Como "clonar" Anubias Nana?


D-Backs

Recommended Posts

Caríssimos:

 

A primeira experiência que tive com plantas no aquário não correu lá muito bem... Com efeito comprei 2 anubias nana e plantei-as com o rizoma enterrado no areão. Consequência: apodreceram!

Mas não completamente, ainda consegui resgatar metade de cada uma delas; o que cheirava mal foi para o lixo, o restante ficou. E elas lá sobreviveram (atei-as a uma pedra com o rizoma fora do areão) e estão agora saudáveis embora algumas folhas apresentem manchas pretas que eu presumo serem do período de apodrecimento a que foram sujeitas.

 

Durante o referido período de apodrecimento foram-se soltando folhas da Anubias maior, as quais eu fui deixando no aquário porque apresentam uns filamentos na base que até ja cresceram um bocadinho. Mas o que eu gostava mesmo era de poder fazer como a minha mãe faz com as plantas de vaso dela em que, a partir de uma só folha, consegue criar um novo pé de planta. A este processo acho que se dá o nome de "clonagem".

 

É possível fazer isto com plantas aquáticas? Se sim, como?

 

Cumprimentos.

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É possível fazer desde que tenham uma ténue raíz e por menos 3 ou 4 folhas maduras, quanto as manchas pretas ou castanhas os ottocinclus affinis ou as ampulárias adoram isso e comem tudo. Se apodreceram é porque não tinham luz nem nutrientes, para isso uma vez por mês deve-se meter umas gotinhas de Plantamin por exemplo, tenho anubias nana no meu aqua e com manchas castanhas, o ottocinclus anda gordo ;). Também podes cortar essas folhas se já forem mais de 3 ou 4 folhas maduras que crescem novas, uma planta viva e saudável mesmo que tenha folhas com "manchas" está sempre a trabalhar em novas que podes ver pequenitas a quererem nascer ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, as Anubias estão vivas e muito activas em termos de crescimento mas a minha questão é sobre as folhas que se soltaram do rizoma devido ao apodrecimento de metade da planta! Eu quero cloná-las para formar uma nova Anubias.

 

Posso pôr as folhas individualmente enterradas no areão que elas vão crescer? :(

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao LOL

 

a planta dará outro rizoma e esse poderás separar da planta mae

 

Ah bom... Entao quanto às folhas soltas mais vale manda-las para o lixo não é? Impossivel fazer crescer uma nova planta só duma folha com pé num aquario certo?

Quem quer peixe molha a calça.

 

Bartolomeu Paes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Podes simplesmente partir o rizoma da planta que tens em vários bocados que cada 1 desses bocados dará uma planta nova.

 

Podem ser pedaços mesmo pequenos, tipo 1 cm que eles não morrem.

Também não há problema em cortares todas as raizes e as folhas. Nunca podes é enterrar os rizomas senão morrem.

 

Sempre usei este metodo com as Anubias e nunca matei nenhuma, aliás acho que é literalmente impossivel matar uma planta destas, tenho várias num aquário sem luz e sem fertlizações e lá estão, não crescem muito, mas também não morrem.

 

1 Abraço

Editado por Mário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Podes simplesmente partir o rizoma da planta que tens em vários bocados que cada 1 desses bocados dará uma planta nova.

 

Podem ser pedaços mesmo pequenos, tipo 1 cm que eles não morrem.

Também não há problema em cortares todas as raizes e as folhas. Nunca podes é enterrar os rizomas senão morrem.

 

Sempre usei este metodo com as Anubias e nunca matei nenhuma, aliás acho que é literalmente impossivel matar uma planta destas, tenho várias num aquário sem luz e sem fertlizações e lá estão, não crescem muito, mas também não morrem.

 

1 Abraço

 

x2

 

Para potenciar o crescimento da planta nada melhor que uma pequena fertilização todas as semanas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.