6 mas ao fim de dois dias voltou descer para os 5.4...e tinha adicionado um frasco se ph plus... :)

Um aquario não é para ser visto mas sim Vivido!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muda os peixes pra outro aquário e tira a água toda e limpa tudo :S

ora... grandes males grandes remédios. :puppydogeyes:

 

se já tentaste tudo, acho que deves fazer isso, eu faria.. :chores009:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora... grandes males grandes remédios. :puppydogeyes:

 

se já tentaste tudo, acho que deves fazer isso, eu faria.. :mrgreen:

 

 

O problema é que eu nao tenho outro aquario para por os peixes..... :chores009:

Um aquario não é para ser visto mas sim Vivido!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que eu nao tenho outro aquario para por os peixes..... :confused4:

 

Não tenho a certeza mas acho que os podes colocar dentro de um balde desde que ele esteja bem lavado e livre de químicos.

 

Tiras água do aquário para o balde passas os peixes lavas o aquário metes agua nova tratada e voltas a pôr la os peixes.

Acho que consegues fazer isso em 24h.

 

Ou então podes investir num aquário dos pequenos fica-te a 15-20€ e usas agora e ficas com maternidade e aquário de quarentena.

 

Cumprimentos

 

P.s. Não sei se usar o balde ou qualquer outro recipiente de plástico é seguro :S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me agora verifica se a tua bomba está a trabalhar.

Á uns tempos a minha fazia o barulho habitual mas quanto vi um peixe a passar debaixo da saída de agua ele não foi levado pela corrente, quando fui verificar a bomba trabalhava mas não estava com caudal nenhum de jeito, limpei-a e ficou como nova.

 

É pouco provável mas como já tentaste de tudo não custa nada tentar :confused4:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lembrei-me agora verifica se a tua bomba está a trabalhar.

Á uns tempos a minha fazia o barulho habitual mas quanto vi um peixe a passar debaixo da saída de agua ele não foi levado pela corrente, quando fui verificar a bomba trabalhava mas não estava com caudal nenhum de jeito, limpei-a e ficou como nova.

 

É pouco provável mas como já tentaste de tudo não custa nada tentar :confused4:

 

Quanto á bomba estáq impec...o problema é meter um RTC com 27cms um shovelnose com 18cms mais uma arowana com 28cms e dois oscares com 15cms num balde ou aqua pequeno....eu tenho aqui mais um aqua de 50cms mas tá ocupado temporariamente por um midas com 25cms...

Um aquario não é para ser visto mas sim Vivido!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.