discos e escalares


Recommended Posts

poder podes, mas penso que os escalares teem uma coisa qualquer com parasitas, nao te sei explicar bem...fala com o Ricardo A.Silva que ele e que me falou disso há uns tempos...

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguem sabe responder?

 

Poder, acho que podes. Eu próprio já os tive juntos até à 2 meses. Mas, além dos parasitos que o Bruno falou, tens mais dois inconvenientes:

1 - A alimentação. Os escalares são mais ávidos na altura de comer. Logo, os discus são quase sempre relegados para segundo plano quando dás de comer. Isso provoca-lhes intimidação.

 

2 - A territorialidade. Quando os escalares chegam a adultos podem formar casais e aí, muito cuidado. A defesa do território para a desova e para os alevins leva os escalares a manterem todos os animais afastados, inclusivé discus. Provoca stress aos discus e podem até chegar a ficar feridos. Eu próprio testemunhei issso no meu aquário.

 

Tirando estes 3 pontos, as duas espécies são compatíveis. Mas, haverás de chegar a um ponto (quando os escalares chegam a adultos) em que terás que escolher: discus ou escalares...

 

Eu escolhi os discus...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu vou intrudozir peixes ,eu poso juntar discos com escalares???

 

sinceramente, não aconselho, pois na altura em que metes a comida os escalares chegam sempre primeiro, mesmo que coloques a comida em todos os cantos, antes do disco chegar já os escalares passaram por todos.

sinceramente gosto mais de discos. depende do que queiras, o pessoal tem a mania de dizer ah e tal tenho escalares só para se mostrar (não sei o que mostram lol). no meu ver os discos são lindos, reconhecem o dono, vem ter ctg, quase mexes neles....

estuda as duas especies e opta pelo que mais gostares, caso insistas nos dois, opta por teres por exemplo 3 ou 4 discos e 1 escalar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ;)

 

 

Discos vs Escalares

 

Existe uma corrente errónea que induz o aquariofilista a acreditar que escalares e discos não são compativeis, defendendo que o primeiro pode afectar negativamente o segundo pelo facto de transmitir parasitas ou por ser agressivo.

Esta teoria não está correcta pois, qualquer peixe é susceptível a patogenicidade, independente da espécie. Relativamente à agressividade, estas duas espécies tendem a possuir o mesmo comportamento: pacifico, mas territorial e hierárquico.

(...)

 

Introduzir os peixes do mesmo tamanho (juvenis) e na mesma altura. E, tal como se faz aos outros animais, como prevenção de doenças, desparasitá-los de vez enquanto, mesmo que sejam só discos ou só escalares num aquário.

 

Bom domingo,

Avelino Nascimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.