Que solo utilizas?


Hugo R. Silva

Recommended Posts

Boas este tópico tem a intenção de saber que tipo de solo utilizam nos vossos aquários de camarões e qual a razão para tal utilização.

 

Alguns exemplos:

 

ADA

JBL Manado

Akadama

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a acabar de ciclar um filtro para montar um aqua com 50cms de frente e 30 litros.

Conto usar substrato inerte preto para realçar o mais possível as cores dos animais.

Como gosto muito de plantas, queria meter um substrato fertil por baixo, coisa pouca (1 ou 2 Kg no max) mas não está fácil de encontrar e não queria gastar mais dinheiro... já bastou a calha e o filtro para este pequeno, bem como a remodelação do 180L!

 

btw... o JBL é Manado :thumbup3:

Editado por plisboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso vários...

Basalto--- Inerte, escuro, agradável á vista e a sua tonalidade ajuda a definir melhor as cores dos camarões.

Quartzo--- Inerte, não tão bonito como o basalto mas é mais barato e geralmente tem uma granulometria inferior...

Akadama--- Agradável á vista, a sua porosidade ajuda a estruturar uma boa colónia de bácterias, e ainda contém alguns Micro nutrientes...

ELOS TERRA--- Alguns ntrientes para as plantas que em combinação com outros substractos, diminuem a necessidade de fertilização líquida... Igualmente agradável.

Editado por hugo feio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para Crystal Red tenho ADA Amazonia I - Só ADA - coloquei porque baixa o ph e as durezas da agua. Neste momento como está no ciclo ainda tenho as durezas algo altas pelo que ja me aconselharam a fazer uma Tpa de 10% e colocar 10% com agua de garrafão Ph baixo. Ao nivel do aspecto é mto agradavel e não suja em nada a agua.

 

Para Red´s - Wild - Green - Blue Pearl - Areão do Rio com Akadama por cima do mesmo. Consegues sustentar minimamente plantas de baixa manutenção, preço mais acessivel e mantem o PH a 7. Ao nivel de aspecto considero agradavel mas suja imenso a água. Apesar de experiencias menos boas que li em foruns de pessoal com Akadama, que com o passar do tempo com a akadama vira lama, eu ao nivel dos inverts n tenho tido problema com 2 anos de uso.

 

Tenho um projecto em andamento para Sulawesi que vou aproveitar este tópico para saber qual o melhor subs. a utilizar.

Gostava de experimentar JBL na próxima montagem, apos ter visto resultados optimos num aqua de um amigo, gostava assim de opiniões vossas.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Na minha zona a água tem um pH de 7.0, como tal na minha fishroom constituída por 8 aquários, uso apenas ADA em 2 sistemas onde estão os Crystal Red e Black, nos restantes uso basalto triturado que realça as cores dos camarões.

 

1 Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uso 2...

 

 

Basalto-"Inerte, escuro, agradável á vista e a sua tonalidade ajuda a definir melhor as cores dos camarões."

Elos bottom mineral-Diminui a necessidade de fertilização liquida e ajuda a desenvolver uma boa colónia de bactérias

Hugo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso consoante a espécie que tenho nesse aquário,

 

ADA Amazónia I e II porque ajuda a baixar a dureza da agua Lisboeta e estabiliza-me o pH a 6,5 / 6,8, deixando-me bastante descansado com os parâmetros. Uso-p em espécies que precisam de agua mole e acida.

 

Uso Akadama, Basalto e areão inerte em espécies que necessitam de pH a 7 ou mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rio quanto tempo tem a tua montagem com esse substrato? Tens ideia da variação dos parâmetros da água no decorrer do tempo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rio quanto tempo tem a tua montagem com esse substrato? Tens ideia da variação dos parâmetros da água no decorrer do tempo?

 

 

Data de Montagem: 10-02-2010

Aquario: 60x30x35 (CxLxA)

PH: 6.5

GH: 3

KH: 2

NO2: 0

NO3: 5

 

Na montagem usei no fundo Old Sea Mud Powder e neste mes comecei a por uma colher de Old Sea Mud Powder

por semana.

 

A unica variação que tive desde a montagem foi a temperatura que foi sempre 23 e agora por causa do calor esta nos 26.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais