pergunta sobre Apistogramma Cacatuoides


Nautilex

Recommended Posts

Boas, deixo aqui uma questão: nos Apistogramma Cacatuoides é possível uma nova desova quando a fêmea ainda anda a defender os seus alevins?

Agradeço desde já possíveis respostas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, ninguém responde, parece que sou eu que vou ter de dar a resposta. As danças estão cada vez mais regulares e se for como da primeira vez está pra breve, a minha preocupação são os pequenos. Vamos ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, deixo aqui uma questão: nos Apistogramma Cacatuoides é possível uma nova desova quando a fêmea ainda anda a defender os seus alevins?

Agradeço desde já possíveis respostas.

 

 

Viva Nautilex

 

Acho pouco provavel que tal aconteça, mas não é impossivel.

Uma fêmea ap. cacatuoides pode fazer de 4 a 12 posturas por ano, variando pela idade, genes e qualidade da água. Nota que conseguir as 12 é naturalmente muito dificil em aquário ou outro ambiente artificial, ora se os alevinos demoram 4 meses a ficar adolescentes\independentes, é matemáticamente possivel num "ano bom" cruzar acontecimentos, no entanto sendo que o racio de sucesso de uma postura é de 24%, normalmente nunca existem duas em simultâneo.

 

Mas é bom sinal..

Quais são os parametros da água e dimensoões do aqua?

 

Boa Sorte

Cumprts

JOsé.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Spaar, pois eu também achei pouco provavél mas o que é facto é que está-se a passar tudo como da primeira vez, os rituais de dança, as bicadas, a femêa a limpar a toca, e o que é certo é que os 6 alevins que sobreviveram a algo que se passou ao 3º dia fora da toca (eram entre 15/20) estão com 9 dias fora da toca, estão fortes e já não reagem da mesma maneira quando a femea os tenta apanhar com a boca, fojem. Quanto aos parametros podes ver tudo aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...=154255&hl=

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

há novidades, boas e más, a nova postura aconteceu, os alevins da primeira postura ficaram por conta deles como não tinha onde os colocar deixei-os ficar no aqua, a ultima vez que vi um foi há 2 dias, acho que o responsável pelo desaparecimento deles foi o próprio pai, quando entrou no ciu tornou-se agressivo cheguei a assistir a ataques aos pequenos, sem efeito é certo mas temo que a presistência tenha dado frutos, a minha esperança é que se tenham refugiado nas zonas mais densas do aquario. Se esta nova postura eclodir vou tomar medidas, ou separo os alevins dos pais ou passo macho para um cubo que estou a preparar, o que sugerem os entendidos?

Agradeço desde já possiveis respostas.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm, alguém disse aqui que os cacatuóides só desovam entre 6 a12 vezes por ano?! Pois os meus de 3 em 3 semanas desovam... É algum novo record mundial? Lol...

 

aqui um Estudo realizado em 14 casais cacatuoides diferentes, e durante 37 meses contabilizaram 88 posturas, que divididas por 14 fêmeas dá 6 posturas para cada, como durou mais de três anos, dividimos por 3, e chegamos a um resultado médio de 2 posturas por ano.. Então creio bem que sim, pelo menos tanto quanto sei, és recordista.

 

Chegaram a outras conclusões estatísticas intressantes, como a média de +/-217 dias que uma fêmea demorou a fazer a 1ª postura desde o inicio do projecto;

ou como na 1ª desova, das 12 fêmeas, cinco apresentaram cuidado com os ovos e larvas, e as restantes 7 não cuidaram dos ovos; O intervalo de dias entre

cada postura variou entre 27 e 207 dias; etc..

 

Tens um tópico com esse projecto\aquário, quais são os parametros dessa água?

 

 

Cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmmm, alguém disse aqui que os cacatuóides só desovam entre 6 a12 vezes por ano?! Pois os meus de 3 em 3 semanas desovam... É algum novo record mundial? Lol...

 

 

Boas nf98977a, os teus cacatuoides tem tido sucesso nessas desovas, separaras os alevins, ou não intereferes?

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui um Estudo realizado em 14 casais cacatuoides diferentes, e durante 37 meses contabilizaram 88 posturas, que divididas por 14 fêmeas dá 6 posturas para cada, como durou mais de três anos, dividimos por 3, e chegamos a um resultado médio de 2 posturas por ano.. Então creio bem que sim, pelo menos tanto quanto sei, és recordista.

 

Chegaram a outras conclusões estatísticas intressantes, como a média de +/-217 dias que uma fêmea demorou a fazer a 1ª postura desde o inicio do projecto;

ou como na 1ª desova, das 12 fêmeas, cinco apresentaram cuidado com os ovos e larvas, e as restantes 7 não cuidaram dos ovos; O intervalo de dias entre

cada postura variou entre 27 e 207 dias; etc..

 

Tens um tópico com esse projecto\aquário, quais são os parametros dessa água?

 

 

Cumprts

José.Dias

 

 

Boas Spaar, li o estudo na diagonal, é sempre informação muito interessante, mas não é liquida existem sempre falhas, aqui a preocupação foi registar a reprodução em cativeiro para fins comerciais em fase primaria, acho que não se preocuparam em fornecer o ambiente adequado cubas com 40 litros sem qualquer tipo de flora está longe de ser o ideal, e na minha modesta opinião têm tanta importância os parâmetros da agua como tem o ambiente envolvente.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nautilex, também acho o estudo muito interessante e fico contente que o tenhas lido.

Agora,

e na minha modesta opinião têm tanta importância os parâmetros da agua como tem o ambiente envolvente.

Abraço

Aqui não posso concordar ctg, infelizmente :coffee: Ora, caso fosse, não seriam possiveis criações em cativeiro. E a ausência de Hardscape não mata, com fará uma água descontrolada ou alcalina, ou demasiado quente\fria, ou demasiado poluida (No3),se considerarmos os Discus, como os peixes de maior exigência, e se olharmos para a forma como são reproduzidos, entendemos que a qualidade da água é tudo, e de hardscape só precisam de um Cone.

 

No Habitat apistogramma ( Colombia Sul; Argentina Norte; Peru; Bolivia; Brasil ) zonas de média temp. de 26Cº de água muito moles e com diferente acidez; oque provoca a época reprodutiva é a subida das águas e a consequente fusão de vários rios outrora separados, com isto, os casais já formados, têm acesso a novos e diversos tipos de alimentos/ Novas Águas (Tpa's)/ varianção de 2/3 Cº de temperatura, são os verdadeiros estimulos que activam o acto reprodutivo, talvez nessa experiência não tenham feito tudo como deve ser, mas chegamos á conclusão que a falta de decoração não matou nenhum dos casais nos 27 meses que decorreram.

 

Não leves a mal a minha critica, só quero aprender com vcs, e partilhar o que sei com pessoas que partilham do meu entusiasmo pelo assunto.

 

Obrigado

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

respeito a tua opinião, quando referi a questão da envolvente foi em relação ao factor reprodução e não sobrevivência, por acaso o ponto que estava a dar mas importância era o facto da experiência se ter efectuado em cubas de 40 litros,acho pouco e claro a existência de flora e vários locais à disposição para possíveis posturas creio ser factor de incentivo à reprodução .

quando dizes:

E a ausência de Hardscape não mata

... como diz o ditado não mata mas mói.

Gostava de ver a mesma experiência realizada em aquários de 150 litros densamente plantados. Não podemos fazer destes estudos que visam exclusivamente o lucro comercial Bíblias.

Longe de mim levar a mal, estou aqui para aprender.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

respeito a tua opinião

Obrigado

 

a existência de flora e vários locais à disposição para possíveis posturas creio ser factor de incentivo à reprodução .

Pelo que tenho visto no meu comunitário de 100 Litros, a existência de vários esconderijos ajuda a que o macho se distraía das fêmea, que realmente baixa a agressividade mas também reduz o calor e a intensidade da relação distraíndo o macho para outras coisas que não comportamente paternais, e no meu caso, consegui apenas 1 postura em 3 meses meio que este se encarregou de estragar apoderando-se da postura, expulsando a fêmea e mais tarde abandonado o local a predadores como o SAE que se encarregou de os comer.. Iniciei então, outra experiência em 40Litros, que vai ao encontro do que falamos, por sinal tem as mesmas dimensões deste documento que te passei, e os resultados podiam ter sido melhores:

 

72052012.jpg

 

O objectivo é tentar reproduzir a espécie Apistogrammas Agassizi em 43 Litros num aquário Maternidade Biótipo, ou seja, terá em consideração o sentido práctico de uma Maternidade e ao mesmo tempo procurará reproduzir o biótipo natural desta fantástica espécie.

 

Aquário. 35x35x35; 43Litros

Filtragem.Eheim Liberty 150; 560l\h

Iluminação.Blau mini PLL 18w; 8h dia

Hardscape.Seixos basálticos

PH6.9\7

Temp.28Cº

 

Deixei o fundo em Vidro, de forma a ser mais fácil limpar e manter os valores de Amónia,Nitritos e Nitratos mais controlados.

21953603.jpg

 

Procurei desenvolver o aquário no sentido do Biótipo.

Elementos utilizados:

-Seixos basálticos

-Tronco red moor

-folha de amendoeira ; da qual descobri este intressante tópico.

-Feto de Java

-Musgo de Java

-Anubias

-Hygrophila difformis; para filtrar a luz na superfície.

-Côco cortado

38338688.jpg

 

Vista frontal

90537938.jpg

Macho apistogramma Agassizi

70332000.jpg

 

Macho apistogramma Agassizi

23707314.jpg

 

Macho apistogramma Agassizi

95883589.jpg

 

Este projecto tem 1 mês e meio de idade, e estas fotos já não estão actualizadas (tiradas ao 14º dia), sendo que agora a superficie é coberta de riccia, e introduzi Super Peat ( Turfa ) posteriormente.

Não sei, se na ausência de esconderijos, os resultados teriam sido melhores:

 

Ao fim de cerca de 35/40 dias sem nenhuma postura, a fêmea apareceu morta, não sei se pela agressividade do macho (muita), se por algum problema que já trazia, pois vinha abatida e nunca se mostrou muito, também quando saía dos esconderijos era imediatamente atacada e voltava a esconder-se. Estou á procura de outra femea para continuar este projecto, que de momento tem só o macho cada vez mais bonito, perfeito exemplar da pedigree Red Tail.

Vou passar este projecto para 60Litros, 60x35x30 para o mes que vem.

 

Gostava de ver a mesma experiência realizada em aquários de 150 litros densamente plantados. Não podemos fazer destes estudos que visam exclusivamente o lucro comercial Bíblias.

Também eu gostava.

 

 

 

Cumprts

José.Dias

Editado por Spaar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado

 

 

Pelo que tenho visto no meu comunitário de 100 Litros, a existência de vários esconderijos ajuda a que o macho se distraía das fêmea, que realmente baixa a agressividade mas também reduz o calor e a intensidade da relação distraíndo o macho para outras coisas que não comportamente paternais, e no meu caso, consegui apenas 1 postura em 3 meses meio que este se encarregou de estragar apoderando-se da postura, expulsando a fêmea e mais tarde abandonado o local a predadores como o SAE que se encarregou de os comer.. Iniciei então, outra experiência em 40Litros, que vai ao encontro do que falamos, por sinal tem as mesmas dimensões deste documento que te passei, e os resultados podiam ter sido melhores:

 

72052012.jpg

 

O objectivo é tentar reproduzir a espécie Apistogrammas Agassizi em 43 Litros num aquário Maternidade Biótipo, ou seja, terá em consideração o sentido práctico de uma Maternidade e ao mesmo tempo procurará reproduzir o biótipo natural desta fantástica espécie.

 

Aquário. 35x35x35; 43Litros

Filtragem.Eheim Liberty 150; 560l\h

Iluminação.Blau mini PLL 18w; 8h dia

Hardscape.Seixos basálticos

PH6.9\7

Temp.28Cº

 

Deixei o fundo em Vidro, de forma a ser mais fácil limpar e manter os valores de Amónia,Nitritos e Nitratos mais controlados.

21953603.jpg

 

Procurei desenvolver o aquário no sentido do Biótipo.

Elementos utilizados:

-Seixos basálticos

-Tronco red moor

-folha de amendoeira ; da qual descobri este intressante tópico.

-Feto de Java

-Musgo de Java

-Anubias

-Hygrophila difformis; para filtrar a luz na superfície.

-Côco cortado

38338688.jpg

 

Vista frontal

90537938.jpg

Macho apistogramma Agassizi

70332000.jpg

 

Macho apistogramma Agassizi

23707314.jpg

 

Macho apistogramma Agassizi

95883589.jpg

 

Este projecto tem 1 mês e meio de idade, e estas fotos já não estão actualizadas (tiradas ao 14º dia), sendo que agora a superficie é coberta de riccia, e introduzi Super Peat ( Turfa ) posteriormente.

Não sei, se na ausência de esconderijos, os resultados teriam sido melhores:

 

Ao fim de cerca de 35/40 dias sem nenhuma postura, a fêmea apareceu morta, não sei se pela agressividade do macho (muita), se por algum problema que já trazia, pois vinha abatida e nunca se mostrou muito, também quando saía dos esconderijos era imediatamente atacada e voltava a esconder-se. Estou á procura de outra femea para continuar este projecto, que de momento tem só o macho cada vez mais bonito, perfeito exemplar da pedigree Red Tail.

Vou passar este projecto para 60Litros, 60x35x30 para o mes que vem.

 

 

Também eu gostava.

 

 

 

Cumprts

José.Dias

 

 

Boas Spaar, está muito bom esse teu projecto, mas que conclusão é que tiras-te para o insucesso?

Estou a montar um com as mesmas caracteristicas para servir de maternidade ou para separar o macho na altura que os alevins começam o free swiming mas vou utilizar substracto sempre ajuda a baixar o ph. Já agora o cubo compraste feito ou encomendas-te à medida?(ando à procura de um).

No que diz respeito aos esconderijos/locais de postura eu no meu comunitário coloquei 3 tubos de pvc enterrados no substrato mais o troco que faz uma toca e um aglomerado de rochas, faz 5, só tenho 1 casal no aqua (tive a sorte de poder escolher de entre varios um casal que estava nitidamente emparelhado) e não vejo que seja motivo de distração visto que o macho na altura do ciu é muito agressivo para a fêmea perseguindo-a para todo o lado, neste caso acho que até é bom haver locais onde a fêmea se possa resguardar. Outra coisa curiosa é o facto da fêmea ter escolhido para efecuar as posturas a toca com a entrada mais estreita, o macho hesita sempre à entrada.

Tenho este casal à aproximadamente 4 semanas, já fizeram 2 posturas na primeira eclodiram entre 15 e 20 ao fim de 3 dias fora da toca aconteceu qualquer coisa que ficaram reduzidos a 6 ou 9 ao fim de 9 dias quando já tinham uns 3 ou 4 mm o macho entrou no ciu e provavelmente dizimou o resto da ninhada forçando a fêmea a nova postura, note-se que esta assim que terminou a 1ª postura começou nitidamente a ficar ovada, ganhado volume de dia para dia. A 2º postura aconteceu à 3 dias se for bem sucedida infelismente ainda não tenho onde colocar o macho, já li por ai que é possivel manter os alevins num recepiente sem filtragem, pode ser uma solução mas preferia deixa-los junto com a progenitora. Vamos ver.

As folhas de amendoeira também uso mas coloco na agua do TPA, como deixo a agua a reposar 4 dias tenho sempre 2 folhas no bidon.

Continua a partilhar a tua experiência com os apistogrammas.

Abraço

Editado por Nautilex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Spaar, está muito bom esse teu projecto, mas que conclusão é que tiras-te para o insucesso?

Estou a montar um com as mesmas caracteristicas para servir de maternidade ou para separar o macho na altura que os alevins começam o free swiming mas vou utilizar substracto sempre ajuda a baixar o ph. Já agora o cubo compraste feito ou encomendas-te à medida?(ando à procura de um).

Conclusão, nenhuma, talvez 40Litros sejam poucos.. já tenho uma nova fêmea, muito bem de saude e com um amarelo fortíssimo que a anterior não tinha, já explora ainda que com alguma timidez o espaço do aquario, curiosamente o macho é muito generoso e amável com esta.. será que a cor.. vamos ver.

 

Mandei fazer o cubo á medida, pesquisei "usados" primeiro, e com os preços que vi o ppl a pedir, saiu me a metade do preço fazer novo. Vi malta a pedir 50eur por um cubo 40x40x40, e paguei 20eur por 35x35x35 novo. Se quizeres saber onde manda MP.

 

já li por ai que é possivel manter os alevins num recepiente sem filtragem, pode ser uma solução mas preferia deixa-los junto com a progenitora. Vamos ver.

Ja vi o grande mestre, ricardo silva desenvolver este processo artificial, separou os ovos para um taperware dentro do mesmo aquário com a mesma água e realmente eclodiram e mesmo usando uma bomba de ar para oxigenar a água dentro do recipente não conseguiu levar os alevinos até as duas semanas de idade, sendo morreram pela falta de circulação de água.

 

As folhas de amendoeira também uso mas coloco na agua do TPA, como deixo a agua a reposar 4 dias tenho sempre 2 folhas no bidon.

espetáculo, boa ideia.

 

Obrigado

Cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aqui um Estudo realizado em 14 casais cacatuoides diferentes, e durante 37 meses contabilizaram 88 posturas, que divididas por 14 fêmeas dá 6 posturas para cada, como durou mais de três anos, dividimos por 3, e chegamos a um resultado médio de 2 posturas por ano.. Então creio bem que sim, pelo menos tanto quanto sei, és recordista.

 

Chegaram a outras conclusões estatísticas intressantes, como a média de +/-217 dias que uma fêmea demorou a fazer a 1ª postura desde o inicio do projecto;

ou como na 1ª desova, das 12 fêmeas, cinco apresentaram cuidado com os ovos e larvas, e as restantes 7 não cuidaram dos ovos; O intervalo de dias entre

cada postura variou entre 27 e 207 dias; etc..

 

Tens um tópico com esse projecto\aquário, quais são os parametros dessa água?

 

 

Cumprts

José.Dias

 

Bem, então é assim; os meus apistos cacatuóides estão num aqua de 60l densamente plantado, com troncos, areão preto de quartzo e uma metade de uma casca de coco com uma abertura onde só entra a femea (nunca vi o macho a entrar). Adquiri o casal á pouco tempo (em Maio), e passadas duas semanas de os ter cá em casa vi alevins perto do coco (foi a única vez que os vi); a femea de tres em tres semanas "desaparece" para dentro do coco e raramente sai (depreendi que sempre que ela fizesse isso estaria uma desova a decorrer). Estou a criar condições para passar o casal para outro aqua, onde estarão sós... Um pormenor importante será o facto de nas primeiras quatro semanas em que foram introduzidos no aqua, o macho e a femea dizimaram-me uma população de red cherry's (cerca de 50/60)... Tal como disseram aqui, será que a existencia de alimento de qualidade e em quantidade fez com que acontecessem desovas num tão curto espaço de tempo?

Também estou curioso para saber o que acontecerá quando os passar para o outro aqua...

Cumps.

Editado por nf98977a
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, há novidades!, a 2º postura dos meus apistogrammas cacatuoides eclodiu e já nadam, 2 posturas no espaço de 3 semanas da primeira não sobrou nenhum penso que os que restavam (com 9 a 10 dias fora da toca +- com 3/3,5mm) foram dizimados pelo macho a quando da corte para a 2ª postura, desta vez parecem mais a fêmea anda muito nervosa e não os quer deixar sair do buraco, o macho para já e como da 1º vez não mostra qualquer tipo interesse. Espero que os deixe à vontade. Assim que possível posto aqui pics ou um vid.

Abr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cá vai o vid. da primeira natação livre da segunda postura dos Cacatuoides do meu aqua a câmara não é nem de perto nem de longe a ideal mas fica a intenção.

name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>">
name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="
type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350">

Link to comment
Partilhar nas redes sociais