Ciclo do azoto & primeiros peixes


jonymca7

Recommended Posts

Quanto tempo demora o ciclo do azoto??? É mesmo necessário os aparelhos ed medição do amónio e dos nitratos???

O que acontece se meter-mos peixes antes deste ciclo estar concluído (peixes resistentes)???

Que peixes devem ser os primeiros a ser introduzidos???

Deve-se usar filtro interno e externo ao memso tempo, ou basta só um deles???

 

 

 

Futuramente criarei mais tópicos com duvidas menos gerais e mais enquadrados no meu caso. Para já gostava de saber isto

 

 

cumps

jonymca7

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º-Quanto tempo demora o ciclo do azoto??? É mesmo necessário os aparelhos ed medição do amónio e dos nitratos???

O ciclo demora entre 2 semanas e 1 mês.Convem ter testes para medir a amonia/amonio para saberres quando o cilco está terminado.

 

2º-O que acontece se meter-mos peixes antes deste ciclo estar concluído (peixes resistentes)???

Se meteres os peixes antes de o ciclo estar concluido podes mata-los devido aos niveis elevados de amonia/amonio.

 

3º-Que peixes devem ser os primeiros a ser introduzidos???

Primeiro devem ser introduzidos peixes resistentes...(guppies,etc)

 

4º-Deve-se usar filtro interno e externo ao memso tempo, ou basta só um deles???

Depende do tamnho do aquario. Mas é preferivel externo por ter mais litragem para materias filtrantes.

 

 

 

Futuramente criarei mais tópicos com duvidas menos gerais e mais enquadrados no meu caso. Para já gostava de saber isto

 

umprimentos João Dias e espero que te tenha ajudado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os guppies não são propriamente dos peixes mais resistentes...Muitos utilizam-nos porque são os mais baratos e se morrerem, não é um rombo nas finanças...As corydoras sempre são mais resistentes...

 

Mas deves evitar ao máximo colocar peixes durante o ciclo de azoto. A melhor forma de fazeres o ciclo é colocando comida todos os dias durante três semanas...E depois colocas uma cory...E passado uma semana, podes começar a colocar 2 peixes por semana...Consoante vais avançando nas semanas, podes subir um pouco mais o número...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º-Quanto tempo demora o ciclo do azoto??? É mesmo necessário os aparelhos ed medição do amónio e dos nitratos???

O ciclo demora entre 2 semanas e 1 mês.Convem ter testes para medir a amonia/amonio para saberres quando o cilco está terminado.

 

2º-O que acontece se meter-mos peixes antes deste ciclo estar concluído (peixes resistentes)???

Se meteres os peixes antes de o ciclo estar concluido podes mata-los devido aos niveis elevados de amonia/amonio.

 

3º-Que peixes devem ser os primeiros a ser introduzidos???

Primeiro devem ser introduzidos peixes resistentes...(guppies,etc)

 

4º-Deve-se usar filtro interno e externo ao memso tempo, ou basta só um deles???

Depende do tamnho do aquario. Mas é preferivel externo por ter mais litragem para materias filtrantes.

 

 

 

Futuramente criarei mais tópicos com duvidas menos gerais e mais enquadrados no meu caso. Para já gostava de saber isto

 

umprimentos João Dias e espero que te tenha ajudado...

 

1º - basta ter o medidor de amonia, certo?

 

4º - num aquario de entre 100 e 120 litros que filtragem se deve ter????

 

 

 

Outra - Eu gosto muito dos bettas, mas é muito dificil tê-los em comunitarios. Há peixes que os mordem e outros que são mordidos por ele. quais os peixes que não devem estar junto dos bettas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixes com barbatanas longas e coloridas não são aconselháveis...Os peixes de cardume normalmente não há problemas...

 

Quanto ao filtro, preferencialmente deve ser um externo, que contenha vários tipos de filtragem (química, biológica e mecânica) e deve ter um caudal entre 3 a 5 vezes o volume do aquário, por hora. Ou seja, para aquários entre 100 e 120 litros, deve ter um caudal de 300-360 a 500-600 litros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º - basta ter o medidor de amonia, certo?

 

4º - num aquario de entre 100 e 120 litros que filtragem se deve ter????

 

 

 

Outra - Eu gosto muito dos bettas, mas é muito dificil tê-los em comunitarios. Há peixes que os mordem e outros que são mordidos por ele. quais os peixes que não devem estar junto dos bettas?

Não sei o que queres dizer com "medidor de amónia", mas se te estiveres a referir a um teste de amónia, sim.

 

O Filtro deve ser externo para essa litragem e um eheim 2213 era o ideal...

Como disse o Crush, para teres menos probabilidades do betta morder os outros peixes é, não teres peixes com barbatanas coloridas e compridas...

 

Cumprimentos João Dias :roflroll2:

Editado por joaoadias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixes com barbatanas longas e coloridas não são aconselháveis...Os peixes de cardume normalmente não há problemas...

 

Quanto ao filtro, preferencialmente deve ser um externo, que contenha vários tipos de filtragem (química, biológica e mecânica) e deve ter um caudal entre 3 a 5 vezes o volume do aquário, por hora. Ou seja, para aquários entre 100 e 120 litros, deve ter um caudal de 300-360 a 500-600 litros...

 

 

Não sei o que queres dizer com "medidor de amónia", mas se te estiveres a referir a um teste de amónia, sim.

 

O Filtro deve ser externo para essa litragem e um eheim 2213 era o ideal...

Como disse o Crush, para teres menos probabilidades do betta morder os outros peixes é, não teres peixes com barbatanas coloridas e compridas...

 

Cumprimentos João Dias :music_singguitar:

 

 

Mas ja li (e na loja deu para comprovar) que por exemplo so danios comem as caudas dos bettas, e os danios não têm caudas desse género.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto tempo demora o ciclo do azoto??? É mesmo necessário os aparelhos ed medição do amónio e dos nitratos???

 

Se aproveitares massas filtrantes de outro filtro, pouco tempo, partindo do zero, cerca de 1 mês. Não é absolutamente necessário testes. Faz TPA´s de prevenção.

 

O que acontece se meter-mos peixes antes deste ciclo estar concluído (peixes resistentes)???

 

O problema não é estar concluído ou não... o problema é que não tens bactérias para procesar toda a amónia e nitritos formados e esses compostos são tóxicos. Faz TPA´s de prevenção, para baixar a concentração dos que possam existir. Obviamente que convém adicionar primeiro peixes mais tolerantes, mas não deixes de fazer TPA´s.

 

Que peixes devem ser os primeiros a ser introduzidos???

 

Primeiro peixes que estejam bem de saúde. Depois não sei o que estás a pensar colocar, para escolher... alguns caracídeos são resistentes. Há também os plecos (para aquários grandes) e ancistrus, para aquários mais pequenos.

 

Deve-se usar filtro interno e externo ao memso tempo, ou basta só um deles???

 

Depende do filtro. Um bom e sobredimensionado filtro externo é suficiente. Casos já tenhas um externo a funcionar noutro local, transfere-o com cuidado e deixa estar a trabalhar em simultâneo, até que o externo esteja colonizado. Nesse caso a necessidade de TPA´s de prevenção é menor e até pode ser desnecessária, dependendo da quantidade de peixes.

Nota: TPA´s de prevenção serão TPA´s que se fazem, por exemplo, de 2 em 2 dias.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho aqui um aquario muito pequeno, que tem lá água à uns 5 anos ou algo assim. Está com algas nos vidros e a água está um bocado verde. eu posso esar parte dessa àgua para introduzir bactérias no novo aqua???

 

Curiosidade: nesse aquario pequeno esteve lá um peixe que foi apanhado num riacho e que sobreviveu lá cerca de 2 anos sem eu lhe dar comida, fazer TPAs ou qualquer tipo de cuidado, aquilo deve ter criado la´um ecossistema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só a água é pouco significativo, mas pode ajudar.

 

Se tiveres algum filtro aproveita-o provisoriamente.

 

Também podes colocar algum do areão, durante uns tempos e dentro de um saco tipo rede, no novo filtro e/ou no novo aquário.

 

O peixe pode ser uma boa adição ao novo aquário para ciclagem. Não te esqueças de fazer a adaptação desse peixe à nova água.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas os picos de amónia são perigosos para os peixes??? Ou os picos de nitritos e nitratos também são?

 

 

O filtro que eu tenho do antigo aquario é pequenos, parece um filtro de crianças. Além disso há muito que não está a funcionar

 

 

E a 1ª água que se mete num aqua pode ser da torneira??? E nas TPAs, também pode ser da torneira???

 

Tambem estava a ponderar construir o meu proprio aqua 80x40x40. Qual é o preço do vidro???

Editado por jonymca7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pico de nitritos, que vem a seguir ao da amónia, também é mortal. O de nitratos nem tanto. Esses não vão desaparecer e sempre que aumentarem para níveis mais perigosos, é altura de fazer uma TPA.

 

Não está a funcionar mas está dentro da água do aquário? Se não estiver, não vale a pena. Aliás, até pode ser prejudicial. Se estiver dentro do aquário, com água, então podes colocar a esponja ou que quer que seja, dentro do novo filtro para passar algumas bactérias. No entanto, nunca serão em número suficiente. Mas é uma ajuda...

 

Pode ser da torneira sim. Quanto às TPAs podem ser da torneira, mas terás que ter alguns cuidados. Deves deixar a água repousar, pelo menos, 24 horas, num recipiente aberto (por exemplo, garrafões destapados), de forma a que o cloro evapore.

 

Quanto ao preço dos vidros, isso vai depender imenso do sítio onde vais comprar. Mas tens a certeza que queres arriscar? Não poupas assim tanto dinheiro, tens trabalho e alguns riscos acrescidos, dado que nunca o fizeste (presumo eu). Há lojas que fazem aquários à tua medida...Podes até ver aqui nos patrocinadores do fórum...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu concelho é literalmente esquecer o mes e as TPAs, nao vai funcionar, e comprar um acelerador de ciclo, eu já com 3 aquarios, para montar o 4ª decidir usar bacterias do outro. Mas dá muito trabalho, pois as bacterias precisam de se acertar à fauna que colocaste... e acaba por causar uma ou outra baixa, perdas de apetite, etc... não queiras ver os peixes a sofrer.

 

o meu conselho é comprar acelerador de ciclo. Até ajuda a por a água cristalina.

 

já é a terceira vez que uso este produto, e a nova formula é ainda melhor, mais cara... 10 euros... é por os peixes que queres, e pinga, uma capsula hoje, e meia capsula no 2º e 3º dias. Já está!

pPETS-5574853t400.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu concelho é literalmente esquecer o mes e as TPAs, nao vai funcionar, e comprar um acelerador de ciclo, eu já com 3 aquarios, para montar o 4ª decidir usar bacterias do outro. Mas dá muito trabalho, pois as bacterias precisam de se acertar à fauna que colocaste... e acaba por causar uma ou outra baixa, perdas de apetite, etc... não queiras ver os peixes a sofrer.

 

o meu conselho é comprar acelerador de ciclo. Até ajuda a por a água cristalina.

 

já é a terceira vez que uso este produto, e a nova formula é ainda melhor, mais cara... 10 euros... é por os peixes que queres, e pinga, uma capsula hoje, e meia capsula no 2º e 3º dias. Já está!

pPETS-5574853t400.jpg

 

 

 

Mais alguém usa disto e deu bom resultado??? Estou um bocado séptico .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não duvido que funcione (pelo preço que se pague, era o mínimo), mas é um custo desnecessário...Se colocares comida todos os dias (uns dois flocos, não mais que isso) e não fazeres TPAs durante umas três semanas e colocares os peixes gradualmente, garanto-te que não vais ter baixas.

 

Se utilizares o tal produto, os peixes podem não morrer por causa da amónia, nitritos ou nitratos, mas tens um outro problema: é que aceleras o processo da montagem do aquário e quando assim é, maior a probabilidade de fazeres asneiras. Aquele tempo em que não há peixes no aquário pode (aliás, deve) servir para fazer experiências, estabilizar os parâmetros (como o pH e as durezas), certificar que os aparelhos funcionam todos bem, experimentar sistemas de CO2, colocar plantas e ver o seu desenvolvimento...E claro, ler muito sobre este hobby.

 

Mas são opiniões. Há quem goste de fazer tudo depressa, há quem goste de fazer tudo devagar. Não é uma questão de um estar certo e outro errado. É uma questão de experiência, segurança e conhecimento...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.