Cooling fan simples


Recommended Posts

Bom dia,

 

alguém me sabe dizer onde posso encontrar uma unidade destas, ou semelhante?

 

Jebo.gif

 

A crystalred vendia, mas pelos vistos o artigo é descontinuado e já não existe em stock.

 

A temperatura do aqua chega a atingir os 30ºC com as luzes ligadas, pelo que tenho alguma urgência em arranjar uma unidade destas.

 

Obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Acho q podes optar, como eu, pelo sistema diy como ventoinhas p computador e ligá-las a um transformador.

 

Podes ligar as ventoinhas q o transformador aguentar a nível de amperes... geralmente 12volts.

 

Qualquer coisa apita

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficas melhor servido com fans de computadores.

Há por aí pack de 5 por apenas 15 euros, com quase 1000 rpm.

Compras um transformador adequado e fazes ligação paralela que é facil de fazer.

Ganha 10€ em créditos no maior site de compras comunitárias: Fazer registo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo,

 

Acho q podes optar, como eu, pelo sistema diy como ventoinhas p computador e ligá-las a um transformador.

 

Podes ligar as ventoinhas q o transformador aguentar a nível de amperes... geralmente 12volts.

 

Qualquer coisa apita

 

Ricardo, tudo bem?

 

Já tinha pensado nessa solução, mas da maneira que ando sem tempo para nada, precisava mesmo de chegar, comprar e instalar.

 

Ainda para mais, vou ter de sair de lx este fds e queria deixar tudo prontinho para poder ir descansado.

 

Qq coisa já sabes, sempre às ordens.

 

 

Ficas melhor servido com fans de computadores.

Há por aí pack de 5 por apenas 15 euros, com quase 1000 rpm.

Compras um transformador adequado e fazes ligação paralela que é facil de fazer.

 

Eu sei que a engenhoca não é nada difícil de fazer e provavelmente o mais caro deve ser mesmo o transformador, mas como escrevi ao Ricardo, com a falta de tempo com que ando, não vou conseguir ir a 2 ou mais sítios diferentes para comprar transformador, ventiladores e cabos. Se tivesse mais tempo para fazer as coisas sem dúvida que optava por esta solução.

 

Assim, se alguém souber onde posso comprar uma unidade igual á da imagem...

 

Obrigado pelos comentários.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto é q largaste? Só mesmo p comparar e se vale mesmo a pena.

 

Abraço e boas férias

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

22,90 euros.

 

Um transformador custa 10 a 15 euros, mais cabos e ventiladores... talvez não compense andar com as engenhocas para montar a refrigeração num sistema de 60 L. Para volumes maiores acredito que compense, e bem...

 

Boas férias tb, se for caso disso.

 

Abraço e até breve

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá!

Aproveitei 3 que tinha aqui em casa, retirei-as das fontes de alimentação dos computadores que fui abandonando, e montei-as na minha calha (aquario fechado). Funciona bem e apesar de estarem a trabalhar à pouco tempo baixaram a temperatura para valores aceitaveis (cheguei a ter 33º C o que provocou algumas mortes).

Agora o aquáro está a 28º C o que não é nada mau.

 

No entanto tenho um problema, o ruído. Andei a pesquisar na net e descobri ventoinhas cujo ruído é de 9 dB, Ventilador (1200 rpm) o que é um valor baixo, em termos relativos obviamente. As ventoinhas comuns têm cerca de 14 a 20dB de ruído.

 

Se alguém souber mais acerca deste assunto partilhe aí pois eu tenho que me livrar destas que são muito ruidosas. Talvez adquirindo as ditas de que vos falei.

 

Abraços,

Carlos.

Carlos Ribeiro

 

Sudoeste Asiático 800 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

22,90 euros.

 

Um transformador custa 10 a 15 euros, mais cabos e ventiladores... talvez não compense andar com as engenhocas para montar a refrigeração num sistema de 60 L. Para volumes maiores acredito que compense, e bem...

 

Boas férias tb, se for caso disso.

 

Abraço e até breve

 

Boas Rapaz!

 

Podes-me dizer onde compraste essa fan para aqua?, Tal como tu tb estou com temps altas e recorro a uma fan pequena para arrefecer (mas aquilo faz algum barulho...).

Queria algo assim já pronto como tens...

 

Obrigado desde já...

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui têm diversas ventoinhas e vendem online. Comprei aqui e não ganho nada neste assunto.

http://www.chiptec.net/index.php?catid=46&...34&pagina=0

 

Como não tinha muito espaço vertical na calha usei 4 ventoinhas de 80mm.

 

http://www.chiptec.net/incs/verproduto.php...at9ipdqd2angh55

 

Pus 4 ventoinhas na calha e não as ouço de todo.

 

Usei uma fonte de pc que foi mais cara que um transformador mas é mais pratica para fazer as ligações, Mas estou arrependido, pois a fonte faz um pouco de ruído.

 

A coqueluche toda deste sistema é ligar isto a um termostato Forttex (existem mais marcas no ebay)

http://www.forttex.com/index.php?main_page...amp;cPath=1_5_8

 

E nunca mais se fala em problemas de temperatura

Editado por zancum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Obrigado pela resposta...

Mas estas são tipo fans de computador... essa ideia das fans ligadas por termostato é boa!

No entanto não tenho muita habilidade a inventar estas coisas, pelo que preferia comprar algo já feito e de aplicação (mesmo que seja mais caro).

 

Obrigado e cumprimentos,

 

LPC

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.