Dúvida na espécie... Altolamprologus


Nuno Maia

Recommended Posts

Boas...

 

Recentemente construí um "Aquanyika" 70x40x40... e tenho lá um casal de Neolamprologus "Brevis" (que me foi emprestado pelo membro aqui do fórum Ricardo Diogo) e adquiri um Altolamprologus... e o que eu estava há procura era do Compressiceps "Sumbu"... mas pareceu-me que não era essa espécie, parece-me mais o Altolamprologus compressiceps "Gold Kasanga"... embora esta seja mais cara €... aqui fica umas imagens:

 

Alguém me pode alucidar sobre qual espécie é... afinal de contas?!!

 

sumbu.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Obrigado...

 

Nuno Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parece-me um Altolamprologus compressiceps - em juvenis têm o corpo mais alongado.

 

Abraço,

Diogo

Editado por Diogo Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Parece-me um Altolamprologus compressiceps - em juvenis têm o corpo mais alongado.

 

Abraço,

Diogo

 

Este tem à volta de 5cm... mas penso que são os 2 "compressiceps" mas diferem no nome comum... "Sumbu" e "gold kasanga"... e pelo que pesquisei o sumbu é o mais pequeno dos compressiceps (7cm)... e o kasanga chega aos 15cm... mas o que eu kero é o sumbu por não ficar tão grande...

 

Pelo que vi em imagens o sumbu tem as caudas mais escuras e esbatido e o kasanga é um amarelo mais vivo... o meu é escurinho mas é amarelito... mas não sei se são essas a diferenças...

 

Mas ainda tenho dúvidas de qual será este Altolamprologus...

 

Cumps...

Editado por minstrel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Este tem à volta de 5cm... mas penso que são os 2 "compressiceps" mas diferem no nome comum... "Sumbu" e "gold kasanga"... e pelo que pesquisei o sumbu é o mais pequeno dos compressiceps (7cm)... e o kasanga chega aos 15cm... mas o que eu kero é o sumbu por não ficar tão grande...

 

Pelo que vi em imagens o sumbu tem as caudas mais escuras e esbatido e o kasanga é um amarelo mais vivo... o meu é escurinho mas é amarelito... mas não sei se são essas a diferenças...

 

Mas ainda tenho dúvidas de qual será este Altolamprologus...

 

Cumps...

 

Não sei o que leva a achar que são diferentes - nas fotos parecem iguais. Também não sei o que pesquisaste mas esses peixes são mesmo compressiceps! VÊ aqui: http://www.cichlid-forum.com/articles/a_compressiceps.php

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

 

Não sei o que leva a achar que são diferentes - nas fotos parecem iguais. Também não sei o que pesquisaste mas esses peixes são mesmo compressiceps! VÊ aqui: http://www.cichlid-forum.com/articles/a_compressiceps.php

 

Abraço,

Diogo

 

Olá...

 

A foto mostra o mesmo peixe... não é para comparar... :)) eu mostrei 2 fotos do mesmo altolamprologus que comprei para que vissem e depois comparassem com o outro espécime que tenho dúvida cheers)... mas concordo que são compressiceps... só que segundo pesquisei têm algumas coisas diferentes.

E nesse site que me disponibilizou, fala no Calvus (Black kasanga) e no Gold Head (Gold Kasanga)... Ambos com ligeiras diferenças fisiológicas além da côr... e crescem até 15cm... o "Sumbu" é uma espécie de Anão dos Altolamprologus Compressiceps que só cresce até aos 7cm... vê aqui: http://www.worldcichlids.com/fishprofiles/a.comp.html

 

Em relação à pesquisa, não sei se posso mencionar aqui... mas foi num fórum português de ciclídeos... e lá vem essas 2 espécies (mais o Calvus)... uma catalogada como habitante das conchas e a outra como habitante das rochas... apesar do macho que habita nas conchas ter hábito de viver nas rochas e a fêmea ñ... Sorry se compliquei... mas no fundo era só para ter a certeza que são 2 espécies dentro da mesma espécie... tipo gato europeu tigrado amarelo ou cinzento... vai dar ao mesmo... ^^

 

Thanks for trying to :)...

 

Cumps ;))

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

A foto mostra o mesmo peixe... não é para comparar... ;)) eu mostrei 2 fotos do mesmo altolamprologus que comprei para que vissem e depois comparassem com o outro espécime que tenho dúvida ;))... mas concordo que são compressiceps... só que segundo pesquisei têm algumas coisas diferentes.

E nesse site que me disponibilizou, fala no Calvus (Black kasanga) e no Gold Head (Gold Kasanga)... Ambos com ligeiras diferenças fisiológicas além da côr... e crescem até 15cm... o "Sumbu" é uma espécie de Anão dos Altolamprologus Compressiceps que só cresce até aos 7cm... vê aqui: http://www.worldcichlids.com/fishprofiles/a.comp.html

 

Em relação à pesquisa, não sei se posso mencionar aqui... mas foi num fórum português de ciclídeos... e lá vem essas 2 espécies (mais o Calvus)... uma catalogada como habitante das conchas e a outra como habitante das rochas... apesar do macho que habita nas conchas ter hábito de viver nas rochas e a fêmea ñ... Sorry se compliquei... mas no fundo era só para ter a certeza que são 2 espécies dentro da mesma espécie... tipo gato europeu tigrado amarelo ou cinzento... vai dar ao mesmo... ^^

 

Thanks for trying to help...

 

Cumps ;))

 

Nuno

Boas,

 

Mesmo que não seja sumbu, não te preocupes tão depressa... isso leva muito tempo a crescer. Tens é que ter consciencia disso mesmo, nesse aqua não o vais conseguir manter..."Para sempre", se é que é uma opção.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem acho que estás um pouco confundido com as “designações” que encontraste…vou ver se te consigo explicar…

No Lago Tanganyika existem 4 espécies de Altolamprologus, dentro dessas espécies existem umas dezenas de populações diferentes onde basicamente as diferenças estão no padrão e na cor, mas caso não se compra o peixe bem identificado pela população o melhor é não tentar adivinhar pois fica impossível de se poder afirmar por exemplo que esse teu Altolamprologus compressiceps é um Gold Kasanga, o melhor é designar somente por Gold, existem várias populações gold nem todos são da região de Kasaga, portanto, na minha opinião o teu A.compressiceps é um Gold. Isto aplica-se a todas as outras espécies que passo a enumerar:

Altolamprologus calvus, existem umas boas dezenas de populações com coloração que varia do preto, cinzento claro (calvus white), e amarelado (calvus Yellow)

Altolamprologus fasciolatus são peixes mais “afunilados” que os seus primos os tons variam no cinza, castano e castanho amarelado…

Altolamprologus compressiceps nesta espécie é onde existe maior diversidade de cor e padrões, os mais comuns são o amarelo, castanhos com barbatanas rebordadas a vermelho, e o gold, apaserar de se chamar gold a todas as populações amareladas existe uma em que a “cabeça” dos machos é mesmo cor de ouro e a essas chamam-lhes golden head, para além destas cores/tons também existem em cinzento…

Altolamprologus sp. Sumbu, esta espécie ainda não está devidamente classificada e designa-se de Sumbu porque todas as populações conhecidas são da Baia de Sumbu ou áreas adjacentes, basicamente a nível de forma do corpo são idênticos aos A.compressiceps mas só crescem metade do tamanho dos “primos” quanto a coloração vária com castanho claro ao cinzento e cinzento azulado, em relação ao padrão também é diferente dos A.compressiceps…

 

Bem espero não ter confundido ainda mas as coisas…agora houve uma observação tua que me deixou curioso, porque dizes que os Sumbu são mais baratos que os A.compressiceps? não é a primeira vez que ouço isso e tirando o facto que um Sumbu com dois anos já começa a reproduzir e os Compressiceps só ao 4 anos é que iniciam o acasalamento, tirando os adultos não vejo porque os Sumbu’s são mais baratos que os Compressiceps…ainda para mais são bem mais difíceis de se encontrar em Portugal…na parte que me toca eu vendo qualquer uma dessas espécies ao mesmo preço, agora é obvio que não posso vender um adultos de Compressiceps com 5 anos ao mesmo preço de um adulto de Sumbu com dois anos, mas no 1º anos de vida o crescimento é idêntico para A.calvus, A.compressiceps e os A.Sumbu…

 

Bem acho que já me alonguei demais…sorry

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem espero não ter confundido ainda mas as coisas…agora houve uma observação tua que me deixou curioso, porque dizes que os Sumbu são mais baratos que os A.compressiceps? não é a primeira vez que ouço isso e tirando o facto que um Sumbu com dois anos já começa a reproduzir e os Compressiceps só ao 4 anos é que iniciam o acasalamento, tirando os adultos não vejo porque os Sumbu’s são mais baratos que os Compressiceps…ainda para mais são bem mais difíceis de se encontrar em Portugal…na parte que me toca eu vendo qualquer uma dessas espécies ao mesmo preço, agora é obvio que não posso vender um adultos de Compressiceps com 5 anos ao mesmo preço de um adulto de Sumbu com dois anos, mas no 1º anos de vida o crescimento é idêntico para A.calvus, A.compressiceps e os A.Sumbu…

 

Bem acho que já me alonguei demais…sorry

 

Um abraço, até breve

 

Obrigado pela explicação... Em relação ao preço... eu dei 9€... mas tb a diferença não era mta... acho q o outro era 11€... mas tb posso estar confundido... na factura só vem "compressiceps"... é uma questão de ir lá de novo um dia destes e confirmar... ^^

 

Seja qual fôr... eu gostei dele... embora esteja um pouco tímido... mas já vai-se mostrando mais... mas realmente estava há procura de um companheiro\a para ele (não sei se é M ou F)... eu queria trazer 2 lá da loja... mas como ñ queria arriscar trazer 2 machos... mas ñ haveria problema se isso acontecesse eu poderia trocar sem problemas na loja...

 

O meu objectivo no fundo é ter um setup com ciclídeos do tanganyika ... dos mais pequenos e menos agressivos inter-espécies :D)

 

Já agora qual a melhor comida para ele?? Sei que eles comem alevins etc... :S

 

Cumps... e mais uma vez thanks :P) ...

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Nuno

Bem se estás com ideia de montar um aquários com tanganyikas, convém que arranjares um aquário um pouco maior e tens de ter muita atenção à filtragem…já sabes os parâmetros “aceitáveis” para a manutenção dos Tanganyikas? É conveniente a utilização de “buffer” especifico para Tanganyikas…caso precises de ajuda e visto que moras no Seixal podemos combinar e falamos pessoalmente sobre estes assuntos…como podes ver nos meus dados pessoais eu moro na Amora e o meu fishroom fica perto das piscinas…

Por ultimo podes dizer em que loja viste Sumbu’s à venda? Faz tempo que não vejo esses meninos nas lojas…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Nuno

Bem se estás com ideia de montar um aquários com tanganyikas, convém que arranjares um aquário um pouco maior e tens de ter muita atenção à filtragem…já sabes os parâmetros “aceitáveis” para a manutenção dos Tanganyikas? É conveniente a utilização de “buffer” especifico para Tanganyikas…caso precises de ajuda e visto que moras no Seixal podemos combinar e falamos pessoalmente sobre estes assuntos…como podes ver nos meus dados pessoais eu moro na Amora e o meu fishroom fica perto das piscinas…

Por ultimo podes dizer em que loja viste Sumbu’s à venda? Faz tempo que não vejo esses meninos nas lojas…

 

Um abraço, até breve

 

Foi no Koypark em Almada... ao lado do fórum Almada...

 

Pois... em relação ao aquário eu não posso ter maior, por enquanto, (também não vou encher akilo de peixes "cardumes" lol)... e como não kero ter um aquário comunitário por causa da manutenção e algas que se farta... etc... que acho que é mt mais complicado que os ciclídeos......e sim, em relação à manutenção dos ciclídeos, sei dentro do possível a nível de PH e GH, ºC... e compatibilidades de espécies... etc... aquilo que não sei vou descobrindo... :()

 

Cumps...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ok, mas posso te garantir que no Koipark de momento não têm Sumbu’s à venda, quanto aos A.compressiceps que compraste, acho que foi muito bom preço, acho que alguém se enganou na coisa…eu vendo os meus um pouco mais caros…e também costumo fornecer o Koipark, mas esses que compraste são dum criador espanhol, não vou dizer que os meus são melhor ou piores, mas infelizmente ele não fornece a população de origem e os meus são filhos de selvagens com população bem definida, tal como a maioria dos peixes que produzo…

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ok, mas posso te garantir que no Koipark de momento não têm Sumbu’s à venda, quanto aos A.compressiceps que compraste, acho que foi muito bom preço, acho que alguém se enganou na coisa…eu vendo os meus um pouco mais caros…e também costumo fornecer o Koipark, mas esses que compraste são dum criador espanhol, não vou dizer que os meus são melhor ou piores, mas infelizmente ele não fornece a população de origem e os meus são filhos de selvagens com população bem definida, tal como a maioria dos peixes que produzo…

Um abraço, até breve

 

Sim... tem razão... já confirmei, Obrigado... e é um Calvus :shock4:)... e foi engano... por acaso foi... pq já vi que estavam a... parecia-me a 13€... não se via mt bem pq a tinta tava qs desbotada da água que escorre dos aquas... mas que tinha lá um "1" antes do suposto "3" isso dava para ver ^^... devo ter poupado 4€ ... Boa... :DD

 

Em relação a fornecimento... não estou muito dentro... mas claro que... penso eu... que sendo de origem, é outra coisa... :blush:

 

Mas, por falar nisso... eu ando há procura de um casalito... ainda não sei qual, além do "A. Comp"... (eu tenho um casal de Brevis emprestado por um membro aqui do forúm que é meu amigo), para começar a ambientar o aquário... e qd pús lá o "A. Comp"... 1º ficou mt assustado... escondia-se e tal... mas agora já passeia +... e ás vezes passa pelo macho brevis e qs que nem ligam um ao outro... vêem-se abrem as barbatanas ás vezes, mas não passa disso...

 

Cumps... :oops:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais