Não consigo ter plantas !!!! Pff ajudem!!!


luis_reis

Recommended Posts

Não sei porquê não consigo plantas no meu aquário, acabam todas por morrer, mais recentemente comprei uma higrophila polysperma, (a planta milagrosa), mas nem esta está a resistir, mas porque????

 

as condições são as seguintes:

 

temp:26-28ºC

luz: lâmpadas normais da silvania dayligth 2x18w+ 1 compacta 15w 6400k

ph:7.8-8.1

fauna: 3 barbo tigre; danio zebra; 1 neon(eu sei esta sozinho não devia quero primeiro resolver isto);1 peixe lapis, 1 limpa vidros

flora:higrophila polysperma

substrato:apenas cascalho

suplementos:2x por semana de um adubo liquido

ventilação: apenas venturi

filtro:externo la de vidro 600l/h

bomba de circulação:300l/h

capacidade:60litros

 

espero que as imagens sugiram alguma coisa:

img006qj.jpg

img006qj.jpg

img006qj.jpg

 

não se da para ver mas alem da pouca coloração das folhas, também estão a ser atacadas por algas castanhas:

sugestões ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim o teu problema está no fundo que escolheste. O cascalho, pelo q vejo nas tuas fotos, é muito grande, para deixar as raízes das plantas crescerem.

tens que usar algo mais macio para deixar desenvolver as plantas. De resto parece-me bem adicionares fertilizante tb ajuda, qt á luz, não sei o tamanho do teu aquário.

Abraço, Francisco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Riskas nao inventes. A Hygrophila polysperma consegue buscar todo e qualquer nutriente directamente da coluna de água se assim necessitar e pode desenvolver raizes mesmo a meio da planta, se bem que a maioria da raiz irá ficar no substrato é claro, para sustentar fisicamente a planta.

 

Parece-me mais um problema de luz, pelo aspecto das folhas, mas ve-se mal.

 

que lampadas têns? "lâmpadas normais da silvania dayligth 2x18w" que é isso? São lampadas incandescentes (das antigas)? ou as normais de áquario (tubos fluorescentes)?

 

Se não for da luz: As folhas aparecem esboracadas? tens feito TPAs semanais ou fertilizado?

 

A tua água, é muito dura? A maioria das plantas preferem água mole. tens conchas dentro do aquário?

 

A planta é "milagrosa" se tiver luz... senão... não há como ser milagrosa, pois não consegue realizar a fotosintese

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz é importante, fundamental!! Se não tiveres a adequada não te serve de nada o fundo q escolheres e os fertilizantes q usares. Agora volto a recomendar: tens q mudar esse substrato!!! Não deixa as plantas enraizar... De todo o modo revê esses 2 pormenores: se as lâmpadas são apropriadas, e muda o fundo!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz é importante, fundamental!! Se não tiveres a adequada não te serve de nada o fundo q escolheres e os fertilizantes q usares. Agora volto a recomendar: tens q mudar esse substrato!!! Não deixa as plantas enraizar... De todo o modo revê esses 2 pormenores: se as lâmpadas são apropriadas, e muda o fundo!!

 

Um problema que eu tenho é encontrar luminárias que cumpram a regra 1w/L por isso fiz uma com caseira com duas lâmpadas comercias daquelas dayligth da marca silvania(tubulares branca T8), pelo que tenho lido pode se usar lâmpadas normais para plantas desde que se cumpra a regra, mas já tive uma normal t8 e uma da boyu flora, mas o efeito não foi melhor... ainda acrescente uma compacta para ajudar de 15w também há muitas pessoas no forum que as usam e tem bons resultados, a dureza da agua segundo pesquisei distrito de Setúbal é média dura... segundo eu pesquisei estas algas castanhas tão associada a excesso de sílica na agua por isso é que troquei o areia de rio que tinha.... muito rico em silica, por este mais grosso. Alguém usa aquele areiao de rio ??

 

Alguém tem aquele areiao do rio? eu já tive esse mas como pesquisei que as algas castanhas tão associadas ao excesso de sílica troquei o areiao do rio pelo actual??? Já agora tenho aquelas lâmpadas para ai a 1 ano e meio??? acham que as lâmpadas podem já não ter o espectro inicial e ser esse o problema ??? e

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Riskas nao inventes. A Hygrophila polysperma consegue buscar todo e qualquer nutriente directamente da coluna de água se assim necessitar e pode desenvolver raizes mesmo a meio da planta, se bem que a maioria da raiz irá ficar no substrato é claro, para sustentar fisicamente a planta.

 

Parece-me mais um problema de luz, pelo aspecto das folhas, mas ve-se mal.

 

que lampadas têns? "lâmpadas normais da silvania dayligth 2x18w" que é isso? São lampadas incandescentes (das antigas)? ou as normais de áquario (tubos fluorescentes)?

 

Se não for da luz: As folhas aparecem esboracadas? tens feito TPAs semanais ou fertilizado?

 

A tua água, é muito dura? A maioria das plantas preferem água mole. tens conchas dentro do aquário?

 

A planta é "milagrosa" se tiver luz... senão... não há como ser milagrosa, pois não consegue realizar a fotosintese

 

lampadas sivania são lampadas tubulares T8!! das normalmente usadas com 5600k

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A luz é importante, fundamental!! Se não tiveres a adequada não te serve de nada o fundo q escolheres e os fertilizantes q usares. Agora volto a recomendar: tens q mudar esse substrato!!! Não deixa as plantas enraizar... De todo o modo revê esses 2 pormenores: se as lâmpadas são apropriadas, e muda o fundo!!

 

 

as lampadas são das normais, nao são especializadas para aquarios, ja tive uma boyu flora e o resultado é semelhante, existem varios forums que dizem que lampadas compactas 6400k das normas desde que cumpra 1W/l esta bom

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

quanto a mim esse areao que tens nao e mt favoravel as plantas eu sou da ideia que o devias trocar por uma granometria mais pequena

 

ja tive areao do rio mas como li que o excesso de silica na agua é como gatilho para as algas castanhas deste tipo troquei por este....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois algo está mesmo mal, pois eu ja tive polysperma a criar num balde (a boiar) só com a fertilizaao que os guppys fazem, ou sejam... ;)

 

De luz só a da janela. è uam planta muito resistente, e se o substrato não prestar ela manda outras raizes a meio da planta, como disseram.

 

Eu estou a apostar na qualidade e cor da luz, e nalgum desiquilibrio de nutrientes que faz as plantas serem atacadas por algas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Vou meter húmus, areão e trocar as lâmpadas para lâmpadas com picos de cor nos 6400k e 4000k que são os dois de picos de eficiência de fotossíntese, com a regra de 0,5W/l e CO2 a ajudar a festa... e rezar que o resultado seja o esperado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Vou meter húmus, areão e trocar as lâmpadas para lâmpadas com picos de cor nos 6400k e 4000k que são os dois de picos de eficiência de fotossíntese, com a regra de 0,5W/l e CO2 a ajudar a festa... e rezar que o resultado seja o esperado.

 

Problema resolvido tudo com lampadas normais...o problema era mesmo o

CO2 e areião meti humus e areião fino e ta maravilhoso... com CO2 a Higrophila cresce mesmo rapido

155148_166275906742283_100000796233093_280279_7734149_n.jpg

Editado por luis_reis
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Diria que na grande maioria de aquários plantados que não têm sucesso, os problemas são e por esta ordem: falta de luz, falta de CO2, falta de nutrientes.

 

A maior parte das pessoas compram um aquário já com tudo, e a luz que vem incluida não é na maior parte dos casos suficiente. Depois existe a falta de CO2. Muitas plantas para crescerem saudáveis precisam que nós lhes proporcionemos uma fonte abundante de dióxido de carbono. E finalmente, a falta de nutrientes, pois aqueles fertilizantes com tudo incluido são pobres em alguns nutrientes, potássio por ex.

 

A chave está no planeamento do aquário, e saber que plantas precisam de muita luz, CO2 e fertilizações equilibradas, e que plantas vivem com menos luz, sem CO2 e com um regime menos rigido de nutrientes.

 

E quanto à luz, a regra de 1w por litro não é de todo rigorosa. Só o é para aquas de 100L, e têm de ter as medidas convencionais. Aquas maiores mantém-se perfeitamente com rácios de menos de 1W/L, enquanto que aquas com menos de 100L precisam de rácios superiores.No teu caso, um aquas de 60L, eu colocaria uns 70W de luz.

 

Porém temos de ver uma coisa, e para que muita luz não resulte em desastre. É que mais luz significa que as plantas vão pedir CO2 e mais nutrientes. A chave principal para manter um plantado equilibrado é perceber a triologia luz,CO2 e nutrientes, de modo a que as al~gas não ganhem vantagem e as plantas cresçam sem excessos nem carências.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais