Dúvidas e problemas bicudos de se resolverem


Recommended Posts

Boas, estou com algumas dúvidas e problemas.

Tenho um aquário adquirido à cerca de um mês por um colega aqui do fórum, com as medidas 100x30x40, leva 120 litros brutos. Tenho um filtro interno da fluval 3 plus que faz 700l/h. são suficientes esses l/h? já que o aquário em si deve levar cerca de 100 a 110 litros reais?

 

Outra questão que está a pôr-me frustrada :thumbup3: , se me puderem ajudar a agradeço....

Eu quando adquiri este aquário, substitui-o por outro de 90 litros. Então o que fiz foi:

1º meti no aquário areão do rio novo, antes lavei-o muito bem e fervi-o.

2º meti as plantas que estavam no aquário antigo neste novo

3º passei essa mesma água para o novo e meti este filtro sem lava-lo, que tb estava no aquário antigo.

4º meti as bactérias

5º meti os peixes.

 

O meu grande problema é que desde então o aquário parece que tem pó, não percebo, não são algas parece mesmo pó, não sei se será restos de comida, penso que não ponho comida a mais cada vez estou mais a tenta á quantidade dada e tendo a reduzir. Os peixes que tenho são sete coridoras, dois bótias(3 cms), dois discus pequenos ( 5,6 cms)e cerca de 9 neons. Sei que os peixes crescem muito, mas com calma arranjarei um lar melhor para eles. Vou trocar tb um outro aquário q tenho, mas com calma.

 

Os testes que faço são só dois, o ph que está nos 7.0 e o da amónia que está a zeros.

O filtro penso que é indicado para esta quantidade de água, ele funciona na perfeição, pelo menos eu vejo a água a sair a jacto dele, isso deve significar que entra deixa as impurezas e sai né? pelo menos as esponjas estavam sujas, mas não ao ponto de não conseguirem absorver mais. De qualquer maneira só na segunda-feira, quase um mês depois de o montar, abri o filtro e mudei as esponjas, mas não tirei as velhas meti as novas com as velhas, para ganharem bactérias. Pensei que fosse das esponjas já serem velhas que já não conseguisse absorver as partículas mais pequenas :cry4: , mas ontem abri-o e vi que já tem sujidade nada de mais e o aquário continua com pó a "voar" aliás eu até vou com um pauzinho sacudir as plantas e aquilo solta-se tudo e depois anda ali tudo à roda e depois pousam outra vez nas plantas etc. :cry:

 

Desculpem o testamento, mas é para perceberem a coisa. Agora penso em não limpar o filtro durante um tempo, já que passei por água do próprio aquário as esponjas velhas antes de adicionar tb as novas. Vou agora fazer um tpa ao aquário, estou a pensar :priere: fazer dia sim dia não a ver o que dá. O que acham disto tudo?

Editado por Tânia Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e normal nas primeiras semanas haver poeira, apesar de se lavar bem o substrato fica sempe alguma coisa.

fizes-te o ciclo do azoto?

a qualto tempo tens montado?1mes.

metes-te os peixes todos de uma vez?

medis-te os nitritos?

 

nao explicas-te o essensial...o que escreveste foi quase tudo palha... :D

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, heyfishyfishy em primeiro lugar muito obrigada pela ajuda, estava a ver que não havia bang .

Pois a Palha, não é bem palha pode é ser parvoíce minha "estava à procura de um ícone de burro, mas não há". Não fiz o ciclo do azoto, já não sou nenhuma novata nisto, mas na loja disseram-me que se fizesse como fiz que não era preciso devido a ser a mesma água que sei que só por si não faz grande coisa, mas como meti o mesmo filtro e meti as bactérias meti os peixes todinhos de uma vez :oops: ... , não medi nitritos porque como disse em cima só vejo a amónia e o ph. Não escrevi palha meti tudo mas em outras palavras :blush: . Bem e agora ? à bocado fiz um tpa de 10% . Estou com a mesma dúvida, o filtro dá ou não para esta litragem, quando os meus bótias "correm" a porcaria levanta-se do areão, penso que esse "pó", possa ser dejectos? Será? mas porque o filtro não limpa? O filtro, deita a água com bastante pressão, já a meti a sair mais fraca e agora meti outra vez todos a sentirem-se num tornado com a saída virada para o aquário, no início tinha-o virado para o vidro para a corrente não ser tão forte, agora virei-o outra vez para o aquário para fazer as impurezas que insistem em se meterem cima das plantas saírem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em principio o filtro nao parece ser a causa para o teu problema, pode ser como dizes a posiçao do mesmo, no meu aqurio tb tinha algumas particulas a mais na agua e depois de mudar a posiçao do filtro interno elas desapareceram...

 

 

os aspiradores que ha a venda iriam-te dar jeito, em vez de tirares a agua de cima como normalmente se faz, tiravas a agua atraves do aspirador, escolhendo assim as areas com a poeira pousada no fundo e nas plantas...

Editado por heyfishyfishy

Sou fã da revista ShrimpScaping, vê aqui

haiohasgtuasdyi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha escolha iria para a solução apresentada pelo heyfishyfishy, que te permite limpar as poeiras que tens. No entanto, espera que poderao surgir mais opções.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Concordo com os companheiros de cima...se aspirares o areão(existem uns sifões baratinhos que funcionam bem) quando fazes as TPA´s reduzes bastante os detritos que se vão acumulando.

Por outro lado a forma como colocas o filtro tambem tem uma grande influência,ou seja, a forma como a circulação de água é feita afecta a deslocação dos residuos.

 

dou-te um exemplo: quando instalei o meu filtro externo Eheim 2211 aquilo tinha uma potência brutal e tinha sempre detritos a flutuar na coluna de água...andei e andei e até virei a flauta para o vidro como tu propria ja fizeste mas a coisa nunca ficava muito boa...até que consegui encontrar uma posição em que a circulação de água favorece a sucção dos detritos pelo filtro e voilá...agua limpinha....as 1ªas horas foram terriveis pois era só coisas a flutuar mas com o tempo o filtro foi absorvendo aquilo tudo até que ficou limpinha.

 

A questão é que se fizeres com que a circulação de água te revolva o areão e essa circulação não seja directa para a entrada do filtro tens sempre detritos na agua...agora se conseguires que o fluxo passe pelo aqua quase todo e vá de encontro ao local de sucção de agua do filtro garanto-te que irás notar a diferença.

 

Isto aliado á aspiração semanal vais ver que isso se resolve num instante.

 

Espero que tenha ajudado.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu faço tpas com o aspirador e junto ao areão, só não o revolvo muito por causa das plantas mas passo quase encostado, chega a puxar areão e tudo, tenho um muito bom. Será que devo meter o filtro mais a meio do aquário para ver se resulta melhor?

Desde já obrigada pela vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como são estas particulas de pó, consegues vê-las?

 

Se sim, não é pó nem sugidade (pode ser em certos casos), mas podem ser mais provavelmente algas flutuantes, trata-se como as outras algas, limpeza do filtro (nao é preciso trocar nada, lavar um comportimento do filtro de cada vez), e fazer TPAs regulares. Isso acaba por desaparecer sozinho. Demora um tempo. Se tirares uma foto, olhas para a foto e aparecem uns riscos, isto é evidencia da alga. Nao é uma alga que chateie muito e passa relativamente despercebida, excepto se fotografarmos ou fazermos um video.

 

Se o aquario aparece enevoado, é outra coisa, e pode ser um problema do ciclo, verifica bem.

 

As bacterias que colocaste são de frasco?!

 

700 L/H é suficiente para o aquario.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Quo. As bactérias são de frasco sim, o aquário não está nublado ou esbranquiçado.

Vou fazer uma tpa dia sim dia não a ver no que dá. Estou mais descansada então em relação ao filtro. Vou tirar fotos e filmar a ver se dá para ver alguma coisa de jeito depois digo qualquer coisa. Eu tinha o aquário ligado11 horas e passei-o para 10 horas para ver se caso sejam algas se ajuda, se bem que as partículas parecem-me brancas, não sei se poderá haver algas bancas. Obrigada a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Dando mais um contributo.

 

O facto de teres um filtro que se adequa à capacidade do teu aqua, não quer dizer que as esponjas sejam suficientes para reter as partículas minúsculas que agora andam a “voar” pelo aqua.

 

Não penso que colocar o filtro no meio do aqua resolva alguma coisa, o que para além de ter que te ficar de frente (apesar da regulação do fluxo) fica feio.

 

Considera a colocação de uma pequena porção de lã de vidro junto às espnjas para reter esse material.

 

Penso que quando falas “Eu tinha o aquário ligado11 horas e passei-o para 10 horas para ver se caso sejam algas se ajuda…”, parto do principio que seja a luz do aqua.

 

Poderá ser isso que te está a provocar o surgimento de algas (se for esse o problema).

 

O aqua tem muitas plantas?

Para além das bactérias, usas-te algum fertilizante?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu acho que é a tal alga. Os camarões filtradores como o Camarão Madeira e o Camarão Vampiro/Lagosta Filtradora consomem isso. Se bem que, nao adianta por os camarões a trabalhar, pois há sempre mais alga que camarões.

 

Normalmente aloja-se no filtro, se parares o filtro, limpares e depois reactivares o filtro, vem logo um nevoeiro do filtro. Se for a alga, não adianta la de vidro, e tambem o carvao também nao adiantara tanto. 10 horas de luz ligada parece-me bastante, mas nao sei muito sobre como esta alga funciona em relação à luz. Já a tive... e a forma de resolver, é mesmo limpar filtro e TPAs, sendo a limpeza do filtro essencial, especialmente a zona do cano que lança a água. Logo acima das materias filtrantes, se bem que também devam ser limpas.

 

Do meu ponto de vista, essa é uma alga start-up. Ou seja, aparece nas fases iniciais do aquario e desaparece com o tempo

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação às materias filtrantes, podes por la de vidro por cima das ceramicas, e vais descantando a la de vidro, e limpas bem o cano do filtro. Deixas as ceramicas em paz. Se tiveres carvao, penso que é uma opção melhor que la de vidro. Mas muito mais cara e nao podes descartar, so espremer durante a lavagem. Um saco grande de la de vidro custa de 2 a 5 euros, e dura ANOS, mesmo descartando regularmente, pois so podes meter um bocadinho de la. E em cada lavagem descartas. Isto pode ajudar à limpeza.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, o aquário não tem muitas plantas, tem cabombas, blixas egéria densa, bacopa e valisnérias , também não meti ainda fertilizante, normalmente meto em frasco, mas com isto tudo nem me lembrei de tal, mas as plantas estão bonitas.

Tirei fotos, mas não se vê nada de jeito. Penso que também possam ser algas, mas um tipo qualquer que parece mais pó pois não se agarra e anda normalmente a passear na coluna de água e nas plantas pois basta ir lá e sacudir as plantas que sai tudo. Uso só uma lâmpada que é uma T8 30W da glo power glo, é o que diz a Lâmpada, tive esta uns dias mais de 15 depois pensei que fosse da lâmpada e troquei-a por uma que emita a luz ao meio dia era muito mais luminosa, luz meio amarela em relação a esta, de um dia para o outro apareceram-me muitas algas nos vidros ia-me dando uma coisas e meti logo esta outra vez só noto hoje mais de 8 dias depois que há um pouquinho de nada de algas no vidro de trás junto ao filtro. Por este motivo acho que agi bem ao ter o aquário menos tempo ligado, ele não apanha sol directo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é aquilo que te disse tania... TPAs e limpezas de filtro em água de aquario:

limpar o cano do filtro,

limpar o carvao,

trocar a la de vidro,

TPA de 30% ou mais, depende do que a tua fauna permitir.

Usa sifão para sinfonar essas "algas" que se aglomeram atrás do filtro.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

carvão não tenho mas vou comprar, lã de vidro tb não, mas penso que estas esponjas sejam feitas desse material ou outro parecido, estas não são como as antigas que eram mesmo esponjas. tenho uma esponja própria para raspar o vidro que é o que vou fazer, achas que limpe o filtro? ele está quase limpo, tenho medo de andar sempre a limpa-lo mesmo claro com a água do aquário, não te esqueças que meti esponjas novas embora não tenha tirado as velhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

compra ou carvao ou la de vidro, como o carvao é algo mais complicado, penso que a la de vidro é melhor, porque a la de vidro adapta-se facilmente ao filtro, e podes descartar à vontade... sabes que tens que ter uma filtragem que filtre pequenas particulas, para além das ceramicas... basta-te la de vidro.

 

Essas esponjas... nao serao carvao activado? é que o carvao activado são esponjas pretas. Nao vale a pena trocar, basta espremer ao lavar em agua de aquario para sair o que está no meio da esponja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, depois de pesquisar e de continuar a ver o meu aquário com o tal pó, que insiste em aparecer mesmo com:

 

tpas dia sim, dia não

plantas sacudidas

algumas plantas cortadas

Os vidros a começarem a ficar com verdete

a gruta dos meus bótias a ficar com" filamentos"

 

Descobri :eusathink: que o "pó" são mesmo algas (espero :P ). Também descobri que pode ser da Lâmpada. Ora ontem fui comprar então uma lâmpada T8 aqua glo de 30W e substitui-la pela outra. Hoje limpei o aquário com um tpa, cortei as plantas, embora aquilo se solte tudo, mas acabam logo outra vez nas plantas que achei melhor deixa-las mais rentes, se tudo correr bem , crescem no estante. Bem espero que as minhas noticias possam vir a ser melhores e que se assim for que possa servir de ajuda a alguém. Obrigada Quo, João Paulo Viegas, heyfishyfishy, mrross, Ricardo José, pela vossa ajuda :popcorn:

Editado por Tânia Filipa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :P , bem parece que o problema está a resolver-se depois de comprar a lâmpada e de cortar e limpar mais uma vez partes de plantas com algas, o "pó" parece estar a desaparecer, mas juntei outro filtro, um pequenino, mas que parece estar a ajudar, vou manter o aquário assim com os dois filtros mais uns dias a ver se resolvo tudo de vez. Andava a fazer tpas dia sim dia não, agora não faço desde segunda, vi hoje o ph está 7.0 e a amónia está 0.0, só vou tornar a fazer tpas na 2ª feira, também li que às vezes os tpas ainda fazem pior porque o aquário não está bem ciclado"deve ser o caso" e faz o processo ainda demorar mais tempo e claro uma coisa leva a outra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.