Dúvidas postura Escalares


vale

Recommended Posts

Boas.

Hoje de tarde um casal fez uma postura. Foi a 1 postura do casal, pois estão desde pequenos em minha casa, estão num comunitário plantado, com mais 4 Escalares tb novos.

O tanque tem 130l e tem:

-6 escalares

-1 víuva

- 1casal gupys (desacarte da minha criação)

Estava á espera que se formassem casais, o que não espera, era que fosse tão cedo (devem ter uns 8 a 12 meses), o que me apanhou desprevenido,pois não tenho nenhum tanque ciclado para retirar a postura.

Já efetuei uma TPA e limpei o filtro.

Sei que devo deixar a luz ligada até eclodirem.

Não tenho azul metileno, nem existe nas lojas onde moro.

A minha pergunta aos entendidos, é se há mais alguma coisa que deva fazer? Apesar de saber que a 1 postura o mais certo é ser comida pelos pais.

Editado por vale
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Hoje de tarde um casal fez uma postura. Foi a 1 postura do casal, pois estão desde pequenos em minha casa, estão num comunitário plantado, com mais 4 Escalares tb novos.

O tanque tem 130l e tem:

-6 escalares

-1 víuva

- 1casal gupys (desacarte da minha criação)

Estava á espera que se formassem casais, o que não espera, era que fosse tão cedo (devem ter uns 8 a 12 meses), o que me apanhou desprevenido,pois não tenho nenhum tanque ciclado para retirar a postura.

Já efetuei uma TPA e limpei o filtro.

Sei que devo deixar a luz ligada até eclodirem.

Não tenho azul metileno, nem existe nas lojas onde moro.

A minha pergunta aos entendidos, é se há mais alguma coisa que deva fazer? Apesar de saber que a 1 postura o mais certo é ser comida pelos pais.

 

Boas. Desde já parabéns pelo recem casal... Lol...

Depois, e seguindo a lógica do teu racicínio; é muito difícil (quase impossível por assim dizer), que esses ovos passem a alevins, e depois de formados possam chegar a juvenis. Nas condições em que a postura foi feita,concerteza que, se não for comida pelos pais enquanto estão na fase dos ovos ou depois na fase de alevim, serão comidos pelos outros habitantes do aquário. Eu crio escalares e só consigo ter exito na sua sobrevivencia, quando tenho um casal sozinho num aqua, ou quando mudo os ovos/alevins para outro aqua onde não exista fauna capaz de comer os mini escalares.

O meu conselho é: não faças nada... Deixa o casal ganhar experiencia com esta postura. E se realmente quiseres fazer criação de escalares, compra um aqua mais pequeno para onde possas transferir a desova ou os alevins depois de uma nova postura. Normalmente os escalares depois de um casal formado, desovam mais ou menos de duas em duas semanas,

Boa sorte...

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Obrigado pela informação, vou seguir os conselhos.

Hoje os ovos continuam todos na folha, apesar de vários estarem fungados, ainda penssei em retira-los, mas não tirei para não assustar os pais.

Se amanha eclodirem vou passa-los para uma maternidade e depois logo se vê.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais