Osmose Inversa vs Filtração


Recommended Posts

Boa noite,

 

sou novo neste forum bem como no mundo da Aquariofilia.

 

Vou montar um áquario de água salgada, com corais (bichinho pegado pelo meu irmão) e ando a tentar obter resposta a esta pergunta e não encontro.

 

É realmente necessário fazer passar a água (da torneira) por um equipamento de Osmose Inversa ou posso ter um outro filtro para filtrar algo específico?

Adicionarei posteriormente sal marinho mas gostaria de saber se realmente a Osmose Inversa não é demasiado...

 

Pelo que li, osmose inversa remove 95% dos sais minerais presentes na água, o que leva a uma diminuição dos TDS (<10 ppm). Mas, não serão esses sais minerais necessários para a sobrevivência dos seres na água? Encontrei num tópico uma tabela de "Valores Ideais de TDS" (para consumo) em que o ideal seriam de 1 a 10. Mas depois de ver a fonte dessa tabela (vendedores de equipamentos de osmose inversa), fiquei um pouco de pé atrás...

 

Portanto, osmose inversa ou filtro específico para eliminar algo específico (calcário, cloro, ferro,...).

 

(Desde já as minhas desculpas se por acaso esta pergunta já foi feita por outro membro, mas estive 1 hora à procura e não encontrei)

 

Um abraço,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

sou novo neste forum bem como no mundo da Aquariofilia.

 

Vou montar um áquario de água salgada, com corais (bichinho pegado pelo meu irmão) e ando a tentar obter resposta a esta pergunta e não encontro.

 

É realmente necessário fazer passar a água (da torneira) por um equipamento de Osmose Inversa ou posso ter um outro filtro para filtrar algo específico?

Adicionarei posteriormente sal marinho mas gostaria de saber se realmente a Osmose Inversa não é demasiado...

 

Pelo que li, osmose inversa remove 95% dos sais minerais presentes na água, o que leva a uma diminuição dos TDS (<10 ppm). Mas, não serão esses sais minerais necessários para a sobrevivência dos seres na água? Encontrei num tópico uma tabela de "Valores Ideais de TDS" (para consumo) em que o ideal seriam de 1 a 10. Mas depois de ver a fonte dessa tabela (vendedores de equipamentos de osmose inversa), fiquei um pouco de pé atrás...

 

Portanto, osmose inversa ou filtro específico para eliminar algo específico (calcário, cloro, ferro,...).

 

(Desde já as minhas desculpas se por acaso esta pergunta já foi feita por outro membro, mas estive 1 hora à procura e não encontrei)

 

Um abraço,

Nuno

 

 

Viva

Bem vindo ao maravilhoso mundo dos salgados.

A osmose inversa é um equipamento INDISPENSÁVEL na aquariofilia marinha.

Esse equipamento vai filtrar-te a agua da torneira e remover toda a quimica (NO3, NO2, PH4..etc) indesejável e prejudicial para corais e peixes.

Lembra-te que a a agua que evapora é agua doce, e as reposições terão de ser feitas com agua doce o mais pura possivel e é aí que entra a osmose inversa.

Uma vez que ainda não tens o sistema montado e, portanto, não tens qualquer vivo, podes comprar a osmose para depois do ciclo feito.

Quanto ao filtro este não é necessario, a não ser para colocar só carvão activo.

Já agora podias descrever qual o setup que estas a pensar montar.

 

Abraço

Carlos Trabuco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a osmose inversa pode ser perfeitamente substituida por resinas removedoras de iões. Tal como a osmose devem ser verificadas regularmente para o bom estado. O sistema onde são colocadas se for bem concebido aproveita muito bem as resinas e as mesmas podem ser posteriormente recicladas.

 

Podem, com sistemas bem concebidos atingir resultados melhores do que a osmose inversa, o entanto quanto maior o grau de exigencia que pretendes para a agua de saida, melhor tem de ser o sistema, e mais rigorosa a manutenção.

 

podem aidna ser colocadas as resinas após a osmose inversa, mas isso é para quem realmente quer, não é uma necessidade.

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Então...

 

Posso, para as TPAs, ter um bidom na garagem, encher com água da torneira, e ligar um filtro externo com resinas?

 

Epa...isso é o que tenho andado a pensar fazer.

 

E é assim que vou encher o aquário.

 

Encho o bidom de 200 litros, deixo uma semana com o filtro a trabalhar, e depois é adicionar sal e meter no aquário.

 

Tenho filtros externos que sairam do aqua dos discus.

 

Qual a resina a comprar? Podes dar uma dica sobre a / as matérias filtrantes a colocar?

 

Muito obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais