O meu 1º aqua...


Carolas

Recommended Posts

Boa tarde.

 

Desde ja os meus parabens pelo belo forum que aqui têm e por toda a informação que têm disponivel.

 

Desde à umas duas semanas pra cá que ando a fazer pesquisas aqui no forum e em outros locais pois estou a pensar montar um aqua plantado e estou a tentar recolher a maior informação que consigo para não meter o pé na argola na montagem do mesmo.

 

Estou a pensar montar um aqua com 100x50x50cm e acerca dos processos de maturação do aquario e introdução dos peixes já estou um bocado elucidado,neste momento a minha duvida consiste mesmo no material que devo comprar para manter um aqua destes,por isso vos venho pedir ajuda nesse sentido.

 

Ainda não tenho ideia do tipo de fauna e flora que irei colocar,pensarei nisso quando tiver um sistema estabilizado(embora em principio vá colocar um pequeno Betta que mora ca em casa:) )

De qualquer modo,como li que a filtragem pode ter a ver com as plantas,o que estou a pensar fazer é numa zona do aquario uma especie de relvado,provavelmente um pouco de musgo em algumas zonas e umas quantas plantas altas na parte de tras...

 

Para um aquario deste tamanho que material aconcelham comprar a nivel de filtros,iluminação,termostato e afins?

 

Em principio não vou comprar nenhum kit,deverei comprar o aquario simples e compro as restantes coisas à parte de modo a que possa fazer logo opções mais solidas do que os kits...

 

Já agora se me pudessem dizer bons locais na zona de alverca e lisboa onde se possam comprar tais coisas a um bom preço agradecia.

 

Se quiserem aconcelhar sobre um setup de peixes para combinar com o betta tambem estou receptivo:)

 

Cumprimentos a todos

Editado por Carolas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 80
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A nivel de flora procuro algo para fazer um tapete num dos lados do aqua,algo tipo relva,provavelmente um bocado de musgo de java para colocar nalgum tronco que arranje e algumas plantas altas para por no fundo.

De preferencia plantas que não precisem de muita manutenção.

 

Mais uma pergunta quero colocar.

É absolutamente necessaria a utilização de um sistema de CO2 ou existem algumas plantas que não precisem deste sistema e que possam fazer o efeito que pretendo?

 

Sim,ja tinha reparado nesse promenos dos bettas.

Mas pode ser que tenha sorte e consiga misturar o meus com algumas especies...So experimentando...

Mas estava a pensar em algo como um cardume de neons,duas femeas bettas e o macho que tenho,uns limpa fundos e limpa vidros(peço desculpa por não dizer os nomes correctos mas ainda me troco bastante e penso que sabem do que estou a falar) e gostaria tambem de colocar uns caracois e uns camarões...

 

Acham que o conseguirei fazer?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A nivel de flora procuro algo para fazer um tapete num dos lados do aqua,algo tipo relva,provavelmente um bocado de musgo de java para colocar nalgum tronco que arranje e algumas plantas altas para por no fundo.

De preferencia plantas que não precisem de muita manutenção.

Boas, bem vindo ao vício. Começas bem, deixa que te diga... Primeiro planeias e depois concretizas, consoante as conclusões a que chegaste depois de ouvir e ler opiniões de pessoas mais exprimentadas. Qures fazer um tapete, certo? Aconselho-te a Eleocharis parvula, não é muito exigente a vários níveis; mas se quiseres que se espalhe mais rápido podes utilizar o co2 caseiro, fácil e barato de fazer... Isto responde a outra dúvida que tinhas.

Mais uma pergunta quero colocar.

É absolutamente necessaria a utilização de um sistema de CO2 ou existem algumas plantas que não precisem deste sistema e que possam fazer o efeito que pretendo?

 

Sim,ja tinha reparado nesse promenos dos bettas.

Mas pode ser que tenha sorte e consiga misturar o meus com algumas especies...So experimentando...

Mas estava a pensar em algo como um cardume de neons,duas femeas bettas e o macho que tenho,uns limpa fundos e limpa vidros(peço desculpa por não dizer os nomes correctos mas ainda me troco bastante e penso que sabem do que estou a falar) e gostaria tambem de colocar uns caracois e uns camarões... Normalmente os bettas macho dão muitas dores de cabeça quando colocados num comunitário; não te aconselho a fazeres isso. Se gostas do peixes compra um aqua mais pequeno e mantem-o com femeas da mesma espécie...

Cumps.

Acham que o conseguirei fazer?

 

Cumprimentos

Editado por nf98977a
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era mesmo uma planta desse género que estava a pensar utilizar.

Estive a dar uma breve leitura acerca da mesma e percebi que ela vai alastrando...

Existe alguma maneira de a "confinar" a uma determinada area de modo a fazer uma especie de canto relvado?

O musgo de java pode ser aplicado em cima de troncos por exemplo correcto?Necessita de muita manutenção?

 

A nivel de plantas mais altas.

Quais são as opções para quem não pretende pelo menos no inicio utilizar um sistema de CO2?

 

Pois...Já tenho lido sobre a má reputação dos Bettas.De qualquer modo penso que irei experimentar.Se vir que começam a gerar confusão crio uma casa pra eles num aqua mais pequeno.

Se tiver um macho e duas femeas por exemplo sem outras especies num aqua será que eles reproduzem com facilidade ou nem por isso?

 

 

Cumprimentos

Editado por Carolas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho andado a pesquisar a flora que pretendo colocar e ja tenho uma ideia:

 

Musgo de java para por sobre os troncos

Eleocharis parvula para fazer o tapete

Myriophyllum matogrossense para fazer uma especie de "selva" num do cantos do aqua

Anubias nana

Cladophora aegagrophila

 

O que acham deste setup?Será necessaria a introdução de CO2?É muito exigente?

 

A titulo de curiosidade.Os oscar albino são bons peixes para colocar num comunitario?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só uma coisinha, não é boa ideia juntar o betta macho com as fêmeas mesmo sendo da mesma especie, acabam por se matar. por isso é que a reprodução de bettas é um pouco complicada, eles só podem ser juntos na altura certa para o momento e retirar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um aquário plantado de 100L e a montagem dele demorou aproximadamente 3 meses entre pesquisas, compras e montagem. Aqui na minha cidade o verão constuma ser bastante quente e no inverno bastante frio, pois temos um clima bastante úmido. Comprei um termômetro digital, um filtro Whisper 30 e um termostato de 150W, ambos perfeitos para atender às minhas necessidades. Kits, comprei só o de pH. Também comprei um condicionador de água Aquasafe da Tetra. Com as lâmpadas resolvi não investir muito, comprei uma Aqua-glo e uma Flora-glo, ambas de 20W.

 

O substrato utilizado foi Elos Mineral Bottom (excelente) coberto por cascalho de rio de granulometria média. Plantas eu comprei as relativamente fáceis de serem cuidadas, dada a minha falta de experiência: Alternanthera reineckii, Ammania gracilis, Anubia lanceolata, Bacopa myriophyloides, Eleocharis acicularis, Ludwigia glandulosa e musgo de java (que enrolei em umas pedras que adaptei para formar uma caverninha). Perdi várias plantas ao longo do caminho, mesmo utilizado CO2 e fertilizante (Flora Pride) até aprender as necssidades de cada uma. Um mês antes de adicionar os peixes a água ainda continuava leitosa. Então, por 20 dias fiz trocas parciais da água de 50% e a água ficou incrivelmente límpida!

 

Quanto ao CO2 pesquisei pra ver o que mais valia à pena, afinal a brincadeira acaba ficando um pouco cara, ainda mais aqui na cidade que, mesmo sendo a maior do estado continua super pobre em suprimentos para aquário. Pesquisei e decidi montar um kit de CO2. Comprei um cilindro de 2Kg de CO2, comprei também válvula ABL 3/4, um manômetro, válvula de ajuste fino e um difusor Ista 3 em 1 para controlar a quantidade de bolhas. Funcionou super-bem até hoje e também nunca deu problemas. Interessante é que consegui adicionar CO2 no aquário após 3 meses de montagem. É incrível observar como as plantas reágem à adição de CO2. Muda a velocidade de crescimento, cor, tudo!

 

Peixes, coloquei neons, um casal de espadas-sangue, uma ampulária, dois ottos e duas corydoras, dois acarás bandeira e, quando ganhei de dia dos namorados, uma Betta macho azul. Na verdade o Betta entrou de improviso nessa história. Ganhei ele numa beteira e ele vivia jogado no fundo. Aí resolvi colocá-lo junto no aquário. Havia pesquisado que Bettas não duravam muito em aquários comunitários e logo morriam mais resolvi arriscar. Adivinhe só! Se adaptou super-bem aos outros peixes, inclusive dá uns corridões nos acarás, que são maiores que ele. E o melhor de tudo, nada pelo aquário todo super feliz! Desde então jamais o tirei do aquário.

 

Alimento testei os da Tetra e os da Sera. Não troco os alimentos da Sera por nada! Têm um cheiro bom, são resistentes, super-nutritivos e os peixes adoram. Intercalo Sera Vipan, Sera Flora e Sera San, além de pastilhas Sera viformo para os peixes de fundo. Nunca tive problemas de doenças em 2 anos de aquarismo!

 

 

Ufa! Acho que é só! Espero que algumas das informações ajudem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde ja muito obrigado pelas respostas.

 

Infelizmente para já não vou poder comprar o aqua de 250l pois o local para onde ele estava destinado a ir é um canto e o que eu queria mesmo colocar la é um aquario de canto...Pode ser que daqui a uns tempos realize esse "sonho" e coloca la um aqua de canto de 400 e poucos litros.

 

De qualquer modo vou entrar neste mundo com um aqua de 160litros

As medidas serão 100x40x40

Filtro será um Eheim 2213 classic

A nivel de iluminação ainda vou definir mas peço ajuda nesse sentido

 

A grande duvida que tenho neste momento é:

 

Estou a pensar em colocar CO2 para ajudar as plantas a crescerem bem e serem saudaveis mas para inicio não me da muito "j€ito" montar ja um sistema pressurizado por isso estou a pensar em recorrer ao CO2 caseiro do fermento e acuçar.

 

A duvida que tenho é.

Será um sistema destes suficiente?

Visto não dar para desligar com uma valvula selenoide como se poderia fazer num sistema de bilha,queria saber se tendo uma bomba de ar ligada durante a noite irá resolver o problema de CO2 a mais na agua visto as plantas não fazerem fotossintese durante a noite....

 

Acham que este aquario é muito baixo para colocar um casal de escalares?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal.

Hoje fui buscar o meu aquario.

As medidas são 100*40*40 com 160l brutos.

Juntamente com o mesmo aquiri um filtro eheim 2313 com termostato integrado e um tronco.

 

O material foi aquirido em segunda mão e por isso,como é normal o aqua vem com algum calcario e alguns riscos...Alguem sabe como poderei resolver esta situação?

A nivel de materias filtrantes para este filtro.Que esponjas aconcelham e quantas?

Quais são as cerâmicas melhores?

 

O aqua em com calha para duas lampadas t8.Que aconcelham a nivel de iluminação para um plantado com plantas pouco exigentes?

 

Deixo aqui umas fotos do material e algumas dos riscos existentes...

 

img0045us.jpg

 

img0047x.jpg

 

img0046og.jpg

 

img0048h.jpg

 

img0052v.jpg

 

img0053k.jpg

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes demais parabéns pela entrada no hobby. :pompomgirl:

E para que não o abandones cedo demais, aconselho para já apenas isto: pesquisar e ler bastante sobre a matéria. Aqui no fórum ou noutros sites, em revistas etc.

 

Se quiseres links podes tentar estes para começar:

FAQs Portuguesas de Aquariofilia se seguires o que lá diz o sucesso é praticamente garantido. banana rock

Tropica Online Catalog escolhe plantas simples que requeiram pouca luz e pouco exigentes, pois com 2 T8 deves ter cerca de 50W o que dá menos de 0,5 W / litro, ou seja para já plantas exigentes ficam (deverão ficar) de fora.

Podes fazer upgrade à iluminação mais tarde, com balastros da Arcadia por ex: Balastro T8 30W

 

Podes aprofundar o tema de plantados aqui:

Natural Aquariums (tem um coluna sobre plantas na Tropical Fish Hobbyist)

E nestes: PlantGeek.net e The Planted Tank.

 

Finalmente, quanto ao CO2 caseiro, esquece! Digo por esperiencia própria e a malta do fórum deve concordar, a produção é demasiado pequena para essa litragem além de ter produção irregular, o que é pior do que não ter CO2 adicionado... As algas agradecem..! :doofywave:

Inicia o tanque com plantas fáceis, e está atento aos classificados aqui no fórum, podes aproveitar uma venda de algum sistema pressurizado usado, e depois fazes o upgrade às plantas com calma.

 

Espero ter ajudado, e para mais dúvidas a malta está aqui para ajudar.

 

Cumps.

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde ja um muito obrigado pela resposta.

Vou ter muita calma neste projecto,em primeiro lugar porque quero que corra tudo bem e em segundo porque é a minha primeira vez neste género de actividade...

 

Quanto à iluminação já pensei num pequeno upgrade e gostava que me dessem a vossa opinião.

Tenho uma zona na tampa do meu aqua que estava destinada a manutenção da biobox que vinha com o mesmo e estou a pensar adaptar nesse local uma lampada daquelas economizadoras da osram com 21w...

 

Aqui esta a foto do local:

 

img0054nu.jpg

 

E assim ja ia ter aproximadamente 0,5w/l...

 

Que acham da ideia?

 

Já agora.

Ninguem tem areão para vender?Procuro algo mais po escuro mas os preços que tenho visto nas lojas assustam-me um bocado.

Já agora,se alguem souber se alguma loja nos arredores de alverca que tenho bons preços a nivel de substratos,fertilizantes e o restante equipamento que me mande pm a dizer onde é.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma lâmpada nesse buraco não me parece que vá alterar grande coisa.

A ideia seria cortar aquele plastico todo,depois forrar a tampa que se coloca a tapar aquilo com fita de aluminio de modo a que fizesse de refletor...Outra opção seria uma lampada tubolar ali mas não sei se arranjo alguma coisa naquela medida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

Bem tenho andado a limpar e a preparar o aqua pois vinha com algumas manchas de calcario e afins e agora já está melhor,entretanto estou tambem a tratar dos 2 troncos,e um deles teima em boiar mas já está de molho por isso vamos la ver no que dá....

 

Em relação à iluminação já tomei algumas decisões e neste momento vou utilizar esta calha que veio com o aquario com uma lampada de 25w com 10000k da philips e uma segunda que ainda irei comprar tambem de 25w mas com 6500k em principio.

Estas ficaram nesta fase inicial para fazer a maturação do aqua...

De futuro irei fazer uma calha para 4 lampadas t5 de 39w cada,mas nessa altura irei colocar tambem o sistema de CO2 para acompanhar o upgrade de iluminação por isso essas duas coisas só viram quando houver t€mpo...

 

Neste momento a minha grande duvida reside no substracto.

Tenho andado a fazer montes de pesquisas e não consigo chegar a conclusão nenhuma.A minha ideia inicial era utilizar um substracto fertil e por cima colocar areia do rio tipo das obras mas pelo que tenho visto esse tipo de areia é muito fino e posso vir a ter problemas...

Tambem li qualquer coisa sobre alguns substratos que podem ser aplicados por si só e que ja fazem a fertilização...

 

com tantas questões fico um pouco confuso,por isso gostava que me dessem uma opção que alem de viavel conseguisse ser "em conta"...

 

Na loja onde fui comprar a lampada falaram-me do material da ADA.Mas o preço arrepia um pouco.Mas se compensar mesmo não me importo...QUe acham desse material?o que costumam utilizar nos vossos?

 

Outra coisa que gostava de vos perguntar é:A nivel do filtro que tenho,o eheim 2313,estou a pensar colocar de baixo para cima,uma esponja azul da eihem->sera siporax->esponja branca->sera biopur forte->esponja branca.

 

Que me dizem disto?

 

Aguardo as vossas respostas

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os troncos convém ficar em água a ferver durante algumas horas, em relação ao material, não uso material da ADA, mas ouvi dizer que é bom... uso filtros da EHEIM...são bons e duram...

 

TiagoA :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal.

Hoje ja recebi mais algum material portanto vou fazer um resumo da situação.

 

Material que já tenho em minha posse:

 

-Aqua 100*40*40cm com calha T8 de 2*25w

-Lampada philips AQUARELLE 10000K e Life glo de 6700K

-Filtro eheim 2313(pessoal que possui eheim 2213...quando desligam o filtro ele perde agua pelo encaixe da tampa com o copo ou será que o meu esta a precisar de um o'ring?)

-2 troncos

-algumas pedras não calcarias

-termometro de mercurio

-fitas de teste 5 em 1 da jbl

-torneiras duplas eheim

-esponjas azuis e brancas da eheim para o filtro

 

Falta comprar para a arrancar com o aqua:

 

-Sera siporax

-Sera biopur(ou biopur forte,ainda n sei o que será melhor para conjugar...)

-Substrato jbl aquabasis plus

-ventosas para prender os tubos

 

Penso que é tudo.

 

Quando tiver o aquario estabilizado irei ponderar a contrução de uma calha e introdução de sistema de CO2 pressurizado...

 

Agora seguem as perguntas:

 

Tenho nesta lista tudo o que preciso?

Que acham da iluminação?Será suficiente para numa fase inicial um plantado simples?

Este substrato é uma boa opção?Tanto o fertil como o inerte?

 

Os troncos ja foram fervidos e agora so um é que teima em boiar mas está de molho por isso espero que em breve afunde...

Em relação ao filtro hoje estive a testa-lo e quando o desliguei da fixa ele perdeu um bocado de água entre a cabeça e o copo.Será do o'ring que ja teve melhores dias?

 

Peço desculpa por fazer tantas questões mas não quero cometer nenhum erro e mandar dinheiro à toa pelo cano abaixo.lol

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Então ninguem me da uma ajuda ou posso presumir que estou a fazer as coisas em condições ate agora?

 

Já tenho encomendado mais algum material que deve chegar amanha ou segunda feira na pior das hipoteses,material esse que é o seguinte:

 

-Sera Siporax

-Sera biopur forte

-ventosas da sera para tubo de 12 e 16mm

-30kg de areão preto com granulometria de 2\3mm

 

Acham que será suficiente este areão?

 

Tenho um tronco que teima em não afundar e estou a pensar na altura de montar o aqua e fazer o layout colocar-lhe uma pedra em cima para ele ficar no fundo e provavelmente fazer daí uma especie de toca para os habitantes...Será uma boa opção?

 

Tenho mais uma duvida que pode ser estupida mas de qualquer modo gostava que me respondessem, e é em relação ao ciclo do azoto...

Já percebi quais são os estagios por onde passamos durante o ciclo do azoto mas a duvida que tenho é:como é que inicio o mesmo?

Faço o layout,planto as plantas,encho a aqua,e depois?meto um pouco de comida la para dentro para produzir amonia e as bacterias aparecem por la,ou tenho de comprar aqueles produtos que têm as bacterias para que elas fiquem no aqua?

 

Aguardo respostas...

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

 

Ninguem me ajuda com as minhas duvidas?

 

Hoje chegou o areão e as cerâmicas,as ventosas para os tubos não vieram pois segundo a loja houve um atraso com o fornecedor.

Fiquei um pouco assustado pois tinha encomendado 30Kg de areão preto e quando abri a caixa e olhei para o areão o mesmo era castanho mas depois peguei num bocado no mesmo e fui lava-lo e é mesmo preto como eu queria.

A granolumetria é de 2\3mm mais ou menos.

Será um boa opção para o plantado?

 

Agora so falta mesmo o substrato fertil que irá ser o jbl aquabasis e comprar as plantas para começar a encher o aqua...

 

Pretendo evitar ter grandes problemas com algas e pelo que tenho lido as plantas de crescimento rapido ajudam nesse processo.

Que plantas me aconcelham para um iluminação inicial de cerca de 0,35w\l sem injecção de co2??

 

Peço que alguem me responda À pergunta que fiz sobre o ciclo pois estou um bocado à nora nessa situação.

 

Deixo aqui algumas fotos do material que chegou...

 

Os sacos de areão.Como podem ver aqui tem um tom acastanhado

imagem0088.jpg

 

Areão depois de lavado

imagem0090.jpg

 

Cerâmicas escolhidas.Foram uma boa opção?

imagem0091.jpg

 

as fitas de teste pa agua,esponjas para o filtro e a lampada life glo de 6700k para ver se as plantas crescem bem

imagem0092k.jpg

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu tenho um 2213,e ele não perde água,como

tu dizes,e no local onde tu te referes.Boa sorte

e muita calma,e força com isso.

Cump: A.S

Estive de novo a testar o filtro e já lhe apanhei a "manha"...Tenho de encaixar e depois rodar levemente a cabeça para o o'ring vedar por completo pois o mesmo não está no melhor estado.

De qualquer modo terei de adquirir um novo pois aquele ja tem umas rachas...tenho de ver nas casas de tubagens...

 

Alguem me pode ajudar em relação à pergunta do ciclo do azoto?

terei de comprar aqueles frascos com bacterias ou elas aparecem conforme for metendo comida e o nivel de amonia subir?

 

Hoje comecei a lavar o areão.10kg já estão...so faltam 20.lol

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre o ciclo sim podes fazê-lo colocando comida para a amónia subir e criar bactérias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sobre o ciclo sim podes fazê-lo colocando comida para a amónia subir e criar bactérias.

 

Então não é necessário comprar bacterias certo?ainda bem que o € ta escasso.lol

Boas, vai metendo umas fotografias p'agente ver :thumbup3:

Vai com calmaaa

 

Abraço

Amanha já coloco umas fotos da lavagem do areão para verem a quantidade de lixo que aquilo trás.São precisas umas 20 passagens por agua para ficar rasoavelmente bom.lol´

 

Calma é o que não falta.Tou a ver se não cometo erros de maior :eusathink:

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal.

Como prometido venho atualizar o topico.

 

Hoje foi dia de lavar mais um saco de areão.Neste momento tenho 20kg lavados e ficam a faltar mais 10 que em principio seram lavados amanha,

Aqui ficam umas fotos do processo:

 

 

Primeira passagem por agua.Reparem no estado em que fica a agua nas primeiras passagens :wink:

 

img0138o.jpg

 

Material especializado que foi utilizado no processo :techi:

 

img0139ec.jpg

 

Após umas 10 passagens por agua,varias trocas de balde e passagens de peneira a agua fica quase cristalina:

 

img0145ej.jpg

 

Já lavado e pronto para ir po aqua.

 

img0141o.jpg

 

Aproveito tambem para deixar fotos dos meus troncos e das pedras que vou utilizar:

 

tronco que teima em boiar,é o maior dos 2:

 

img0142n.jpg

 

img0143v.jpg

 

tronco retirado do rio tabuão durante o festival de paredes de coura.Este estava dentro do rio por isso não houve problemas para que ele afundasse...Já foi fervido varias vezes por isso penso que está pronto para ir po aqua:

 

img0146zn.jpg

 

img0148eu.jpg

 

fotos das pedras que vou usar,estas tambem vieram do tabuão e tenho cerca de 10...

 

img0144zb.jpg

 

hoje tambem fui fazer umas compras e trouxe temporizadores,2 tomadas,lã filtrante e fita de aluminio para forrar a tampa do aqua para que a luz seja refletida para a agua...

 

img0149o.jpg

 

tampa do aqua:

 

img0150m.jpg

 

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.