Recomeço ...


Ze_Lopes

Recommended Posts

Olá,

 

Já tinha aberto um tópico no forum EQUIPAMENTOS, TÉCNICAS E MANUTENÇÃO, mas como não obtive muitas respostas e como já tenho algumas fotos, decidi abrir aqui um tópico.

 

Como esta informação já existe no tópico que criei anteriormente, apenas vou deixar a informação base relativa á anterior montagem:

 

Olá,

 

Comecei nisto há muito pouco tempo, há volta de 2 meses, com um aquário de 60x30x30.

 

geral.jpg

 

Estava tudo a correr bem (apenas uma baixa, um tetra que saltou do aquário quando estava a fazer um TPA), até esta última semana começar a ver água no armário.Percebi logo que tinha uma fuga e como ia sair nesse fim de semana, não quis arriscar uma inundação e ofereci os peixes e desmontei tudo.

 

Posto isto, e depois de muita leitura comecei a planear calmamente o que iria fazer a seguir ao que me decidi:

(Items marcados com * ainda estão por adquirir)

 

Aquário:

- 60x30x30cm (54L)

 

Iluminação:

- Calha SnunSun HDD 600-C com lâmpada PLL 55W 8.500K (1W/L)

 

Filtro:

- EHEIM Classic 2211

 

Termostato:

- Elite 50w

 

Substrato Fértil:

- JBL AquaBasis plus 2.5 L

 

Substrato Inerte:

- Areão Escuro 1/3mm (10KG)

 

CO2

- TetraPlant CO2 Optimat

 

Hardscape:

- Red Moor Wood (2x)

- Pedras (Penso serem xistos) (3x)

 

Flora:

- Microsorium pteropus *

- Echinodorus Bleheri *

- Limnophila Sessiflora *

- Taxiphyllum barbieri (Musgo de java) *

- Anubias barteri var nana *

- Eleocharis parvula *

- Echinodorus tenellus *

- Vallisneria spiralis small *

- Hygrophila polysperma *

- Cryptocoryne wendtii brown*

 

Fauna:

- Ainda por decidir

 

Como se pode ver (asteriscos vermelhos) ainda muita coisa está em falta (EDIT: o material em falta já está todo adquirido), mas a minha ideia é seguir conselhos em relação ao que fazer e ao que comprar para fazer as coisas como deve ser.

 

Esta montagem é para ser feita aos poucos e devagar, por isso peço a vossa opinião ao material que está listado com *.

 

Entretanto, já tive a fazer algumas projecções de layout e gostaria da vossa opinião:

 

img1376n.jpg

Geral

 

img1380ga.jpg

Geral

 

img1381.jpg

Detalhe da união dos 2 troncos

 

img1382y.jpg

Detalhe pedra maior

 

img1388b.jpg

Geral com perspectiva diferente da pedra maior

 

Em relação ás pedras, tenho noção que a maior poderá ser grande demais, mas eu gosto muito desta pedra em particular.

A do lado esquerdo, apenas está molhada, todas elas são bastante idênticas aparte do tamanho.

 

Agradeço todas as sugestões tanto em relação ao material como ao layout.

 

Obrigado desde já,

Zé Lopes

Editado por Ze_Lopes

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a mim n me parece que a pedra da dta seja grande de mais e até gosto mais dela na ultima posição

 

virada sobre a dta. Meio enterrada e com o substrato irregular e mais escuro misturada com outras pedras

 

iguais mas mais pequenas dispostas aleatoriamente e talvez com umas blyxas acho q tem pernas para andar.

 

Desculpa os bitaites, mas isto partilhado com todos tem mais piada :birthday2:

 

Força com o projecto e vais pondo fotos

 

Jaime

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas Ric.Gomes e jaime louçano.

 

Também pensei em adicionar mais pedras pequenas para equilibrar um pouco, mas das que apanhei, só estas é que ficavam bem.

Vou buscar mais e logo actualizo, tenho só medo que comece a ficar muito cheio, não parece mas aquela pedra ocupa bastante espaço.

 

Ainda vai demorar até concluir a montagem.

A seguir vai ser o filtro e o CO2, que ainda tenho que comprar, até porque tenho que furar o armário e quero ter tudo pronto antes de começar a montar.

 

Gostava que me dessem a vossa opinião quanto ao filtro e ao sistema de CO2 antes de os mandar vir.

 

Ficam 2 fotos sem a calha e vistas de cima, dá para ter melhor noção do espaço:

 

img1392i.jpg

 

img1390h.jpg

 

Zé Lopes

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu acho que a pedra da direita a grande ficava melhor

virada em arco,até servia de esconderijos para sertos

peixes,bom isto e só a minha opinião.

Força com isso,e boa sorte.

Cump: A.S

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Álvaro Silva: obrigado pela sugestão. Tentei posicionar a pedra em arco, mas é impossível segurar-se, acredito que nem com o areão se consiga segurar, é muito pesada e virada perde toda a estabilidade.

 

Zé Lopes

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo aviso André19.

A rocha foi apanhada dentro de água, numa ribeira, foi fervida e lavada convenientemente.

 

Quão grave é o risco? Quais as possíveis perigos ao utilizar este tipo de rocha?

 

Zé Lopes

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os xistos formam-se a partir de argila ... Nao sei se esta fará algum mal ao aquario :S

 

akadama e vários substratos que utilizamos no aquário são argilosos. é aquela poeira que se forma no aquário quando remexemos o areão (utilizando akadama por exemplo). o facto dos substratos serem argilosos tambem favorece a descida do pH, porque aumenta a carga orgânica da água

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o facto dos substratos serem argilosos tambem favorece a descida do pH, porque aumenta a carga orgânica da água

 

Não percebi o que queres dizer com esta afirmação. Carga orgânica não tem a ver com carga mineral e neste caso estamos a falar de minerais, certo? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi o que queres dizer com esta afirmação. Carga orgânica não tem a ver com carga mineral e neste caso estamos a falar de minerais, certo? :)

 

estamos a falar de minerais? não, estou a falar de argila e substratos argilosos. e o facto de eles não fazerem mal aos peixes e ajudarem a descer o pH

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, mas as argilas fazem parte da constituição mineralógica de partículas físicas dos solos, junto com as partículas de silica e areia. Nunca poderão ser consideradas como matária orgânica.

 

Repara que estou a fazer estes comentários com base na tua afirmação "o facto dos substratos serem argilosos tambem favorece a descida do pH, porque aumenta a carga orgânica da água", com a qual não concordo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, mas as argilas fazem parte da constituição mineralógica de partículas físicas dos solos, junto com as partículas de silica e areia. Nunca poderão ser consideradas como matária orgânica.

 

Repara que estou a fazer estes comentários com base na tua afirmação "o facto dos substratos serem argilosos tambem favorece a descida do pH, porque aumenta a carga orgânica da água", com a qual não concordo...

 

certo, tens razão nesse aspecto realmente. por alguma razão pensei em ácidos taninicos e assim. retiro o que disse da carga orgãnica, mas o resto mantêm-se

[b][size=3][url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=158431"]Shiva - 1º Plantado, ajuda precisa-se![/url][/size][/b]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos esclarecimentos acerca das rochas.

 

h_saldanha: quando dizes:

 

Podes ir experimentando outros tipos de rocha...

 

Estás-te a referir para experimentar outros tipo de rocha para ver variações no layout ou porque achas que as rochas não são adequadas?

 

Zé Lopes

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falo em termos de layout... Aquela rocha da direita dá-me a sensação que fica um bocadinho "desenquadrada", mas posso achar isso porque ainda a estou a ver disposta sem qualquer substrato por baixo :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

h_saldanha: obrigado pela sugestão. Pessoalmente gosto do rocha, mas sim, vou experimentar mais pedras e tentar várias disposições.

As rochas que vou arranjar são do mesmo tipo, pois vêm do mesmo sitio.

 

Zé Lopes

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Hoje chegou algum material, entre eles:

 

- EHEIM Classic 2211

- TetraPlant CO2 Optimat

- JBL AquaBasis plus 2.5 L

- Substrato Caviar Castanho

- Eheim Torneiras Duplas 12/16 mm

 

Filtro

 

Estive a experimentar montar o filtro e gostava que vissem se está tudo bem, porque a mim parece-me que algo está errado:

 

img1393i.jpg

 

img1394.jpg

 

img1398m.jpg

 

Alguma sugestão / correcção ? Estou a pensar no futuro adquirir Lilly Pipes, mas por agora as que vêm de origem terão de servir.

 

Comprei tambem umas torneiras, porque li que facilitiva bastante na manutenção só que não traziam qualquer instrução.

Alguém me pode explicar onde se liga e como funcionam?

 

img1411oi.jpg

 

Substrato

 

Como já tinha dito no primeiro post, o substrato fértil iria ser JBL AquaBasis plus:

 

img1409c.jpg

 

Quanto ao inerte acabei por comprar este:

 

img1404n.jpg

 

img1408r.jpg

 

Pensei que tivesse uma granulometria maior, é o mal de se comprar pela Internet, mas pela descrição do produto achei que seria adequado:

 

Substrato natural muito decorativo.

 

Ideal para aquários com plantas, já que a sua estrutura solta favorece o enraizamento.

Granulometria 1-2 mm

 

Fornecido em sacos de 5 Kg

 

Acham que é fino demais ou serve?

 

CO2

 

O sistema de CO2 que adquiri, tenho noção que não é solução definitiva, mesmo dando para comprar recargas, mas penso que para começar irá dar para desenrascar, mais tarde investirei no sistema como deve ser.

 

img1403jq.jpg

 

A administração é manual e não sei bem quantas vezes e que quantidade terei que administrar, mas quando o começar a utilizar com certeza que terei mais respostas.

 

Ainda falta adquirir mais material, mas vai aos poucos até porque não quero montar o aquário para depois ir de férias, portanto a montagem só irá ser feita lá para Setembro, até lá vou fazendo ajustes ao possível e adquirindo o material em falta.

 

Obrigado desde já,

Zé Lopes

"In this house, we OBEY the laws of thermodynamics!" - Homer Jay Simpson

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Recomeço 3 (60x30x30)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Esse substrato fértil é exactamente o que eu escolhi :) Pelo que percebi é de boa qualidade e o preço bastante acessível.

 

O teu kit de CO2 é daqueles, tipo lata de spray? Que mais vinha incluido nesse kit?

Eu encontrei um desses tipo spray em que a câmpanula teria de ser recarregada todos os dias, e o gás iria difundir-se na água gradualmente, pelo menos foi o que me indicaram. Esse kit custa cerca de 20€ e as recargas (cada lata) cerca de 6€...

 

O teu filtro é muito bom e a aquisição de torneiras foi uma escolha muito boa, vais ver que facilita na matenção e evita fugas de água. Quanto à entrada de água, acho que a deverias colocar noutro sitio para melhorar a circulação. Mas disso não ercebo muito porque nunca tive um fitro externo. Tenta ver outras montagens que utilizem filtros similares, para teres uma ideia.

 

Que mais posso dizer? Estou a gostar das ideias ;)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Relativamente à maior eficiência na circulação de água, na minha opinião e experiência com o meu filtro externo. A entrada e a saída de água devem estar do mesmo lado, do esquerdo ou direito é indiferente, isto porque a água que vem do filtro vai circular pelo aquário e fazendo com que a água "suja" vá para o filtro. Isto está relacionado com a dinâmica de fluidos mas não vamos por esses lados. Para facilitar deixo-te um esquema e desculpa pelo desenho rudimentar mas foi o que se arranjou a estas horas.

 

med_gallery_25293_2149_8859.jpg

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.