Colisa doente


Joana Costa

Recommended Posts

Olá a todos.

Tenho um aquário comunitário de 50L com 10 peixes (2 escalares, 4 neons, 1 guppy, 2 corys albinos e 1 colisa anão).

Ontem de manhã, quando fui "acordar" e dar o pequeno-almoço aos meus peixes, notei que, enquanto que todos os outros corriam para apanhar flocos à superficie, o colisa ficou no fundo do aquario, atrás de uma planta.

Como ele costuma ser dos primeiros a "dizer bom dia", achei esquisito e decidi observar com mais atenção: o peixe estava deitado levemente sobre o lado esquerdo, mesmo sobre o areão, à sombra de uma anubias anã, com uma respiração ofegante e o ventre levemente inchado (nada que se compare com as imagens que vi até hoje de hidropsia, para além de que não apresenta escamas eriçadas).

 

Temi o pior, mas esperei para ver se ele estaria a descansar; passado umas horas voltei ao quarto e notei que o peixe nadava já alegremente entre os amigos, pelo que deduzi que estivesse simplesmente a dormir (já tive peixes que dormiam à tona da água, de barriga para cima...).

 

Infelizmente, hoje voltou a fazer a mesma figura. Não só de manhã, mas também durante o resto do dia. Quando fui desligar a luz, ele estava atrás de uma pedra difusora, a ofegar e ligeiramente inclinado. Mais, fez uma tentativa (nitidamente esforçada) de nadar, subiu uns 2-3cm, mas desistiu e voltou a descer, na vertical.

 

Tenho tido alguns problemas com a água e algas(ver http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...ic.php?t=16036), que ainda não consegui resolver, mas já tive um peixe que morreu de hidropsia (por excesso de comida - a minha mãe adorava ver os peixes a comer e alimentava-os na minha ausência, o que já não faz) e os sintomas eram típicos e não duraram tanto tempo...

 

Sinceramente, não sei o que se passa, nem com o aquário, nem com este peixe em especial, que costuma ser sempre animado e já cá "mora" há mais de um ano!!!

 

Qualquer ajuda é benvinda. Vou tentar por-vos a par das notícias, e se puder, tirar uma foto ao peixe.

Obrigada.

 

PS - entretanto fui novamente ao quarto e o Frodo está no centro do aquário, pousado no areão, ainda mais inclinado, respirando ofegadamente (mas não parece tão inchado qto anteriormente). Fico cada vez mais triste de o ver assim. Tenho vários animais e trago-os para casa porque gosto mesmo de os ver viver, não para morrer/sofrer (especialmente qdo nao sei o que se passa).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Penso que é um pouco difícil encontrar a justificação para essa barriga inchada... :roll:

Eis o que escreveu o Rui aqui para um problema semelhante: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=11396

O peixe com o abdomen dilatado tambem poderá ter vermes intestinais nomeadamente céstodos .Não há problema se fizeres um tratamento também simultaneo com prazinquantel (droncit ou tenilvet ) na dose de 2mg por litro . A causa destes problemas são geralmente multifactoriais e os peixes estão parasitados com hexamita e vermes ,sucumbindo depois a bacterias opurtunistas devido a estarem debilitados .  

No entanto, devo dizer-te que será preciso quase um milagre para salvares o peixe que tem o abdomen dilatado.

 

Podes tentar o tratamento à base de de Praziquantel (princípio activo dos comprimidos Tenilvet e Droncit (vende nas farmácias)) e Bactopur Direct (encontras em lojas de aquariofilia). No entanto a hipótese de recuperar esse peixe são remotas. :roll:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Pois, aquela ali em cima sou eu.. como o pc deu o berro fiquei sem os meus dados e já não sei que nome uso em que fórum.. muito menos quais os fóruns em que participo! :(

Mas pronto, cá estou eu, é só para dizer que sou a mesma alma.

 

E bom, depois de ter feito o tratamento recomendado ao meu frodo (isolado num aqua hospital), ele recuperou em 4 ou 5 dias, durante os quais "expulsou" analmente alguns parasitas que me fizeram lembrar as ténias que se alojam nos seres humanos.

Passados esses dias, recomeçou a comer e a controlar os movimentos, já nadava bem e conseguia vir à superfície. A respiração voltou ao normal e as cores também. No entanto, uma coisa nunca desapareceu: o inchaço no lado direito da "barriga", logo acima do ânus.

Na semana seguinte, sem surgirem mais sinais de doença em nenhum dos meus peixes, reintroduzi o amiguinho no aqua principal e tudo voltou à normalidade (excepto o inchaço), com ele a perseguir o meu escalar e a comer-lhe tresloucadamente as barbatanas (coitado do bicho, está todo "depenado").

Até ontem. Acordei por volta das 10h (a luz acendeu às 8.30), olhei para o aquário, que está perto da cama, e o bicho estava no fundo do aqua, encostado a um canto, deitado, morto. Nenhum dos outros lhe tocou, na noite anterior eu tinha estado a "brincar" com eles e estavam todos fantásticos.. Coisa mais estranha..

Um amigo disse-me ontem que o peixe podia ter um tumor. O que me dizem?? Podia justificar o inchaço e a morte.. mas o que é certo é que não me lembro de nenhum inchaço antes da doença dele, perto do Natal.

 

Comentários?

http://coisoblog.blogspot.com

Tal & Coiso. O Blog que diz NÃO à compra de peixes coloridos artificialmente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um amigo disse-me ontem que o peixe podia ter um tumor. O que me dizem?? Podia justificar o inchaço e a morte.. mas o que é certo é que não me lembro de nenhum inchaço antes da doença dele, perto do Natal.

Pode ser... ou então algum orgão que possa ter sido infectado por alguma bactéria (por exemplo) e que tenha "inchado".

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais