SergioCosta Publicado Dezembro 21, 2004 Publicado Dezembro 21, 2004 Resinas no filtro exterior [ ] Sim / [ ] Não Comprei dois pequenos sacos com resinas (pretas) daqueles que vêm numa rede fina quase transparente que supostamente deveria utilizar nos filtros do aqua (Aqua 1,20m - Filtros 2x Eheim 2026). Em teoria ajudar-me-ia a "limpar" a cor acastanhada da àgua (2 Mega troncos 30x30 + 2 troncos plantados 25x10, aprox.). Se a sua utilidade é apenas essa, de momento até dispenso porque me agrada o tom escurecido do aqua... mas será? A minha questão é seguramente mais simples que a resposta, mas ainda assim atrevo-me a perguntar pois, apesar de me ter dado ao trabalho de pesquisar, não cheguei a conclusão nenhuma quanto à verdadeira utilidade destas no filtro. Gratos a quem tiver tempo e paciência para este recém chegado e que possa servir outros utilizadores deste forum. Citar Cumprimentos, Sérgio Costa Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg
ruitaborda Publicado: Dezembro 22, 2004 Publicado: Dezembro 22, 2004 Ola Sergio Será que é mesmo resina? Ou será carvão activado? Este sim serve para limpar a água principalmente para purificar a água após o tratamento com remédios ou antibioticos O que faz a água ficar castanha é a turfa que provoca o abaixamento do PH e torna a água mais mole que normalmente é utilizada nos peixes vindos do rio Amazona Até sempre Rui Citar
nunomiguel Publicado: Dezembro 22, 2004 Publicado: Dezembro 22, 2004 Deve de facto ser carvão activado. Como disse o Rui o carvão permite-te "limpar" a água após o uso de medicamentos bem como para a tornar mais cristalina. No entanto, o uso contínuo do carvão activado (CA) pode trazer desvantagens. O CA fica saturado. Quando atingir o seu ponto de satura acaba por libertar para a coluna de água tudo aquilo que tinha retido. Deve por isso ser substituído regularmente. Faz uma nova pesquisa no fórum... Citar Cumprimentos, Nuno
jonas63 Publicado: Dezembro 22, 2004 Publicado: Dezembro 22, 2004 Não liberta tudo o que tinha retido, mas existe o risco de libertar algo se saturado, depende muito da qualidade do carvão. O carvão activado retira principalmente moléculas orgãnicas. Citar
SergioCosta Publicado: Dezembro 22, 2004 Autor Publicado: Dezembro 22, 2004 Quero agradecer aos intervenientes as infos. "Vendo-vos o peixe pelo preço que o comprei" como se costuma dizer. O vendedor da loja disse-me serem resinas para limpeza e que deveriam ser substituídas cada 6 meses. Pelo sim pelo não, estou a penasr deixá-las trabalhar durante 4/5 dias seguidos de mês a mês, que me dizem? Caso se trate de carvão activado penso proceder da mesma forma. Vou tentar tirar fotos dos sacos e depois coloco aqui para vossa apreciação. Citar Cumprimentos, Sérgio Costa Aqua http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3296_6.jpg
jonas63 Publicado: Dezembro 22, 2004 Publicado: Dezembro 22, 2004 Diz qual o nome das ditas resinas.... assim estamos a especular Citar
Recommended Posts