Cianobacterias - Apagão, Antibiótico ou TPAs


Paulo Lisboa

Recommended Posts

Boas,

 

depois de ter lido vários tópicos por aqui, de ter falado com alguns lojistas e de ter lido várias páginas online nacionais e estrangeiras, acabo por dar por mim na dúvida sobre o caminho a seguir.

 

A verdade é que me estão a aparecer cianobacterias no substrato e nas folhas de algumas plantas.

 

há relatos de quem tenha tido sucesso só com TPAs, de quem tenha tido sucesso com a aplicação de um antibiótico (Eritromicina) e quem tenha tido sucesso com um apagão de 3 ou mais dias.

Depois há quem defenda que se deve continuar a fertilizar mas aqui levanta-se a minha primeira dúvida.

Com TPAs diárias, de que vale fertilizar??? E, se fertilizamos, não estamos também a 'alimentar' as cianobactérias?

 

Esta noite retirei o substrato que estava contaminado através de sifonagem e fiz uma TPA de 50%.

Coloquei-o, depois de bem lavado, dentro de um pequeno tupperware e vou deixá-lo dentro de um saco preto durante uns 4 ou 5 dias.

Será que, depois deste 'apagão' e num ambiente sem água, as cianobacterias resistirão?

Será seguro voltar a usá-lo depois destes dias às escuras ou é melhor fervê-lo ou coisa parecida?

 

Por agora parei com as fertilizações de Micros, fosfatos e nitratos (todos da Horizonte Aquático) mas vou continuar com o CO2.

 

Se a coisa não melhorar, acho que vou optar pela técnica do apagão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Existe muita informação na Net... sobre o apareçimento das cianobacterias. Infelismente... tambem, bastante contraditórias.

 

Por mim... as cianos combatem-se com antibiotico. Já as tive... e foram completamente irradicadas com a utilização da Eritromicina.

Com Tpa`s... sifonagens, movimentações e fertilizações rigorosas... nunca as consegui irradicar por completo.

Mais tarde ou mais cedo... lá aparecia um pequeno foco de cianos.

 

Fiz o antibiotico... e foi a irradicação total.

Portanto... prefiro a utilização da Eritromicina... ao apagão.

 

Já agora... parar com a fertilização... na minha opinião é um erro.... é que assim, vais enfaquecer as plantas. E plantas fracas... é meio caminho andado para algumas algas aparecerem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela tua resposta Canito!

Estive agora mesmo a ler um post anterior teu no Salutem Per Aqua onde dizias exactamente isso...

 

Para um 180L que quantidade de Eritromicina colocarias e de que forma?

Tenho lido que o uso do antibiótico vai matar uma boa parte das bactérias. Da tua experiência esse é um problema relevante?

 

Quanto à fertilização, faço Micros, Fostafotos (que já parei...), Nitratos e Potássio. Devo então continuar só com Micros, Nitratos e Potássio, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um 180L que quantidade de Eritromicina colocarias e de que forma?

No meu antigo aquário "Jardim do Eden".. de 200 litros... fiz um comprimido de 500mg de Eritromicina... por dia.

Fiz 5 dias seguidos. Desfazia o comprimido em agua do aquário(num vasilhame) e assim que as luzes se apagavam... deitava a "mistela" para dentro do aquário.

As cianos desapareceram por completo. Nunca mais as vi.

 

Tenho lido que o uso do antibiótico vai matar uma boa parte das bactérias. Da tua experiência esse é um problema relevante?

Não te sei responder a essa pergunta.

O que sei... é que tive zero baixas na fauna... e a flora continuou a crescer.

Na altura, não observei qualquer problema.

Durante o tratamento, mantive as ferts, a luz, o co2... tudo igual.

 

Quanto à fertilização, faço Micros, Fostafotos (que já parei...), Nitratos e Potássio. Devo então continuar só com Micros, Nitratos e Potássio, certo?

 

Tu deves fertilizar de acordo com o teu método. E deves fertilizar o que estiver em falta. E retirar... atravez de tpa`s... o que estiver em excesso.

Seja fosfatos, nitratos, potassio... ou micros.

 

Existe quem afirme... que o aparecimento das cianos.. está relacionado com a falta de nitratos na coluna de água.

Portanto... na minha opinião, parar as fertilizações... não é solução.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem ja tive um grande tapete de cianos no meu aquario do serviço, era nos vidros areão por todo o lado, não fiz nada durante 1 mês e depois arranquei as cianos e fiz uma grande tpa, foi a 2 meses e até agora não apareceram.

 

Mas se conhecesse o truque do Canito tinha usado, é uma chatice concordo.

 

Agora parar de fertilizar é que não é boa ideia, podes é descer o nível de iluminação, isso pode ajudar a combater as cianos.

 

Boa sorte

Editado por Visitante
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ canito: Em excesso não tenho nada. Pelo menos é o que os testes de NO3 e Fosfatos dizem... mas vou continuar com as adições de NO3, Potássio e Micros. Talvez em quantidade ligeiramente inferior mas vou continuar!

Quanto à 'teoria' de ser por falta de Nitratos, pode muito bem ser o meu caso. O teste da Sera andava a dar-me valores a rondar os zero.

 

@ Isménio: Conseguires ver-te livre delas assim foi excelente! No meu caso tenho folhas de plantas (pequenas!) cobertas com a película. Limpar folha por folha seria algo muito trabalhoso.

 

Hoje, depois da remoção do substrato afectado ontem à noite e TPA de 50%, vou olhar com carinho para o estado da coisa.

Se notar que estão a voltar, avanço para a Eritromicina, se não, deixo andar.

Honestamente acho que vão voltar pois ainda tenho folhas afectadas...

 

Depois tenho de descobrir onde vou arranjar receita para comprar o antibiótico LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não necessitas de receita em príncipio...

Basta pedires e dizeres para o que é, em príncipio vendem-te isso sem receita, a mim venderam... E olha que eu não só trouxe a eritromicina como trouxe uma seringa, para um diy, convém explicares para o que é se fizeres como eu, ainda pensam que te vais injectar com eritromicina... :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eheheheh

 

bem, como disse vou primeiro ver como correm as coisas hoje e, talvez, amanhã.

Depois logo tomo uma decisão e avanço para o tratamento.

 

Acho que hoje ainda faço nova TPA de 30%... para ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais